Confinamento: dicas para alimentar o espírito viajante

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Primeiramente, já nem precisamos reforçar a importância de ficar em casa em confinamento. Infelizmente, o novo coronavírus travou uma guerra com toda a humanidade e nossa maior arma, no momento, é o distanciamento social. 

Neste sentido, ficar dentro de casa é não só uma escolha sábia, mas também a recomendação oficial da Organização Mundial da Saúde. Com isso, nós viajantes tivemos que adiar todos os nossos planos de viagens para um futuro mais distante. 

Pensando nesses fatos, o post de hoje é uma lista com recomendações para você, viajante, passar o tempo e se inspirar ainda mais para as próximas viagens. Para ficar ainda mais completa, a lista vai apresentar filmes, séries e livros que vão despertar o desejo de se aventurar. 

O que fazer durante o confinamento?

Filmes para ver nos dias de confinamento

Na natureza selvagem


Aos 22 anos, Christopher McCandless é um jovem americano apaixonado por literatura. Com sucesso, ele obtém seu diploma e se vê diante de um futuro promissor, prestes a realizar os sonhos que qualquer um teria. 

No entanto, suas vivências familiares, junto a suas leituras, alimentam um desejo enorme de liberdade e verdade. De um modo geral, o cinismo da vida financeira de sucesso de sua família levaram Christopher a querer algo completamente diferente: descobrir, se tornar quem ele realmente era, queimar seu diploma e doar todo o seu dinheiro. 

É quando, em meio a questionamentos, o jovem recém-formado decide experimentar uma grande transformação. Seu objetivo: entrar na ‘natureza selvagem’, para viver da natureza e chegar o mais longe que puder. 

On the road 

Para escrever o melhor livro possível, Sal Paradise sente que precisa viajar e viver muitas experiências. Isso o leva a cair na estrada, entre Nova York e São Francisco, para multiplicar trabalhos e encontros inspiradores.

Os ventos de liberdade ficam ainda mais intensos, quando Sal e Dean se encontram: bons amigos com muitas histórias para contar. Inclusive, é Dean quem apresenta Sal a dois elementos que deixam a história ainda mais emocionante: as drogas e o amor livre. 

On the road é uma adaptação do romance literário de Jack Kerouac. Embora ele não esteja nessa lista, vale como recomendação para alimentar o espírito viajante.

Séries para assistir durante a quarentena

Killing Eve

De um lado, Eve Polastri trabalha no MI5, órgão de inteligência britânico. Do outro, Villanelle, uma psicopata autora de inúmeros assassinatos. Em poucas palavras, a série narra o desenrolar da investigação dos crimes de Villanelle, operada por Eve. 

O que torna a série da BBC America uma das mais bem avaliadas do ano é a forma como os clichês de tramas policiais são trabalhados: duas mulheres, viagens pelas principais cidades da Europa, crimes cabulosos e até mesmo uma história de paixão.

A terceira temporada começou no último domingo, dia 12 de abril, e a série está disponível no Globoplay

Tiger King

A série Tiger King conta a história chocante de Joe Exotic, proprietário de um zoológico de grandes felinos, e sua rivalidade com Carole Baskin, dona de um santuário de animais selvagens e suspeita de ter matado seu ex-marido. Acredite, essa é apenas a ponta do iceberg. 

Um dado chocante revelado no documentário é que o número de tigres vivos é maior nos Estados Unidos do que no resto do mundo. Dito isso, a série mostra outros criadores de grandes felinos e a forma com que vivem para manter os animais. 

Enfim, Tiger King está disponível na Netflix e acaba de ganhar um novo episódio. 

Livros para ler no confinamento

Caminhos Peregrinos 

dicas-para-o-confinamento

Após percorrer o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, Antônio Jr. voltou com uma bagagem incrível de experiências para contar. É dessa jornada que se originou o livro Caminhos Peregrinos, que traz reflexões acerca das descobertas de uma peregrinação. 

Para a maioria das dificuldades enfrentadas, o autor encontrou metáforas e lições que serviram como fomento para mudanças em sua vida. Mudanças essas, que começaram enquanto Antônio caminhava rumo à Catedral de Santiago. 

Além das reflexões inspiradoras para espíritos desbravadores, o livro é um bom relato para quem pensa em um dia trilhar os caminhos peregrinos que levam até a Catedral de Santiago. Isso quer dizer que você também terá dados técnicos da longa caminhada: preparativos, distância percorrida, equipamentos, contratempos, etc. 

Diários de bicicleta

confinamento-dicas-livros

Antes de mais nada, o ex-vocalista da banda Talking Heads, David Byrne, é apaixonado por bicicletas desde muito tempo. Em diários de bicicleta, você vai acompanhar as reflexões sobre como a vida sobre duas rodas pode influenciar em nossa saúde e, também, na infraestrutura das cidades ao redor do mundo. 

Em cada capítulo você fará um passeio de bike por cidades como Berlim, Nova York, Buenos Aires e Sydney, abordando assuntos como filosofia, política, arte, história, música e urbanismo. Tudo isso sem deixar de lado o uso das bicicletas como meios de transporte. 

Sem dúvida alguma, Diários de bicicleta será uma leitura incrível para a quarentena. Difícil vai ser segurar a vontade de sair por aí pedalando e descobrindo novos caminhos pela cidade. 

Fique em casa!

Viu só? Com essas dicas você terá com o que se ocupar, sem precisar deixar a alma de viajante de lado. 

Finalmente, gostou das nossas recomendações? O que recomenda para a gente se distrair durante o confinamento?  

Posts Relacionados