O que fazer em Bichinho, um vilarejo que evidencia arte.
Bichinho foi escolhido por mim para ser o primeiro lugar para levar meu filho de quatro meses. O primeiro motivo é por estarmos perto (praticamente ao lado) e a logística seria simples, ainda mais sendo dia dos pais! Depois, por ser gostoso caminhar pelas ruas desta vila observando os costumes simples do homem mineiro, desde de uma roda de bate papo, todos agachados na varanda de uma casa ou seja na ação de um simples corte de cabelo no “barbeiro” da cidade.
Apesar de muitos que já conhecem Bichinho, acharem que este pequeno vilarejo, de características mineiras pertencer ao município de Tiradentes, Bichinho faz parte da cidade Prados dentro da Estrada Real. Uma cidade menos conhecida mas que carrega um riquíssimo artesanato em madeira. Também vale uma visita!
Bichinho é aquele vilarejo que revela facilmente os costumes e rotinas do pacato cidadão mineiro. Um dia percorrendo suas poucas ruas já é suficiente para se deliciar com os doces regionais vendidos ali, degustar cachaças artesanais, vibrar com as cores dos diversos tipos de artesanatos e pinturas que retratam os costumes da região.
É muito interessante você olhar e sentir como as pessoas daquela vila, encaram o artesanato local. É o que move financeiramente a vila e certamente você encontrará os mesmos produtos que os encontrados em Tiradentes a um preço bem mais acessível. Vale procurar e pechinchar!
Em Bichinho, além das oficinas de arte e o engenho de cachaça, o visitante deverá conhecer (e não tem como não a ver) a Matriz N. S. da Penha, fundada em 1771 e com várias pinturas no estilo rococó no seu interior. As casas simples são também um atrativo para quem não tem o costume de ver construções desse perfil. Elas são, em grande parte, construídas com adobe, tijolo artesanal feito de terra, palha e água.
Fazer um “bate-volta” a Bichinho é suficiente! Leve dinheiro por que não são todos lugares que aceitam cartões. Desta forma, não podíamos deixar de indicar uma boa comida. Assim como a arte, a culinária também é bastante apreciada por quem visita essa simpática vila. Dois restaurantes podem ser sugeridos como principais. Ora-pro-nobis e Tempero da Ângela. Ambos valorizam a saborosa culinária mineira. Vale escolher e se deliciar.
Minha sugestão é que o processo de andanças e desbravamentos sejam feitos antes do almoço, por que depois dele, provavelmente andar não vai ser o que mais vai lhe interessar!!!!
Como ir
De Tiradentes são 8 km de estrada calçada e por Prados são 12 por estrada de Terra. Faz parte da estrada real: Estrada Real Tácito Moura.
Clique aqui e veja mais sobre a Estrada Real:
Abaixo os post da Região da Vertentes
São João del Rei – Dicas das igrejas e seus horários
São João del Rei – Terra onde os sinos falam
Semana Santa em São João del Rei – Uma das mais belas do Brasil
São João del Rei – Caminhadas na Serra de São José
Museu de Arte Sacra em São João del Rei
Atrações lado B de São João del Rei
O que fazer em Tiradentes – 8 Dicas
Tiradentes – Doce ar pitoresco
Tiradentes – Festival de Gastronomia
Mostra de Cinema de Tiradentes
Travessia Serra São José – Prados a Tiradentes
Museu do Automóvel da Estrada Real
Carrancas – O fascínio das águas
Coronel Xavier Chaves – Belo artesanato em pedras