Patrimônios da Unesco na Itália – Road Trip

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pude conhecer alguns Patrimônios da Unesco na Itália durante uma Road Trip pelo país da bota. Em geral, os números são fascinantes e capazes de revelar uma Itália que poucos exploram. 

Na verdade, a Itália é conhecida e admirada por diferentes pontos. Seja pelas belas paisagens, monumentos clássicos ou gastronomia excelente, a Itália costuma encantar todo tipo de público.

Nas próximas linhas, relatei alguns dos pontos de minha viagem, especialmente por fazerem parte da lista da Unesco. 

Piazza dei Miracoli

Pisa

A Piazza dei Miracoli, em Pisa, é conhecidíssima por seus monumentos, que em 1987, entraram para a lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco. Muita gente confunde e chama o local de Campo dei Miracoli, mas o correto é Piazza, mesmo. 

O monumento mais conhecido da Piazza dei Miracoli é a Torre di Pisa. Construída em meados de 1200 para ser a torre do sino da catedral. A ligeira inclinação foi proposital, uma vez que o solo não suportaria grandes pesos.

Mas a Piazza dei Miracoli vai muito além da torre. A Catedral de Santa Maria é outro tesouro sobre o gramado da praça. Além de todo o mármore, o interior é cheio de obras de arte: esculturas, pinturas, obras magníficas em ouro. 

O Battistero, Camposanto e os dois museus também fizeram a visita valer a pena. 

Em geral, Pisa é uma cidade tranquila e belíssima pela sua arquitetura e tradição Toscana. 

San Gimignano

vinhedos patrimonios da unesco na Itália

San Gimignano é um tesouro da Toscana, uma cidade repleta de torres que se espalha sobre um monte. Tal localização permite dizer que a vista da Cidade das Torres é privilegiada: o Vale de Elsa. 

Mas são os monumentos e as construções medievais que levam San Gimignano até a lista de patrimônios da Unesco. O Duomo, por exemplo, é uma igreja românica do século XVII e abriga obras de arte de valor inestimável. 

O Palazzo Podesta, ou palácio do povo, fica a poucos passos do Duomo e é onde funciona a prefeitura de San Gimignano e também o Museo Civico, que tem um belíssimo acervo de obras do século XIV. 

Se caminhar pelas ruas da cidade, terá a impressão de estar em um set cinematográfico. Além de bela, San Gimignano é um exemplo de preservação do patrimônio.

Siena

Siena patrimonios da unesco na Itália

Siena também tem atmosfera medieval e é uma das cidades favoritas da Toscana. Incrivelmente, há quem diga que tudo pode ser visto em um dia, mas se engana, pois Siena guarda muitos tesouros.  Não é à toa que Siena integra a lista de Patrimônios da Unesco na Itália.

Em termos de monumento, Siena é conhecida a partir de seu centro, a Praça del Campo. Este é o local onde acontecem o Palio de Siena, tradicional corrida de cavalo, disputada pelos bairros da cidade. 

Além disso, a Catedral de Siena é uma boa pedida para conhecer mais da arquitetura gótica italiana. Também imperdível é a Basílica de São Domingos, uma das relíquias da cidade.

Percorrendo os caminhos medievais, que são as ruas da cidade, você chegará a outros pontos fascinantes. Dentre eles, basílicas, museus, esculturas e um comércio repleto de produtos locais. 

Pienza

patrimonios da unesco na Itália Pienza

De longe Pienza já entrega um belo cartão postal: torres, construções sobre um relevo típico dos que vemos na Toscana. Dali podemos ver o Vale d’Orciade um ponto cinematográfico. 

Uma caminhada rápida já revela todo o charme da pequena Pienza. Poucos sabem, mas ela foi a única cidade planejada com registros do século XV. Inclusive, o projeto de Pienza foi um pedido do Papa Pio II. 

Jardim Botânico de Pádua

Pádua, a cidade do santo casamenteiro. Muito além disso, a cidade do jardim botânico universitário mais antigo do mundo. Ele foi construído em 1545 e desde então, contribui para a ciência e história natural, guardando mais de 6000 espécies vegetais. 

Uma vez em Pádua, claro que não vai perder a oportunidade de conhecer mais da história do local. Primeiramente, mesmo se for casado ou não acreditar em santo, a Catedral de Santo Antônio é um dos lugares mais tradicionais. Mais tradicional ainda é o bolo do santo, que segundo a tradição pode trazer o amor de sua vida. 

Val D’orcia e Siena

patrimonios da unesco na Itália Val d'Orcia

Já falamos de Siena neste post, mas sem entrar em detalhes sobre o Vale D’Orcia. Este é o lugar da Toscana dos sonhos, sendo o vale que fica entre Siena e Grosseto.

Em minha road trip, passei por vários castelos e lugares que tornam o contraste entre arte e natureza uma característica única da Toscana. Tudo ali parece uma poesia: os campos, os vinhedos, a história…

Das cidades conhecidas do Vale d’Orcia, destacamos Pienza (que tem um queijo delicioso) e Montalcino, a cidade do Brunello. 

 

Ivrea

Ivrea

Localizada na região do Piemonte, Ivrea passou a integrar a lista de Patrimônios da Unesco por ser considerada a cidade ideal da revolução industrial. Além disso, os holofotes se voltam para um dos pontos da Via Francigena, caminho que leva peregrinos até Roma. 

Uma das atrações mais visitadas em Ivrea é a Catedral. Construída nos estilos romano e neoclássico, ela guarda em seu interior as relíquias de San Besso. Embora seja uma belíssima igreja, ela tem traços diferentes das obras mais famosas da Itália. 

O Castelo de Ivrea também merece atenção. Trata-se de um enorme forte construído no século XIV.

Ivrea

Road trip na Itália

A maior surpresa de todas ao viajar pela Itália é sempre descobrir um novo país. Com isso, convido você a ler sobre a road trip que fiz pelo país da bota. 

Neste post, você conheceu um pouco mais sobre alguns Patrimônios da Unesco na Itália, uma extensa lista que merece ser visitada.

Clique aqui e leia o artigo sobre a road trip na Itália

Posts Relacionados