8 Razões para Visitar Alpe d’Huez

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Bonita, movimentada e moderna são apenas alguns dos adjetivos mais usados para descrever Alpe d’Huez. Ao chegar lá, vai perceber logo de cara o que torna essa uma das estações mais conhecidas da Europa e do mundo. 

Se você já leu algum dos posts sobre esqui e está procurando a estação perfeita para conhecer, considere dar um pulinho em Alpe d’Huez. Localizada no departamento de Isère, a estação faz parte do maciço do Grandes Rousses, ficando a apenas 59 km de Grenoble. 

Mas não são apenas as belezas naturais e as famosas pistas de esqui que viram os holofotes para o lugar. Alpe d’Huez é onde acontecem eventos importantes, como um trecho do Tour de France e festivais de música eletrônica. 

Continue lendo para descobrir 8 razões pelas quais você deve incluir Alpe d’Huez na sua lista de viagens. Pode acreditar: não é um destino apenas para quem ama esportes! 

Motivos para conhecer Alpe d’Huez 

1- Os declives 

montanhas-alpe-d'huez

Sem dúvida alguma, a paisagem alpina e os declives de Alpe d’Huez são incríveis. O domínio tem 249 km de pistas para se explorar, sem contar as aventuras fora das pistas. Logo, podemos dizer que essa é uma estação com atrações para todos: declives suaves são perfeitos para ensinar iniciantes, enquanto o famoso Túnel e outras pistas pretas serão ideais para quem estiver em busca de mais adrenalina e emoção. 

2- Pista La Sarenne 

Ainda falando sobre as pistas, é em Alpe d’Huez onde fica a maior pista de esqui da Europa: La Sarenne. Essa pista percorre 16 km e se junta ao Pic Blanc e Sarenne Gorge. Claro, essa é uma pista enfrentada apenas por esquiadores mais experientes, uma vez que tem nível avançado. 

Além de ser uma pista famosa, é um excelente ponto de partida para aventuras fora da pista. Em algumas ocasiões, há excursões e caminhadas que percorrem La Sarenne sob a luz do luar. 

3- Alpe d’Huez é (muito) bonita

alpe-d'huez-beleza

Não há como negar, Alpe d’Huez é muito bonita! Para listar alguns motivos, devemos contar com relevos primitivos, florestas de pinheiros e construções alpinas tradicionais que se misturam com a modernidade de excelentes bares e restaurantes. Logo, podemos definir a estação como um casamento perfeito entre a natureza e as obras do homem. 

De certa forma, não importa se você visita a estação durante o inverno ou verão, o sol sempre vai brilhar e as paisagens sempre vão arrancar o fôlego. 

3- O clima é sempre bom

Seja qual for a estação, o clima parece sempre perfeito em Alpe d’Huez. Dito isso, podemos esperar quedas de neve fantásticas e dias azuis com sol brilhante. Inclusive, o sol aparece sempre, mesmo no inverno. 

4- Tour de France

A tradicional corrida de bicicleta que atravessa a França tem um de seus pontos mais conhecidos em Alpe d’Huez. Estamos falando da subida da montanha, caminho para a estação de esqui. 

Além das belas paisagens, o lugar é conhecido por ser um trecho difícil da corrida. Para melhor definir, são pontos íngremes e o caminho é longo, mas pode ter certeza que, na chegada, todo e qualquer esforço é recompensado. 

5- Muito além do esqui

festival-alpe-d'huez

Mesmo se você não quiser praticar ski, snowboard e esportes em pistas, Alpe d’Huez é um excelente destino. Para quem prefere atividades em lugares cobertos, o Ice Laser Quest é uma boa pedida: um labirinto feito inteiramente de gelo! Enfim, isso sem falar nas cavernas e esculturas de neve que vão te fazer sentir em um filme. 

Mas se for praticar outros esportes, talvez vá gostar da piscina, arco e flecha, badminton, basquete, academia e passeios de trenó. Viu só? Alpe d’Huez tem atividades para todos os gostos!

6- É verão e o movimento é forte

A magia das montanhas pode se manifestar por meio das intensas transformações entre as estações do ano. Se Alpe d’Huez tem um inverno conhecido pelas belas paisagens nevadas, as mesmas se transformam em florestas e um belo panorama de verão. Por fim, tudo fica sempre maravilhoso.

Embora o esqui não aconteça por ali nos meses de junho, julho e agosto, você vai entrar em contato com a natureza de outras formas: fazendo caminhadas, escalando rochas, mountain bike ou simplesmente admirando as belezas do vale. 

7- Alpe d’Huez tem Excelente gastronomia

Primeiramente, os restaurantes em Alpe d’Huez não deixam nada a desejar. Desde a tradicional comida francesa aos pratos de vários lugares do mundo, a experiência gastronômica será de altíssima qualidade.

Neste cenário repleto de restaurantes bem avaliados, o carro chefe são os deliciosos queijos das montanhas, uma verdadeira especialidade local. Pratos como raclette, tartiflette, croziflette e fondue são alguns dos mais pedidos. 

8- Alpe d’Huez é jovem e festiva


De fato, estamos falando de uma das estações de esqui mais famosas da Europa. É onde acontecem festivais, como o Tomorrowland, que atraem um grande público jovem. Isso quer dizer que é um excelente lugar para fazer novas amizades e aproveitar festas muito divertidas. 

Na prática

alpe-d'huez-inverno

Como chegar:

Saindo de Paris, você pode pegar um carro e percorrer os quase 640 km que separam as duas cidades. Mas se preferir ir de trem, a cidade com estação mais próxima é Grenoble. A partir dali, procure por transfers ou táxis que façam o trajeto até a estação. 

Onde dormir:

Como uma boa estação de esqui, você vai encontrar uma grande variedade de acomodações. Desde chalés alugados diretamente com os proprietários, até grandes redes de hotel de luxo. O segredo é reservar tudo com antecedência. 

Como aprender a esquiar:

Os monitores da ESF são reconhecidos internacionalmente pela excelência e confiança, além de falarem português. Eles são as pessoas mais indicadas para apresentarem a estação, tanto as pistas quanto os lugares que pouca gente conhece. 

E então, tá esperando o que pra começar a organizar a sua viagem para Alpe d’Huez? 

Quer continuar lendo sobre o mundo do esqui? Então dê uma olhada neste guia completo sobre esquiar nos Alpes!

Posts Relacionados