Coronel Xavier Chaves – Belo artesanato em Pedra

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Coronel Xavier Chaves – Belo artesanato em Pedra

Coronel Xavier Chaves está a aproximadamente 10 km de São João del rei, 25 de Tiradentes e também faz parte da Trilha dos Inconfidentes e também um braço da Estrada Real.

Assim como a maioria das cidades do interior mineiro possui o jeito pacato com moradores que adoram jogam um “dedin de prosa” fora.

É chamada Cidade da pedra devido ao seu rico artesanato em pedra. Artesãos são contratados para fazerem portais, imagens de santos e outras imagens artísticas talhadas em pedra sabão.

Coronel Xavier
Escultura na praça central – Coronel Xavier
Coronel Xavier
Escultura em pedra na praça central – Coronel Xavier
Coronel Xavier
Escultura em pedras na praça central – Coronel Xavier
Coronel Xavier
Escultura em Pedra

Logo no trevo da BR 383 que leva até a cidade já vimos uma bela imagem e a Praça central da cidade possui inúmeras esculturas de diversos formatos. É muito lindo realmente!

Nessa mesma praça está a igreja de Nossa Senhora do Rosário, toda em pedra e é uma graça! Como moro em São João del Rei as vezes faço treinos de bike passando por Coronel e nunca deixo de parar em frente essa linda igrejinha.

Coronel Xavier
Igreja em Pedras N. S. do Rosário
Coronel Xavier
Igreja N. S. do Rosário
Coronel Xavier
Igreja N. S. do Rosário com a magrela

A cachaça das fazendas da cidade também são referências. A jacuba que pertence ao proprietário da Fazenda e Hotel Bela Vista. Já a Século XVIII que pertence atualmente ao tataraneto de Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes. Em ambos os casos é só chegar na fazenda para conhecer um pouco mais sobre a história da cachaça e claro, degustar.

Recomendo ficar em São João del Rei ou Tiradentes e fazer um tour pela cidade de Coronel. Acredito que uma manhã seja suficiente para conhecer a cidade e passar pelas fazendas. Talvez o dia todo se a prosa se esticar, mas caso resolva ficar hospedado a cidade possui pequenas e aconchegantes pousadas.

Veja mais posts sobre a região:

São João del Rei

Tiradentes

Estrada Real

Dica Retrip: Caso deseje conhecer a cidade de Resende Costa, outra cidade próxima e de rico artesanato em tear, você pode dar uma esticadinha em Coronel pois fica praticamente no caminho.

Posts Relacionados