Dicas Para Esquiar Melhor e Sem Medo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Embora não exista neve nem estações de esqui no Brasil, este é um esporte cada vez mais praticado por brasileiros. A prova disso são os milhares de esquiadores tupiniquins que chegam em quantidade crescente nas pistas ao redor do mundo. Neste cenário, todos querem fazer de tudo para esquiar melhor a cada inverno.

Talvez os brasileiros sejam fascinados pela natureza das montanhas ou são atraídos pela adrenalina dos esportes do inverno. Seja qual for o motivo, é inegável que ir esquiar é uma das melhores escolhas para uma viagem. 

Mas sabemos que nem tudo são flores. Por motivos óbvios, nós não estamos acostumados com o esqui como as pessoas que nascem em países com neve. Em geral, bons esquiadores aprenderam a deslizar sobre o gelo antes mesmo de aprenderem a falar! Já nós, muitas vezes já grandes, começamos com muito medo e insegurança. 

Pensando nisso, fizemos este post com dicas para quem vai esquiar pela primeira vez ou está começando a pegar o jeito. Elas foram baseadas nas experiências de um verdadeiro iniciante que colocou os pés sobre os esquis pela primeira vez aos 24 anos e, hoje, tem o esporte como uma das maiores paixões. 

Quer descobrir ainda mais o universo do esqui? Então clique aqui para ler o nosso guia completo de esqui nos Alpes Franceses.

Dicas para esquiar melhor e arrasar nas pistas

dicas-melhor-esquiar

A primeira vez que fui esquiar não peguei aulas de esqui e nem mesmo me preocupei em descobrir algo antes. Ou seja, simplesmente fui, aluguei um par de esquis e me joguei na neve. 

Depois de cair, levantar, me acostumar com as novas sensações e sentir belas dores musculares, é que me dei conta de algumas dicas que poderiam ter economizado muitos tombos. 

Acostume-se com o equipamento antes de mais nada

Ao ver esquiadores em alta velocidade, logo queremos fazer o mesmo! Mas assim como em muitas outras coisas na vida, você vai precisar de muita prática para chegar até lá

O primeiro passo é se acostumar com os sapatos e aprender a ficar em pé sobre os esquis. Isso porque as botas de esqui costumam ser bem apertadas, o que causa um estranhamento no início. 

Quando colocar o equipamento pela primeira vez, brinque, deslize sobre o plano, peça para alguém te empurrar e faça alguns exercícios de equilíbrio: levantar as pernas, pular, abaixar e levantar… enfim, ganhe confiança sobre os esquis. 

Olhe para a frente

Mais uma tendência entre os iniciantes é ficar encarando os pés, o esqui e a pista. Mas não se engane, isso é tudo que você não deve fazer. 

Quando for descer alguma pista, olhe para longe, para as montanhas, pois ao olhar para baixo você pode perder o equilíbrio. Aproveite para admirar as paisagens, pois esquiar não é somente adrenalina!

esquiar-melhor

Não tenha medo 

Pode parecer bobagem, mas você não deve ter medo de esquiar. De fato, quando estamos no início, ficamos inseguros de ir com toda a força. Mas acredite, se você perder o medo, conseguirá ousar e fazer movimentos com muito mais facilidade!

“Se jogue” para baixo 

Ao contrário dos nossos instintos, quando estiver esquiando o melhor a se fazer é inclinar-se para baixo! 

Para entender essa dica, basta pensar na montanha. Você esquia de acordo com a inclinação da montanha, certo? Se colocar o seu peso na perna que está do lado de baixo, vai deslizar muito melhor do que jogar o peso para cima. Inclusive, é jogando o corpo para cima que costumamos sofrer alguns belos tombos. 

Olhe para onde quer ir 

Similar à dica de sempre olhar para a frente, essa dica parece até mesmo um truque de mágica! 

Depois de muito tentar fazer curvas perfeitas, um monitor de esqui disse: “olhe para onde quer ir”. Bastou olhar para a esquerda que o meu corpo, num passe de mágica, passou a deslizar para a direção que eu olhava. 

Logo, essa regra vale para todas as direções: olhe sempre para onde quer ir, pois temos a tendência de guiar o corpo para onde olhamos, sem muitos esforços. Por isso, tente lembrar dessa dica desde o primeiro dia de esqui. 

skiar-melhor

Truque do avião 

Por falar em fazer curvas, lembre-se que temos um lado que sempre funciona melhor. No meu caso, virar para a esquerda sempre foi mais fácil do que virar para a direita. 

As curvas sobre a neve acontecem com a diferença de pressão sobre as duas pernas. Se o peso do corpo for para a perna direita, você vai virar para o lado esquerdo. O mesmo acontece para o contrário. 

Se fazer uma curva for algo impossível no início, a dica é imitar um avião: abra bem os braços e tente tocar a sua bota e olhar para a direção que quer ir. Mais uma vez, você vai virar com muita facilidade e vai se surpreender! 

Entenda porque caiu

De uma coisa você pode ter certeza: você vai cair! E esse está longe de ser um motivo para você desistir de tentar. Na verdade, quando você sofrer alguma queda, tente aprender com isso! 

Busque entender o que gerou o tombo: cruzar os esquis? Olhar para cima da pista? Se sentar durante algum movimento? Enfim, são inúmeras razões pelas quais levamos tombos e nenhuma delas deve ser ignorada. 

Tout schuss!

Se chegou até aqui, tem dicas o suficiente para desbravar alguma pista de esqui! Não se esqueça: as aulas de esqui podem ajudar muito no início e você vai ver essas dicas na prática! 

Gostou? Que tal conhecer algumas estações de esqui na França? Clique aqui para ver o nosso post sobre Valmorel. 

 

Posts Relacionados