Estação de Esqui – Atividades para Aproveitar a Neve

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Em uma estação de esqui, o esqui alpino é a modalidade mais conhecida entre os esportes de inverno. Afinal, ele se assemelha muito ao que vemos na televisão: atletas fazendo manobras e descendo montanhas em alta velocidade. Além disso, não é um bicho de sete cabeças, tudo que você precisa fazer é olhar para a frente, perder o medo e entender alguns fundamentos para que tudo corra bem. 

Mas não é apenas o esqui alpino que atrai multidões para o alto dos Alpes. Quem gosta de esportes radicais tem motivos de sobra para conhecer estações de esqui. Neste contexto, existe uma série de outras atividades que acontecem na neve e que ganham cada vez mais o público. 

Para muitos o frio é algo terrível e um convite enorme para ficar em casa. Para outros, sobretudo os brasileiros, a neve é uma excelente oportunidade para virar criança novamente: bonecos de neve, guerra de bolinhas, anjinhos no chão… quando os flocos começam a cair é que vamos descobrir cada sensação. 

No post de hoje, você vai aprender sobre algumas modalidades de esportes e outras atividades que você pode fazer para aproveitar a neve como ela deve ser aproveitada. Afinal, não dá pra ficar em casa o inverno inteiro, não é mesmo? 

Atividades para aproveitar bem a neve

Snowboard

snowboard

Depois do esqui alpino, o esporte mais praticado em uma estação é o Snowboard. No lugar de duas pranchas, os pés ficam presos em apenas uma. O snowboard se assemelha muito ao skateboard, mas segue os mesmos princípios do esqui: cantos metálicos para frear e fazer curvas, sola lisa e equipamento de segurança. 

No início os tombos são inevitáveis e pode até parecer que tudo é mais difícil que o esqui. Mas depois de muita prática, tudo se ajeita e com o tempo você conseguirá fazer até as manobras mais radicais. 

Quer descobrir tudo sobre o esqui? Então clique aqui para ler o nosso guia completo!

Esquibunda (luge) 

esquibunda-estacao

O nome já explica tudo: esquiar com o bumbum. Sem dúvida alguma, fazer esquibunda é voltar a ser criança, mesmo que por alguns instantes. Na França, a prática se chama luge e a maioria das estações de esqui conta com pistas específicas para isso. 

Para fazer luge você deve ter apenas uma prancha específica de plástico, além de roupas quentinhas e, se possível, impermeáveis. Os modelos de prancha variam desde um simples assento, até pequenos trenós que cabem mais que uma pessoa. 

A vantagem da modalidade é que não tem segredo, basta ser corajoso e entrar na brincadeira. Depois de subir uma inclinação, você deve se sentar na luge e escorregar pela neve. Se conseguir controlar a direção, pode até fazer curvas. 

No luge duas coisas são certeiras: a diversão e o riso!

Cross-country 

ski-de-fond

Nem só de adrenalina e velocidade vivem as montanhas. No cross-country o esquiador percorre longas distâncias sobre a neve, com esquis especiais e um ritmo intenso. Diferente das pistas, o terreno deve ser mais regular. 

Embora a prática exija grande esforço físico, essa é considerada uma modalidade fácil de esqui. Tudo fica mais fácil ainda para quem já tem preparo físico. Atividades como corridas e ciclismo exigem esforço parecido: exercício constante e respiração treinada.

Por fim, longas caminhadas e muito esforço físico são compensados pelo extremo bem estar e, claro, por belíssimas paisagens nevadas. 

Caminhadas de raquete 

raquete-walking

Se você já caminhou sobre a neve, sabe que não é tão fácil quanto parece. Dependendo das condições e dos calçados, você pode escorregar, se cansar mais e até mesmo atolar. As raquetes surgiram para este objetivo: caminhar sobre a neve sem muita dificuldade. 

Ao encaixar raquetes nos sapatos, você tem condições perfeitas para caminhar sem precisar se preocupar com as dificuldades. Por fim,  resultado são caminhadas por florestas nevadas, campos cobertos pelo manto branco e passeios incríveis. 

Parapente 

parapente-esqui

Se deslizar sobre a neve já é uma experiência incrível, imagine só sobrevoar as montanhas e as pistas de esqui? Pois bem, a maioria das estações de esqui possuem voos de parapente na lista de atividades. Embora exija um pouco mais de prática, nada impede que você faça voos com algum profissional que cuide bem da segurança.

O resultado é muita adrenalina, emoção e paisagens belíssimas vistas do mesmo ângulo que um pássaro. O melhor? Você vai aterrisar na neve e dependendo do caso, pode até sair esquiando.

Snowmobile 

moto-neve

Na terra, usamos motocicletas. Na água, jet skis. Já na neve, contamos com os snowmobiles como um dos meios de transporte mais utilizados. Essas motinhas são feitas especialmente para andarem sobre a neve. 

Quando for em uma estação de esqui, procure por aluguel de snowmobile. Apesar de não ser um esporte muito praticado, existem pistas especiais para quem quiser deslizar motorizado. O melhor? Até mesmo crianças conseguem conduzir! 

O importante é aproveitar

Neste post, você viu apenas algumas das inúmeras formas de aproveitar bem a neve. Desde os clássicos de uma guerrinha, até os esportes radicais, são várias maneiras de entrar em contato com a natureza invernal. 

A conclusão disso tudo é que o inverno e a neve não devem ser obstáculos, mas sim oportunidades para horas de lazer e de relaxamento. 

Gostou? Qual dessas atividades você quer fazer primeiro em uma estação de esqui? Conta pra gente nos comentários!

Posts Relacionados