Dicas de Trindade. Uma deliciosa praia e vila

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Dicas de Trindade.

É um deslize de minha parte, eu sei! Nunca ter dado dicas de Trindade aqui no blog depois de ter ido inúmeras vezes. Trindade é um dos lugares com praia que mais gosto de visitar quando estou precisando de um descanso. Foram seis vezes ao todo. Desde que Trindade nem era tão cobiçada por paulistas e cariocas. Atualmente, ela ainda carrega a fama de ser um reduto “ripongo” e ainda continua tendo o mesmo encanto e beleza de sempre.

Um lugar cercado pela Mata Atlântica (Serra da Bocaina) com lindas praias, uma piscina natural de tirar o fôlego e uma vila de simpatia unânime, Trindade é uma vila que pertence à cidade de Paraty, está bem ao sul do Rio de Janeiro, quase na divisa destes estados.

Muitas praias e trilhas e todas exuberantes! A todo instante, parecemos engolidos pela vegetação que sai das belas montanhas que rodeiam as praias.

Como chegar: O acesso a Trindade passa por uma estrada na linda Serra da Bocaina após saírem da Rio-Santos. Pra quem vem do Rio de Janeiro ou pra quem vem de São Paulo, esta é a rodovia que dá acesso à Vila. Pra quem vem de alguns lugares de Minas Gerais ou São Paulo o acesso deve ser pela Rodovia RJ165 que passa pela cidade de Cunha. Neste caso, recomendamos que se informem antes de seguirem viagem, sobre as condições da estrada. Em algumas épocas do ano somente veículos 4X4 conseguem transitar. Em janeiro deste ano (2014), passei por este trecho e consegui normalmente. Vi obras no local e 3 km dos 9,5km no total (trecho ainda em terra) já estão com obras bastante avançadas. Logo teremos este trecho com melhores condições.

Se você chegar em Paraty de ônibus, terá de chegar em Trindade pela empresa Colitur. Saindo quase de hora em hora, o tempo de viagem também é de uma hora.

A atenção deve ser dobrada na estrada que sai da Rio Santos e que chega em Trindade. Muitas curvas sinuosas e as vezes, o espaço é para praticamente dois carros e mais nada. Chegando em Trindade, o viajante ainda terá que atravessar um fluxo de água mas isso é muito tranquilo.

Dicas de Trindade
Chegada em Trindade
Dicas de Trindade
Chegada em Trindade

Atrações: Praia Brava, Praia de Fora e Ranchos, Praia do Meio, Praia das Conchas, Praia do Cachadaço, Praia do Cepilho, Piscina Natural do Cachadaço, Pedra que Engole, Cabeça do Indio e Cachoeira da Brava são as atrações que devem estar no seu roteiro. É claro que alguns acessos possuem graus de dificuldades maiores que outros, mas no local existem também outras alternativas que facilitam sua ida ao local desejado. Em alguns casos, barcos como exemplo. A Praia do Sono é considerada uma das mais belas da região mas como não a visitei, não posso dar minha opinião sobre ela.

As praias de Trindade possuem públicos diversificados. Os surfistas tem a preferência pelas praias Brava e Cepilho. Já os banhistas que adoram uma infraestrutura como quiosques e bares, a Praia do Meio é a mais indicada. Já as praias da Concha e do Cachadaço são bem menos frequentadas e quase sem estrutura. Esta última apesar de linda, é mais frequentada por aqueles que querem um bom descanso e uma boa leitura.

Dicas de Trindade
Praia do Meio
Dicas de Trindade
Trindade
Dicas de Trindade
Praia dos Ranchos

A Pedra que Engole e o Cachadaço é um espetáculo da natureza. A formação das pedras propiciam uma imagem fantástica nos dois casos. No Cachadaço isso fica mais aflorado e um mergulho na sua piscina natural parece lavar a alma. Para ir ao Cachadaço é necessário passar por uma trilha e indicamos somente pra quem pratica caminhadas e não é sedentário. Caso contrário, contrate um barco para que você seja levado para esta beldade.

Dicas de Trindade
Vista da trilha do cachadaço
Dicas de Trindade
Piscina natural do cachadaço

Uma dica: veja se a praia não está lotada e se o volume de barcos (R$ 20,00 ida/volta) indo para lá não está grande. Caso esteja, procure horários alternativos pois com muita gente estando no local, a beleza cai por terra.

A vida simples de Trindade já demonstra logo de cara que sua passagem por esta vila, será de muita tranquilidade. Não tem necessidade do uso de carro para muitas coisas. A maioria dos carros que transitam nas ruas são de passantes que estão em Paraty ou cidades vizinhas e desejam somente passar o dia.

Dicas de Trindade
Vila de Trindade

Hospedagem: Na vila não tem muitas opções de hotéis e restaurantes. Boas e simples, as pousadas são as mais procuradas juntamente com os Campings. Como Trindade tem a fama de ser uma vila riponga (e eu até acho que seja), estas são as maiores demandas geradas no meio de hospedagem. Não me lembro do nome da pousada que fiquei hospedado na primeira vez  que fiquei por lá Isso foi há muitos anos atrás. Nas outras, fiquei hospedado por duas vezes na Pousada Laricas e outras duas no Solstício de Verão. Ambas bem simples. No caso do Solstício, apesar da boa hospitalidade, a pousada tem um custo benefício alto pelo que oferece ( café da manhã é bem interessante), mesmo seu slogam dizer o contrário. A primeira é bem simples e meu atendeu bem nas vezes que necessitei.

Onde comer: Outra coisa que você certamente não irá encontrar em Trindade é um restaurante estrelado ou refinado como os inúmeros de Paraty. Apesar da simplicidade dos restaurantes, as opções são diversificadas e interessantes. Não vou indicar nenhum pois todos em que almoçamos ou jantamos são restaurantes que não são nada demais. Na vila são várias opções que devem ser acompanhadas na sua variedade e custo.

Veja mais fotos na galeria:

Posts Relacionados