São João del Rei dicas das igrejas e seus horários

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Guia prático das igrejas de São João del Rei

A histórica cidade de São João del Rei está perto do seu tricentenário e andando por suas ruas sempre nos deparamos com os badalos dos sinos. E eles falam! Cada tipo de badalo tem um significado e alguns moradores sabem exatamente do que se trata. Por falar em moradores, a cidade de São João del Rei é berço de personalidades ilustres como o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, o ex-presidente da república Tancredo de Almeida Neves, o escrito Otto Lara Resende e a poetisa Bárbara Eliodora.

Andando pela cidade é fácil observar belas Igrejas. Todas com um significado ímpar na construção no perfil católico do povo saojoanense. Portanto, confira o guia prático e explicativo das igrejas de São João del Rei.

 

Igrejas de São João del Rei

São elas:

1 – Catedral Basílica de N. S. do Pilar

Sua construção deu-se no ano de 1721 em substituição a uma capela antiga, incendiada durante a Guerra dos Emboabas. No início do século XIX o frontispício original foi demolido e reconstruído em estilo neoclássico a partir do risco feito por Manoel Victor de Jesus. O interior da Catedral possui altares com talhas douradas e pinturas barrocas.

  • Endereço: Rua Getúlio Vargas, Centro
  • Horário de Funcionamento: Terça a domingo (7h às 10h) – (13h às 20h)
Confira o guia prático sobre as igrejas de São João del Rei
Igreja da Matriz N. S. do Pillar

 

2 – Igreja Nossa Senhora do Carmo

Foi erguida na fase áurea do rococó. Possui a portada ricamente elaborada por elementos escultóricos e as torres octogonais ligeiramente recuadas do plano da fachada. A atual fachada da igreja foi iniciada em 1787, tendo como diretor das obras e seu artífice, o grande mestre português Francisco de Lima Cerqueira. O interior tem características do barroco mineiro em suas pinturas e talhas folheadas a ouro. Destaque para a imagem do Santo inacabado.

  • Endereço: Largo do Carmo, Centro
  • Horário de Funcionamento: Seg à sáb (8h às 12h), qua à sáb (13h às 16h) e dom (8h às 16h)

3 – Igreja de São Francisco de Assis

O majestoso templo franciscano é considerado um dos mais expressivos monumentos religiosos do Brasil e do mundo. Nela trabalharam verdadeiros gênios na arte da escultura, do entalhe e das imagens sacras, sobressaindo-se em todos, Francisco de Lima Cerqueira e Aniceto de Souza Lopes. Nesta igreja se destacam as linhas curvas da arquitetura. Está inserida numa ampla praça em forma de lira, com imensas palmeiras imperiais em sua frente, Possui um cemitério com lindas esculturas e mausoléus onde está enterrado o ex presidente Tancredo Neves.

  • Endereço: Praça Frei Orlando, Centro
  • Horário de Funcionamento: Seg (8h às 16h), Ter a sáb (8h às 17h)
São João del Rei - MG, cidade onde os sinos falam
Igreja São Francisco de Assis

 

4 – Igreja Nossa Senhora das Mercês

A igreja substituiu a capela primitiva erguida antes de 1751 em devoção a Nossa Senhora das Mercês. Reformada em 1853, a atual fachada surpreende pela torre lateral ligada ao corpo da igreja por um corredor. Destaca-se a escadaria calçada de pedras e as pitorescas alamedas laterais, de onde se aprecia uma bela vista da cidade.

  • Endereço: Praça Dom Pedro II, Centro
  • Horário de Funcionamento: Seg à sex (8h às 12h) (13:30min às 17h), sáb (8h às 12h) e dom (8:30min às 12h)
Guia práticos sobre as igrejas da histórica São João del Rei - MG
Igreja N. S. da Mercês

 

5 – Igreja Nossa Senhora do Rosário 

A construção da igreja data de 1719 e deve-se a irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Negros. É o templo mais antigo da cidade embora tenha sofrido algumas alterações. Possui em seu interior três belas imagens marianas: Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora de Lourdes e a de Nossa Senhora de Fátima.

  • Endereço: Praça Embaixador Gastão da Cunha, Centro
  • Horário de Funcionamento: Ter à dom (8h às 11:30min)
Cidade Histórica Mineira - São João del Rei
Igreja N. S. do Rosário

6 – Igreja de São Gonçalo Garcia

Construída em 1903, substituindo a capela primitiva setecentista, no interior da igreja, destacam-se as imagens de São Gonçalo, São Francisco de Assis e Santa Joana D’Arc. A igreja possui uma agradável fachada, de linhas curvas e em dois planos, com torre única central.

  • Endereço: Praça dos Expedicionários, Centro
  • Horário de Funcionamento: Seg à dom (8h às 11h) (13h às 17h)

7 – Capela de Nossa Senhora das Dores

De estilo nogótico, a construção foi inaugurada em 1918 e tem como devoção Nossa Senhora das Dores. O interior da capela em dias claros, apresenta-nos um espetáculo de cores que é ocasionado pela luz solar que penetra nos seus belos vitrais. Possui o campanário de torre sineira fechado. O artista Rosino Baccarini sugeriu modificações no projeto inicial, de Lapertosa.

  • Endereço: Rua Dr. Cid de Souza Rangel, Centro
  • Horário de Funcionamento: Ter (15h às 16:30min) e sáb (16:30min às 18h)

8 – Capela de Santo Antônio de Pádua

A capela foi erguida por volta de 1774 e destaca-se pela originalidade de sua construção, continua ao casario da rua. Ela foi aportada em pedra polida valoriza a fachada rica em detalhes arquitetônicos. Além disso, o seu interior é imponente com pinturas e entalhes dourados de inspiração rococó!

  • Endereço: Rua Santo Antônio, Tijuco
  • Horário de Funcionamento: Ter (8h às 18h)
Capelas Mineiras
Capela de Santo Antonio

9 – Capela do Nosso Senhor do Bonfim

Datada de 1765, foi nesta pequena capela, segundo relatos históricos, se comemorou por alguns anos a Independência do Brasil com músicas e fogos de artifício. A Capela fica situada no “Morro da Forca, onde outrora eram executados os condenados à pena capital

  • Endereço: Morro do Bonfim
  • Horário de Funcionamento: Não divulgado

Passos da Paixão Cristo

Os cincos Passos da Paixão de Cristo são oratórios de pedra e madeira, semelhantes a pórticos de igrejas coloniais, cuja fachada é contínua à das casas. Eles abrem apenas durante a Quaresma e a Semana Santa. Nas procissões, os fiéis rezam diante deles e entoam preces, percorrendo a cidade em via-sacra.

São eles:

  • Passinho da Rua da Prata
  • Passinho do Largo do Rosário
  • Passinho do Largo da Cruz
  • Passinho da Rua Direita
  • Passinho do Largo da Câmara

 

Fonte: Livreto cedido pela Secretaria de Cultura da cidade.

 

Confira o guia prático do Retrip
Passinhos

E então, gostou do nosso guia sobre as históricas igrejas de São João del Rei? Deixe o seu comentário!

Clique aqui e veja mais sobre a Estrada Real!

Mais posts de São João del Rei

 

Abaixo os post da Região da Vertentes:

 

Posts Relacionados