Deserto do Atacama – Memorável

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deserto do Atacama – Memorável

É Atacama! Foram dez meses me preparando para você…

E eu tinha certeza que nosso encontro seria único. Afinal, além de todos os seus contrastes, nuances, aclives, declives, eu estava indo para realizar um sonho: correr minha primeira maratona no deserto mais árido do planeta!!

Algumas pessoas que não o conhecem bem disseram que a sua vegetação (ou a falta dela), seus relevos e seus cenários eram paisagens repetitivas, mas eu tinha dentro de mim a certeza que seria diferente, que eu descobriria coisas novas e que nosso encontro seria fantástico!

 

Viagem ao Deserto do Atacama
Vista do Cerro Toco do Vulcão Licancabur e o Juriques

 

Já deu pra entender como eu gostei de lá, não é mesmo? Por isso trarei uma série de posts sobre cada passeio e experiência que vivi no Atacama.

Esse destino tem sido o queridinho dos brasileiros nos últimos tempos. Muita gente já vivenciou o Atacama. Mas, eu queria algo diferente e por isso envolvi minha paixão por corridas nessa trip.

 

O que fazer no Deserto do Atacama?
Vale de la Muerte

 

“Cumpri o combinado”. Fiz os passeios que gostaria, subi um cerro de grande altitude e completei a temida maratona. Vivenciei a comunidade local, conversei com artesãos, fiz um rolê de bike e adentrei na história do local. E concluo dizendo: O Deserto de Atacama é mesmo ímpar.

 

Pontos turísticos do Deserto do Atacama
Vila de San Pedro ao anoitecer – Deserto do Atacama memorável

 

Participar da maratona foi meu primeiro e grande desafio. Foi a maratona que motivou minha viagem para lá. Desafiar o deserto mais árido do planeta era uma experiência que eu gostaria de viver esse ano, por isso me preparei, foquei e persisti, mesmo quando, um percalço cruzou meu caminho momentos antes.

Meu insucesso numa prova de Endurance praticamente um mês antes, jogou meu psicológico no chão. Motivo: Pouca hidratação. Para quem estava prestes a correr no deserto, reerguer a confiança não foi tarefa fácil. Focar nos treinos e controlar a ansiedade foi a solução. Mas grandes desafios quando superados são mais gostosos.

A prova percorreu o Vale de La Muerte e Vale La Luna. Foram 42 quilômetros entrando em cavas, subindo dunas, percorrendo estradas. Cenários deslumbrantes fizeram parte do meu primeiro contato com o deserto.

Quer saber como foi que eu venci o deserto? Clique aqui para meu site pessoal

 

O que visitar no Deserto do Atacama
Põr do Sol – Vale de la Muerte – Deserto do Atacama memorável

 

No meu primeiro dia na cidade, dia que antecedeu a corrida, percorri a Vila de San Pedro do Atacama e mesmo tendo que ficar “de molho” não resisti ao charme das ruas, das lojas de artesanato e dos atraentes restaurantes.

Domingo foi o dia da maratona e de percorrer os vales La Luna e La Muerte. Já os Termas de Puritama serviram para relaxar no dia seguinte. Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas (Miscanti e Miñiques) e Geysers el Tatio para colorir o quarto dia. Salar do Atacama e Laguna Cezar para pegar leve no quinto dia. Salar de Tara, que durou o sexto dia inteiro, e o Cerro Toco, no sétimo dia, finalizou tudo com chave de ouro.

 

 

Vejam hotéis em San Pedro do Atacama pela Booking, clicando aqui

 

Geysers el Tatio no Deserto do Atacama
Geysers el Tatio – Deserto do Atacama memorável
Slar de Atacama, viagem ao deserto
Salar de Atacama – Deserto do Atacama memorável
Piedras Rojas no Deserto do Atacama
Piedras Rojas – Deserto do Atacama memorável
Passeio Lagunas Altiplânicas - Deserto do Atacama memorável
Passeio Lagunas Altiplânicas – Deserto do Atacama memorável

 

Ainda fiz um rolê de bike, subi as ruínas de Pucara de Quitor e me encantei com San Pedro vista de La. É um passeio que pode ser feito a pé ou de bike, mas darei detalhes em outro post.

 

 Pukara de Quitor - Deserto do Atacama
Pukara de Quitor – Deserto do Atacama memorável

 

Acompanhe os outros posts e, além disso, se você já visitou o Atacama, tenho o maior interesse em saber o que você fez por lá e que fiquei devendo contar aqui. Coloque aí nos comentários, a casa é sua.

 

Vejam hotéis em San Pedro do Atacama pela Booking, clicando aqui

 

Gostou?
Acompanhe mais dicas, informações e roteiros para viagem ao Deserto do Atacama, acesse nossos artigos.

Posts Relacionados