Dicas de Chichen Itzá
Chichen Itzá está localizada na Península de Yucatán e hoje é uma das novas sete maravilhas do mundo. Ela funcionou como um importante centro político e econômico da civilização Maya. Hoje é a cidade Maya mais visitada do México.
Muitas estruturas ainda apresentam bom estado de conservação e a Pirâmide de Kukulcan é a principal delas. O Templo Chac-Mool, o Templo dos Guerreiros, a Praça das Mil Colunas, o Campo de Jogos dos Prisioneiros também são admirados pelos turistas.
Partimos cedo para a Zona Arqueológica. Andamos muito assim como em Uxmall, e percorremos cada lugar que podíamos. Ficamos observando as construções, reforçando a todo instante, o que tínhamos escutado e aprendido sobre a história e cultura Maya com nossos guias no Museu de Arqueologia da Cidade México. É fácil evidenciar nas construções uma preocupação com os detalhes e um compromisso para com a composição e espaço arquitetônico. Fica evidenciado uma mistura entre as técnicas Mayas com as técnicas do centro do México, tornando Chichen Itzá um dos maiores exemplos da civilização Maya. A grandiosidade causa um certo espanto!
Dois pontos negativos e que chegam a manchar um pouco toda a beleza deste espaço arqueológico, são, primeiramente, os inúmeros “artesãos” que trabalham dentro do parque. Por vários momentos chegamos a pensar que existem mais ambulantes do que ruínas. Eles estão por toda a parte e agem de maneira insistente para que o turista adquira algum produto. Um lado positivo de toda essa concorrência é que a “lei da oferta e da procura” de fato acontece por lá. Então vai a dica… pesquise preços e peça descontos.
Um outro ponto no qual pode deixar o turista frustado é que, diferente de Uxmall, todos os pontos das ruínas são cercados por cordas, afastando qualquer possibilidade de proximidade do turista com o espaço. Desta forma, não há uma interação da pessoa com o ambiente em que ela está, deixando tudo aquilo mais “plástico”.
Para visitação a noite, há um show de luzes que começam sempre as 19h. São efeitos de luzes criando um espetáculo a parte.
Veja nossa galeria de fotos: