Escolhendo o Equipamento Para Esquiar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Você decidiu ir esquiar e já está contando os dias para mergulhar de cabeça nas montanhas? Saiba que essa ansiedade é normal e você descobrirá o porquê. Mas antes de preparar a sua bagagem, já se perguntou sobre qual equipamento vai precisar para esquiar? 

Neste texto, você vai conhecer um pouco sobre os equipamentos que vai precisar em uma pista de esqui. São informações muito importantes e que vão salvar um bom tempo quando chegar na estação. 

Mas antes mesmo de irmos direto a uma loja de esqui para pegar o nosso equipamento, por que não conhecermos bem as partes de um esqui? É só acompanhar pelos números da foto:

escolher-equipamento-esqui

1 – Espátulas: chamamos de espátulas as partes que ficam para a frente, que dependendo do caso podem ganhar curvaturas. Dependendo da modalidade de esqui que você for praticar, as espátulas podem ser mais largas ou mais finas. 

2 – Calcanhares do esqui: o nome já diz tudo. Chamaremos de calcanhares do esqui as partes traseiras. Assim como as espátulas, os calcanhares dos esquis também podem variar de acordo com a modalidade.

3 – Fixações: As fixações do esqui é onde encaixamos as botas. É muito importante observar que elas são reguláveis e também saber o funcionamento. A fixação traseira, por exemplo, deve se levantar quando você colocar a bota e abaixar quando você a tirar. 

4 – Stopski: Lembre-se que o esqui é regulado para sair dos pés. Dito isso, imagine que você leva um tombo e os esquis continuam descendo a montanha sozinhos. Para que isso não ocorra, o stopski é acionado automaticamente quando os esquis saemi dos pés. Com ele os esquis ficam parados e você pode se levantar com tranquilidade. 

5 – Cantos metálicos: Graças aos cantos metálicos nós podemos fazer curvas, controlar a velocidade e frear os esquis quando for necessário. Tome cuidado ao carregar os esquis, pois os cantos podem cortar as mãos.

Como escolher o equipamento para esquiar? 

equipamento-esqui

Esquis

Informe o nível do esquiador

Ao chegar em uma loja de equipamentos de esqui, a primeira coisa que você deve informar ao vendedor é o seu nível de esqui. 

Os esquiadores iniciantes devem ficar somente nas pistas. Isso quer dizer que os esquis serão adaptados para a neve compactada e para as situações encontradas nas pistas. 

Caso o esquiador seja mais avançado, os esquis podem ser polivalentes e adaptados tanto para esquiar nas pistas, quanto para se aventurar fora delas. 

Há ainda esquis específicos para cross country, freestyle e freeride. Logo, não deixe de informar ao vendedor se você for praticar alguma dessas modalidades, pois os esquis variam de tamanho e características. 

Peso e altura do esquiador

Uma vez informado o nível, o esquiador deve observar o peso e a altura. É normal que iniciantes escolham esquis de 10 a 15 cm mais curtos que a altura. Nesse sentido, é normal que esquiadores mais pesados escolham esquis maiores que os esquiadores mais leves. 

De olho nas fixações e nas botas

Ao informar sobre o peso, altura e nível, você deverá, também, informar quanto você calça. As fixações serão reguladas para a bota do esquiador. 

Esquiadores iniciantes devem ficar atentos, pois os esquis devem sair facilmente dos pés em caso de quedas. Isso vai evitar que aconteçam lesões graves. Geralmente o vendedor faz toda a regulagem necessária sem mesmo informar, mas vale a pena lembrar. 

As botas de esqui costumam ser apertadas, sobretudo na primeira vez. De início, pode haver certo desconforto, mas isso passa na medida com que você se acostuma com a prática. 

São sapatos pesados e possuem uma série de fechos que devem ser bem apertados. Se precisar de ajuda, não deixe de pedir para alguém mais experiente mostrar as técnicas de calçar as botas de esqui. 

Bastões de esqui 

Os bastões de esqui são importantes para o equilíbrio e também para dar impulso em alguns casos. No entanto, as escolas francesas de esqui costumam desaconselhar o uso de bastões para iniciantes. 

Por serem mais um objeto para se preocupar, podem se tornar inúteis ou até mesmo um problema durante a prática para quem está começando. De qualquer forma, veja a seguir como escolher os bastões de esqui. 

Os bastões devem ter o tamanho correto. Para medir, basta segurar ao inverso, com as mãos sob as rodelas e garantir que eles encostem no chão com os braços dobrados em um ângulo de 90°. 

O que mais não pode faltar para esquiar?

Os esquis, botas e bastões são equipamentos básicos para esquiar. Mas ainda há alguns itens que não devem ser deixados de lado! 

esquiando-sol

Capacete e máscara de esqui

O capacete, na França, não é um item obrigatório, mas está na lista dos equipamentos para esquiar. No entanto, é fortemente recomendado por razões óbvias. Sua escolha não tem muitos mistérios, basta experimentar para saber se tem um bom tamanho. 

Outro item que muitos esquecem são as máscaras ou óculos de esqui. Embora as temperaturas nas montanhas sejam baixas, a neve se torna um refletor de raios solares. Em alguns casos, isso pode prejudicar muito a visão!

Protetor solar

Pela mesma razão que as máscaras são importantes, usar protetor solar é uma regra para qualquer situação, mesmo em dias nublados. 

Evite queimaduras de pele e não se esqueça de um bom filtro solar para esquiar.

Roupas adequadas para esquiar

roupas-de-esquiar

Não pense que esquiar de calças jeans e casaco de moletom é algo que vai passar despercebido. Além de virar chacota, há razões mais sérias pelas quais você não deve fazer isso. 

Esquiar quer dizer entrar em contato com altitude, frio, umidade e velocidade. Além disso, se sofrer uma queda e sua roupa rasgar, pode ser que você passe um grande aperto até chegar no pé da montanha. 

As roupas ideais para esquiar devem ser impermeáveis e resistentes. Você vai encontrar uma enorme variedade de estilos, mas o mais importante é se proteger! 

Atente-se às roupas de baixo, pois também vão fazer grande diferença. Use camisas, meias e calças térmicas por baixo de uma boa combinação de esqui. Dessa forma, você estará se protegendo de todas as condições que vai enfrentar durante a prática do esporte. 

Tout Schuss!

Agora que você já sabe escolher o seu esquipamento para esquiar, já sabe quase tudo que precisa para sair deslizando nas pistas de esqui. Conta pra gente, qual é a estação de esqui que você mais quer visitar?

 

Posts Relacionados