Descubra 6 pratos típicos de Marselha

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Sempre que o assunto é gastronomia, a França é especialista em deixar todo mundo com água na boca. Afinal, estamos falando de um país que tem uma diversidade incrível, capaz de agradar a todos os paladares. Se nos Alpes os queijos é quem comandam, o carro-chefe dos pratos típicos de Marselha, no sul, são os frutos do mar.

Em Marselha a gastronomia acontece bem diferente do futebol. Ao menos no que diz respeito a unir (quase) todas as opiniões. E não é para pouco, pois a cozinha marselhesa acontece a partir de bons produtos: azeites, alho, peixes e legumes são alguns dos ingredientes mais utilizados. 

O post de hoje traz 6 pratos típicos de Marselha, além de duas dicas bônus que também fazem parte da mesa da Provença. Falaremos um pouco da história de alguns deles, pois nada melhor que aprender enquanto se agrada o paladar.

Tudo pronto?

6 Pratos típicos de Marselha

Sopa Bouillabaisse 

sopa-bouillabaisse
Bouillabaisse típica de Marselha

Marselha é a cidade do Vieux-Port, da Catedral de Bonne Mère e, claro, da bouillabaisse! De fato, dificilmente você vai passar em algum restaurante marselhês sem ver este prato no menu. 

Em poucas palavras, este prato é um caldo de peixes com pedaços de diferentes espécies, croutons, legumes e crustáceos. Em algumas receitas existe a opção de uma lagosta. 

Qualquer morador da cidade vai definir uma Bouillabaisse como uma sopa de peixe com sol. Embora este seja um bom slogan, o escritor Fréderic Mistral explicou etimologicamente o segredo do prato: Quand ça boue, tu baisses! O que em português significa que você deve colocar os ingredientes quando o caldo ferver.

Pode parecer confuso, mas a técnica da bouillabaisse consiste exatamente no cozimento rápido de peixes em um caldo muito fervente. Na antiguidade, os gregos e romanos já faziam sopas de peixes fervidos na água do próprio mar, o que pode talvez explicar a origem da bouillabaisse. 

Por fim, se você tiver a sorte de encontrar o lugar certo para provar uma bouillabaisse tradicional de Marselha, você vai se surpreender com o chef montando o prato ao lado da sua mesa, como em um show. 

Pieds et Paquets 

pratos-provença-tripas
Prato de Pieds et Paquets

Essa especialidade da cozinha marselhesa é muito apreciada em ocasiões festivas, como reuniões familiares ou entre amigos. Na verdade, a tradição deste prato é muito ligada ao Mardi Gras, feriado correspondente a quarta-feira de cinzas, na França.  

Em termos de ingredientes, os Pieds et Paquets são sempre feitos em forma de pacotinhos de tripas, geralmente de cordeiro, recheadas com pedaços de pé de cordeiro. Pode não parecer, mas a preparação dos pés e tripas é um processo longo e minucioso. Ou seja, a nao ser que você peça em algum restaurante, você deve ser paciente e aguardar várias horas para que tudo esteja no ponto!

L’aïoli

aioli
Aïoli – Pratos típicos de Marselha

Aïoli é o nome originário de dois ingredientes: “ail” (alho) e “oli” (huile = óleo). Essas duas palavras seriam suficientes para descrever este famoso molho provençal, também enaltecido pelo poeta Frédéric Mistral. 

Mistral não economiza seu orgulho ao descrever o aïoli: “O aioli concentra em sua essência o calor, a força, a alegria do sol da Provença, mas também tem uma virtude, a da caça às moscas. Aqueles que não gostam, aqueles cujo estômago se revolta com o pensamento de nosso óleo e de nosso alho não nos rodeiam …”

A receita leva do molho leva alho, azeite extra virgem, clara de ovos, sal e pimenta. As opções de acompanhamento serão diversas pelos restaurantes.

La Soupe au Pistou

sopa-de-pesto
Soupe au Pistou

Se você fala francês, certamente já sabe que essa é uma sopa feita de pesto. Para quem não sabe, o pesto é uma mistura de manjericão, sal, alho e óleos de oliva. Bom, Marselha fica na região de Provença e isso quer dizer que é conhecidíssima pelas ervas aromáticas, como o manjericão. 

Além do saboroso tempero, a soupe au pistou leva vagem, feijão branco, feijão vermelho, cenouras, batatas, abobrinhas, cebola, alho poró, queijo gruyère, pedaços de bacon e outras especiarias locais. 

L’anchoïade

pratos_típicos_de_marselha_torradas
Torradas com Anchoïade – Pratos típicos de Marselha

Essa é uma das receitas mais feitas durante o verão mediterrâneo e é servida principalmente como entrada. Assim como o aïoli, a anchoïde é um molho e vem sempre acompanhada de pão ou torradas. 

Os ingredientes são os mesmos do molho de alho e óleo, mas dessa vez as anchovas entram em cena. Os peixes são muito comuns na região da provença. 

La bourride

pratos_típicos_de_marselha_sopa

Embora à primeira vista a bourride se pareça com a bouillabaisse, elas possuem receitas distintas. Essa sopa também veio dos gregos antigos e é feita sem muita preocupação em ressaltar os sabores provençais. 

Inclusive, a bourride só ocupa essa lista graças à sua versão marselhesa. Em Marselha a sopa é preparada com os peixes loup, mulet, baudroie, turbot, merlan e raie, como na versão clássica, e recebe um toque de aïoli. 

Bônus: comida árabe em Marselha

Uma das grandes características de Marselha é a imigração de povos árabes, o que levou tradições diferentes para as ruas da provença. Isso quer dizer que além dos deliciosos pratos franceses, você poderá explorar delícias da culinária árabe. 

Deixe-se perder nos restaurantes do centro, tenho certeza que vai encontrar o melhor cuscuz da sua vida! 

Vai andar pelo centro de Marselha? Clique aqui e descubra o que você mais vai encontrar pelas ruas da cidade.

Bônus: Herbes de Provence

A conhecida mistura de temperos da Provença pode ser encontrada aos montes pelas ruas de Marselha. Se tiver a oportunidade de conhecer os Calanques, repare que o caminho até os paredões rochosos é repleto de ervas aromáticas que são muito usadas na culinária mediterrânea. 

A mistura mais conhecida leva tomilho, alecrim, manjericão e orégano. O melhor? Nós conseguimos encontrar a maioria das ervas nos supermercados do Brasil.

Se chegou até aqui, certamente gostou da gastronomia de Marselha. Os pratos típicos da região do mediterrâneo costumam ser deliciosos. 

Que tal conhecer alguns dos principais pontos de Marselha? Clique aqui e leia o nosso post com um pequeno roteiro para a sua viagem! 

Posts Relacionados