Atacama – Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Atacama – Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche

Laguna Céjar

As belezas do Atacama contêm irresistíveis variações. Lugares distintos que vão se completando de acordo com os passeios que você vai fazendo. Possibilidades não faltam, e esse foi mais um passeio em San Pedro do Atacama que fiz em parceria com o pessoal da Ayllu Expediciones, agência especializada em atender brasileiros.

[viajanet iata=’SCL’]

Diferente de alguns passeios que fiz como, por exemplo, a Subida ao Cerro Toco, Geisers El Tatio, Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, esse passeio não me cativou como eu esperava. Não tinha grandes expectativas a respeito dele, mas acreditava que seria mais interessante do que realmente foi. Isto é, falando dele como um todo.

O passeio começa às 16h. Não é demorado chegar ao parque, pois está perto da cidade de San Pedro, acerca de 25 quilômetros. Chegando lá, passamos pela portaria, estacionamos o carro, e nosso guia saiu para pagar pelas entradas, 3 mil pesos cada.

Dica Retrip – Leve trajes de banho, toalha, itens de banho como shampoo e sabonete e um fleece (depois conto porque)

O primeiro local que visitamos foi a própria Laguna Cejar e ela não é apropriada para banho. Chegamos a um mirante e ficamos observando a natureza do local. Nada espetacular, mas o que me encantou foi prestar atenção no movimento das águas. Senti uma paz de espírito muito grande! Saímos de lá e seguimos para a Laguna de Piedra onde foi possível entrar na água.

Um passeio em San Pedro do Atacama
Spider Man no passeio na Laguna Cejar, Atacama
Um passeio em San Pedro do Atacama pela Laguna Cejar
Proibido nadar na Laguna Cejar, Atacama
Dicas de um passeio em San Pedro do Atacama
Instruções ao visitante em passeio na Laguna Cejar, Atacama
Um passeio pelas Laguna Baltinache e Laguna Cejar, Atacama
Laguna Baltinache – Atacama Laguna Cejar
Um passeio pelas Laguna Baltinache e Laguna Cejar
Laguna Baltinache – Atacama Laguna Cejar

É uma lagoa com alta concentração de sal. Uma lagoa em que é impossível afundar, mesmo que você faça força pra isso. Justamente pela alta concentração de sal, ela impossibilita você de imergir e seu corpo fica flutuando como se estivesse em uma boia. Interessante? Para muitos sim, mas eu não curti muito não.

Dica Retrip 2 – Não entre saltando ou fazendo qualquer tipo de “firula”. Entre com calma e evite a água na cabeça. Meu salto me rendeu um momento de desprazer pelo tanto de sal nos olhos, nariz e boca. Talvez por isso não tenha achado graça na experiência de não afundar em uma lagoa de sal.

No meu grupo estava uma menina que também foi saltar e se esqueceu de fechar os olhos. Assustou-se quando abriu os olhos e acabou, no espanto, bebendo a água muito salgada. Pra ela foi uma experiência muito pior que a minha. Chorou de dores e de decepção!

Mergulho na Laguna de Piedra, Atacama
Mergulho Laguna de Piedra – Atacama Laguna Cejar

Não fiquei muito tempo dentro da lagoa. Minha vontade era sair e tomar um banho quente. A água estava congelante e ventava muito frio e a pior parte ainda estava por vir.

Como disse não fiquei tanto tempo dentro da água. Alguns amaram a experiência e ficaram lá, boiando, tranquilões. Eu já voltei para meu canto, todo cheio de sal – juro! Rosto branco e cabelo branco (os que são pretos, claro), me embolei no roupão que a Ayllu fornece e fiquei concentrado, meditando e agradecendo mais uma vez pela viagem magnífica que estava fazendo.

Hora de seguir o passeio e óbvio, tomar um banho. Aí veio a pior parte. Eu detesto água congelante, e a de lá só não estava sólida, realmente empedrada por razões de esquecimento. Ela devia estar próxima de zero grau e o local não é fechado. Ou seja, aquele vento gelado contribuiu mais ainda para minha tremedeira geral. E eu não tinha um fleece para vestir depois. Por isso recomendo bastante que leve um.

Ojos de Salar

Seguimos para nossa segunda parada: Ojos del Salar. Um local publico, ou seja, que não taxa de entrada e muito interessante. São lagoas mais profundas que possuem formato de olhos, justificativa do nome.

Um “causo”:

Conta a lenda que, um rapaz alugou um carro e seguiu para o Ojos del Salar. Depois de beber mais do que podia, esqueceu-se de segurar o freio de mão e o carro acabou por afundar no local. Como não tinha guincho do tamanho da profundidade da lagoa, o carro ainda se encontra lá até hoje. Se foi historinha do guia eu não sei mas fiquei imaginando a cena.

Muitos carros realmente estacionam ao lado das crateras e a brincadeira preferida dos marmanjos e mocinhas é saltar do alto para dentro da água. Não queria me molhar novamente e não topei a brincadeira. Mas parece ser muito divertido!

Um passeio em Ojos de Salar, Atacama Laguna Cejar
Um passeio em Ojos de Salar, Atacama Laguna Cejar
Um passeio em Ojos de Salar, Atacama Laguna Cejar
Ojos de Salar – Atacama Laguna Cejar

Não fiquei ali por muito tempo. Pensei em subir o drone para fazer algumas imagens do alto, mostrando realmente o porquê do nome, mas a ventania não deixou. Não quis arriscar!

Laguna Tebinquinche

Seguimos o passeio para a Laguna Tebinquinche. Na verdade uma enorme lagoa de sal. O local mais belo do dia, sem dúvidas! Como caminhar serve de meditação pra mim, percorri quase todos os locais possíveis de explorar por ali.

Preços para a entrada na Laguna Tebinquinche, Atacama Laguna Cejar
Preços para a entrada na Laguna Tebinquinche – Atacama Laguna Cejar

Já estava quase anoitecendo, o encerrar do dia com aquele visual merece destaque! Sabe aquelas coisas que você vai ver poucas vezes na vida? Bem por aí…

Voltei pra Van para um brinde! Já estava tudo pronto! Uma mesa linda com frutas e Pisco Sour. Imperdível e memorável.

Pisco Sour, Atacama Laguna Cejar
Pisco Sour – Atacama Laguna Cejar
Dicas de um passeio na Laguna Tebinquinche - Atacama Laguna Cejar
Laguna Tebinquinche – Atacama Laguna Cejar
Um passeio em San Pedro do Atacama, Laguna Tebinquinche, Laguna Cejar
Laguna Tebinquinche – Atacama Laguna Cejar
Um passeio em San Pedro do Atacama, Laguna Cejar
Laguna Tebinquinche – Atacama Laguna Cejar

 

Voltei pra San Pedro com sentimento de gratidão saltitante dentro de mim.

Informações complementares:

  • Valor da Entrada no Parque: 2.000 pesos chilenos
  • Vestuário: roupas de banho, toalha, boné e óculos escuros
  • Outros itens: sabonete, protetor solar e labial
  • Informações da agência Ayllu, clique aqui.

Posts Relacionados