Os períodos de crise fizeram com que a população mundial mudasse todos os hábitos e entrasse em quarentena. Mas esse não pode ser um motivo para deixarmos de explorar lugares incríveis. Pensando nisso, o post de hoje vai trazer uma solução para os coraçõezinhos viajantes que devem estar entediados.
Primeiramente, espero que você esteja seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e respeitando o período de isolamento social da quarentena.
Mas já que nosso papo é explorar, vamos ao que interessa: nas próximas linhas, você vai conhecer museus dos mais famosos do mundo, sem sair de casa! Assim você terá inspiração o suficiente para planejar novas viagens para depois da quarentena.
Tudo pronto?
Museus que podem ser visitados durante a quarentena
Muitos desses museus possuem visitas virtuais feitas em 360°. Isso quer dizer que podemos caminhar pelos corredores em uma experiência de realidade aumentada incrível! Mas em alguns casos, apenas o acervo e um pouco da história estarão disponíveis.
Van Gogh Museum
Grande parte da obra de Van Gogh fica em um edifício oval dos gramados de Museumplein, em Amsterdã. Toda essa estrutura pode ser explorada, graças ao Google Arts&Culture, por meio de uma visita virtual em 360.
Para visitar o Van Gogh Museum, clique aqui
Conheça também o Museu Casa de Anne Frank, um importante ponto de Amsterdã.
Louvre
O Louvre é o maior e mais visitado museu do mundo. Inclusive, o relato mais comum é o de não conseguirmos visitar todo o museu em um só dia. Enfim, obras como a Venus de Milo, Gioconda (Monalisa) e tesouros do Egito Antigo podem ocupar bastante tempo na visita virtual.
Para visitar o Louvre, clique aqui
Veja os museus mais inusitados de Paris.
Palácio de Versailles
Você pode já ter visto o Palácio de Versailles em inúmeros filmes, como a produção de Sofia Coppola sobre Maria Antonieta. Mas agora você pode visitar com mais calma, do seu computador. A visita é completa: os grandes corredores, obras de arte e até mesmo os jardins!
Para visitar o Palácio de Versailles, clique aqui
Alte Nationalgalerie – Berlin
Assim como o Museu Pérgamo, o Alte é um dos museus mais bonitos da capital alemã. Na visita virtual, você consegue acessar todas as coleções: Friedrich, Menzel, Manet… Enfim, mais uma prova de que Berlin é a capital da arte.
Para visitar o Alte Nationalgalerie de Berlin, clique aqui
Museo Reina Sofia
É neste museu que você poderá ver uma das obras mais conhecidas de Pablo Picasso: Guernica. O acervo do Museo Reina Sofia retrata a transição espanhola para a democracia. Originalmente o museu retomaria a modernidade na Espanha. Ele está localizado em Madrid e pode ser visitado pelo link abaixo:
Clique aqui para visitar o Museo Reina Sofia
British Museum
Assim como muitos museus, o British Museum comunicou o fechamento por quarentena, mas aproveitou para divulgar que a coleção do museu está disponível online. Tradicionalmente, os museus em Londres são gratuitos e fascinantes!
Clique aqui para visitar o British Museum
Museu Afro Brasil
A cultura africana e afro-brasileira é o tema dos mais de 6 mil objetos do Museu Afro Brasil, em São Paulo. Em termos gerais, o acervo explora aspectos como a religião, o trabalho, escravidão e outras formas que marcam a presença da cultura africana no povo brasileiro.
Museu Imperial
O belíssimo palácio da Família Imperial é, hoje, o Museu Imperial de Petrópolis. No link abaixo, você conseguirá ver uma parte do acervo que retrata a vida dos Bragança no século XIX.
Clique aqui para visitar o Museu Imperial
Pinacoteca de São Paulo
A Pinacoteca é onde estão importantes obras brasileiras, principalmente do século XIX. Esculturas, pinturas e muita história podem ser visitados no tour online. Aproveite para conhecer a história da Pinacoteca, em uma exibição do Térreo.
Clique aqui para visitar a Pinacoteca de São Paulo
MASP
O belíssimo cartão postal de São Paulo, o MASP, foi o primeiro museu de arte moderna do Brasil. As obras ficam suspensas e permitem uma interação mais próxima. Mas enquanto não podemos caminhar pelos corredores do MASP, vamos de tour online mesmo.
Clique aqui para conhecer o MASP
Google Arts & Culture
Como você pôde notar, muitos dos museus dessa lista tiveram seus tours virtuais graças ao Google Arts & Culture. Ou seja, essa plataforma é uma oportunidade para sair do tédio e mergulhar de cabeça em diferentes culturas. Tudo isso por meio de obras de arte, vídeos, exposições e tours de museus.
Além disso, o portal Google Arts & Culture disponibiliza artigos e exposições temáticas.
Finalmente, espero que este post tenha te inspirado a aguentar firme e tecer planos de viajar para alguns desses museus. Inclusive, me conte aí: qual desses você vai visitar primeiro?