Embora não exista neve nem estações de esqui no Brasil, este é um esporte cada vez mais praticado por brasileiros. A prova disso são os milhares de esquiadores tupiniquins que chegam em quantidade crescente nas pistas ao redor do mundo. Neste cenário, todos querem fazer de tudo para esquiar melhor a cada inverno.
Talvez os brasileiros sejam fascinados pela natureza das montanhas ou são atraídos pela adrenalina dos esportes do inverno. Seja qual for o motivo, é inegável que ir esquiar é uma das melhores escolhas para uma viagem.
Mas sabemos que nem tudo são flores. Por motivos óbvios, nós não estamos acostumados com o esqui como as pessoas que nascem em países com neve. Em geral, bons esquiadores aprenderam a deslizar sobre o gelo antes mesmo de aprenderem a falar! Já nós, muitas vezes já grandes, começamos com muito medo e insegurança.
Pensando nisso, fizemos este post com dicas para quem vai esquiar pela primeira vez ou está começando a pegar o jeito. Elas foram baseadas nas experiências de um verdadeiro iniciante que colocou os pés sobre os esquis pela primeira vez aos 24 anos e, hoje, tem o esporte como uma das maiores paixões.
Quer descobrir ainda mais o universo do esqui? Então clique aqui para ler o nosso guia completo de esqui nos Alpes Franceses.
Dicas para esquiar melhor e arrasar nas pistas
A primeira vez que fui esquiar não peguei aulas de esqui e nem mesmo me preocupei em descobrir algo antes. Ou seja, simplesmente fui, aluguei um par de esquis e me joguei na neve.
Depois de cair, levantar, me acostumar com as novas sensações e sentir belas dores musculares, é que me dei conta de algumas dicas que poderiam ter economizado muitos tombos.
Acostume-se com o equipamento antes de mais nada
Ao ver esquiadores em alta velocidade, logo queremos fazer o mesmo! Mas assim como em muitas outras coisas na vida, você vai precisar de muita prática para chegar até lá.
O primeiro passo é se acostumar com os sapatos e aprender a ficar em pé sobre os esquis. Isso porque as botas de esqui costumam ser bem apertadas, o que causa um estranhamento no início.
Quando colocar o equipamento pela primeira vez, brinque, deslize sobre o plano, peça para alguém te empurrar e faça alguns exercícios de equilíbrio: levantar as pernas, pular, abaixar e levantar… enfim, ganhe confiança sobre os esquis.
Olhe para a frente
Mais uma tendência entre os iniciantes é ficar encarando os pés, o esqui e a pista. Mas não se engane, isso é tudo que você não deve fazer.
Quando for descer alguma pista, olhe para longe, para as montanhas, pois ao olhar para baixo você pode perder o equilíbrio. Aproveite para admirar as paisagens, pois esquiar não é somente adrenalina!
Não tenha medo
Pode parecer bobagem, mas você não deve ter medo de esquiar. De fato, quando estamos no início, ficamos inseguros de ir com toda a força. Mas acredite, se você perder o medo, conseguirá ousar e fazer movimentos com muito mais facilidade!
“Se jogue” para baixo
Ao contrário dos nossos instintos, quando estiver esquiando o melhor a se fazer é inclinar-se para baixo!
Para entender essa dica, basta pensar na montanha. Você esquia de acordo com a inclinação da montanha, certo? Se colocar o seu peso na perna que está do lado de baixo, vai deslizar muito melhor do que jogar o peso para cima. Inclusive, é jogando o corpo para cima que costumamos sofrer alguns belos tombos.
Olhe para onde quer ir
Similar à dica de sempre olhar para a frente, essa dica parece até mesmo um truque de mágica!
Depois de muito tentar fazer curvas perfeitas, um monitor de esqui disse: “olhe para onde quer ir”. Bastou olhar para a esquerda que o meu corpo, num passe de mágica, passou a deslizar para a direção que eu olhava.
Logo, essa regra vale para todas as direções: olhe sempre para onde quer ir, pois temos a tendência de guiar o corpo para onde olhamos, sem muitos esforços. Por isso, tente lembrar dessa dica desde o primeiro dia de esqui.
Truque do avião
Por falar em fazer curvas, lembre-se que temos um lado que sempre funciona melhor. No meu caso, virar para a esquerda sempre foi mais fácil do que virar para a direita.
As curvas sobre a neve acontecem com a diferença de pressão sobre as duas pernas. Se o peso do corpo for para a perna direita, você vai virar para o lado esquerdo. O mesmo acontece para o contrário.
Se fazer uma curva for algo impossível no início, a dica é imitar um avião: abra bem os braços e tente tocar a sua bota e olhar para a direção que quer ir. Mais uma vez, você vai virar com muita facilidade e vai se surpreender!
Entenda porque caiu
De uma coisa você pode ter certeza: você vai cair! E esse está longe de ser um motivo para você desistir de tentar. Na verdade, quando você sofrer alguma queda, tente aprender com isso!
Busque entender o que gerou o tombo: cruzar os esquis? Olhar para cima da pista? Se sentar durante algum movimento? Enfim, são inúmeras razões pelas quais levamos tombos e nenhuma delas deve ser ignorada.
Tout schuss!
Se chegou até aqui, tem dicas o suficiente para desbravar alguma pista de esqui! Não se esqueça: as aulas de esqui podem ajudar muito no início e você vai ver essas dicas na prática!
Gostou? Que tal conhecer algumas estações de esqui na França? Clique aqui para ver o nosso post sobre Valmorel.