Esquiar nos Alpes – Os 10 mandamentos das pistas de esqui

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Muita gente jamais pensou em colocar os pés sobre pranchas e deslizar sobre a neve das montanhas. Realmente, parece algo inusitado, mas o esqui é uma prática cuja história atravessa anos e se tornou um esporte para muitas pessoas. 

As sensações variam desde o ventinho na cara até a mais pura liberdade. Descer montanhas é abraçar esse desafio e ser recompensado com paisagens que deixam qualquer um de queixo caído. Mesmo com o frio na barriga, é entrar em contato com a natureza invernal, o contrário de ficar em casa esperando o inverno passar. 

Mas para percorrer as florestas temperadas e pistas de esqui precisamos respeitar algumas regras. E é sobre isso que falaremos nas próximas linhas. Este post traz as 10 regras das pistas de esqui, além uma dica bônus. 

Tudo pronto?

Os 10 mandamentos das pistas de esqui

esquiando-regras

1- Respeito ao outro 

Qualquer pessoa que esteja na pista, seja esquiando ou praticando snowboard, deve evitar situações de perigo. Logo, não deixe que sua postura, comportamento ou equipamento exponha outras pessoas ao risco. 

2- Controle a velocidade ao esquiar

Enquanto esquiador, primeiramente você deve adaptar sua velocidade e seu comportamento às suas capacidades pessoais. Isso sem falar as condições gerais da pista, do tempo e da neve. 

Um bom exemplo é evitar descer pistas de níveis iniciantes em alta velocidade, sobretudo se você não dominar os esquis o suficiente para frear com segurança. Se a pista estiver cheia, a prática se torna ainda mais perigosa, visto que você pode causar acidentes. 

3- Fique de olho na direção 

Em uma pista de esqui a prioridade é de quem está na frente, ou em baixo. Dito isso, o esquiador que está mais acima terá que escolher uma trajetória visando preservar a segurança de quem está abaixo. 

Já para os que estão em baixo, a regra é não se preocupar com o que está atrás. Inclusive, olhando para trás você corre o risco de perder o equilíbrio e não se concentrar no que está por vir. 

Por isso, preocupe-se sempre com o que vem pela frente. Dessa forma, você vai garantir mais segurança e respeitar as regras de uma pista de esqui. 

estacao-de-esqui

4- Ultrapassagem segura 

As ultrapassagens podem ser feitas tanto pela direita, quanto pela esquerda. No entanto, sempre deve acontecer de maneira ampla e segura, pensando na segurança de quem está sendo ultrapassado. 

Assim como os carros ultrapassam um ciclista, você precisa deixar um bom espaço para o esquiador que está sendo ultrapassado. 

5- Atenção nos cruzamentos de pistas 

Não só quando as pistas se cruzam, mas sempre que for partir de algum ponto, tenha certeza que não há nenhum risco. 

Mais uma vez, é como se estivesse dirigindo um carro. Se alguém estiver descendo a pista que vai cruzar, dê preferência e somente cruze se não houver ninguém vindo em sua direção. 

6- Estacionamento 

O esquiador deve sempre evitar parar em passagens estreitas ou sem visibilidade. Isso vale para pistas como o Caminho dos Piratas, em Valmorel. 

Outra situação que deve ser evitada é parar perto de um obstáculo. Afinal, nunca se sabe se algum esquiador vai passar por ali e chocar com você em alta velocidade. Pode ter certeza que não seria um acidente leve.

ski-regras

7- Pedestres subindo ou descendo 

Se por alguma razão você tiver que descer ou subir uma pista à pé, faça isso pelas bordas. Embora você possa não ter os esquis em mãos, garanta que nem você nem o seu equipamento vão apresentar perigo para outros esquiadores. 

8- Informe-se 

Enquanto esquiador, você deve se informar sobre as sinalizações das pistas e também das condições atuais da neve. Antes mesmo de pegar teleféricos, busque saber sobre as condições meteorológicas e se há algum evento que merece atenção nas pistas. 

Acima de tudo: respeite toda a sinalização e jamais entre em uma pista fechada. Se ela está fechada, pode ter certeza que é por boas razões de segurança. 

9- Ajude o próximo 

Quando um esquiador vê um acidente ou situação de perigo, ele deve ajudar ou procurar ajuda o mais rápido possível. As pistas possuem serviços de socorro e resgate que devem ser acionados sempre que necessário. 

10- Identificação 

se você for o esquiador que presenciou um acidente ou situação de perigo, não se esqueça de se identificar ao chamar o resgate. 

pista-de-esqui

11- Sorria 

Mais uma recomendação do que uma regra, sorrir é muito importante e quase automático quando esquiamos. Aprecie e respeite a natureza, aproveitando cada elemento com um belo sorriso no rosto. 

As regras das pistas não ficam afixadas por todas as partes em uma estação, mas são importantes para que tudo corra bem sobre as pistas. Seguindo essas normas, as chances de acidentes cai bastante e todos podem aproveitar melhor a neve. 

E então, tudo pronto para esquiar? Já sabe para qual estação você vai? Ou você conhece alguma estação de esqui para recomendar? Conta tudo pra gente nos comentários! 

Confira o nosso guia feito especialmente para quem quer esquiar nos Alpes Franceses!

Posts Relacionados