A Serra Gaúcha, como bem sabemos, é um dos destinos mais queridos do Brasil. E ali, entre as suas belas paisagens, estão os Caminhos de Caravaggio, umas das rotas de peregrinação do Brasil que liga o santuário de Nossa Senhora do Caravaggio de Canela ao santuário de Farroupilha.
Uma das curiosidades dos Caminhos de Caravaggio é que o trajeto pode ser feito nos dois sentidos: de Canela para Farroupilha, onde a orientação é feita pelas setas amarelas ou de Farroupilha para Canela, cujo caminho é indicado pelas setas azuis.
Todo o trajeto tem aproximadamente 200km e pode ser feito em 10 dias. Aqui estão reunidas todas as informações que você precisa para começar a dar os primeiros passos nessa peregrinação incrível pelo sul do Brasil.
Trechos dos Caminhos de Caravaggio
Em abril de 2021 eu pude conhecer essa rota que é extremamente linda em cada detalhe. Minha partida se deu de Canela, mas o contrário também pode ser feito considerando esses trechos aqui:
- Etapa 1 – Santuário de Caravaggio (Canela) até o Hotel Laghetto (Gramado) – 14,5km
- Etapa 2 – Hotel Laghetto até a Pousada Colina de Pedra (Gramado) – 22,4km
- Etapa 3 – Pousada Colina de Pedra até a Pousada Dona Solange (Vila Oliva – Caxias do Sul) – 22,5km
- Etapa 4 – Pousada Dona Solange até Santa Lúcia do Piaí (Caxias do Sul) – 15,7km
- Etapa 5 – Santa Lúcia do Piaí até a Hospedaria Bom Pastor (Nova Petrópolis) – 24,2km
- Etapa 6 – Hospedaria Bom Pastor até a Pousada da Chácara (Nova Petrópolis) – 14,7km
- Etapa 7 – Pousada da Chácara até o Hotel Fazenda Vale Real (Caxias do Sul) – 25,1km
- Etapa 8 – Hotel Fazenda Vale Real até a Capela Caravaggeto (Farroupilha) – 16,1km
- Etapa 9 – Capela Caravaggeto até a Vinícola Colombo (Farroupilha) – 16,2km
- Etapa 10 – Vinícola Colombo até o Santuário de Caravaggio (Farroupilha) – 22,9km
Cabe aqui uma pequena observação: na sexta etapa do caminho, cometi um pequeno erro na rota e acabei caminhando 5km a menos. A rota certa desse trecho tem 19,3km, então fique atento!
Pontos de apoio
No início do trajeto, o peregrino já recebe um mapa com todas as informações sobre o caminho, incluindo pontos de apoio, como pousadas, lanchonetes e restaurantes e, também, números de emergência e contatos importantes.
Em todas as pousadas que estive nestes 10 dias fui extremamente bem acolhido e na janela sempre tinha como companhia uma paisagem belíssima.
Além disso, há pontos onde os próprios moradores da região acolhem os peregrinos. É claro, a reserva deve ser feita com antecedência, mas vai por mim, esses lares acolhedores e cheios de afeto tornam o caminho ainda melhor.
Ressalto aqui a importância de estar sempre atento e ser cauteloso. Algumas partes dessas etapas são feitas por rodovias asfaltadas e muito movimentadas.
Como se preparar para os Caminhos de Caravaggio?
Se engana quem pensa que as temperaturas são sempre amenas no sul… Nos dias de calor, o sol não economiza esforços e, portanto, todos os produtos e acessórios de proteção devem estar na mochila.
Por se tratar de uma região serrana, é preciso também ficar atento à previsão do tempo e se ligar nas chuvas. Então, também a capa de chuva e proteções devem estar contigo.
No mais, uma boa dica é: prepare-se em terrenos de diferentes altimetrias, esteja ciente que você encontrará nessa jornada muitas subidas e descidas. Para os peregrinos que caminham com o bastão, nos Caminhos de Caravaggio eles podem ser muito úteis, principalmente ao se deparar com um trecho com declive lamacento.
Sempre dou essa dica aqui e lá no meu Instagram , mas não custa relembrar: pratique sempre as caminhadas com sua mochila e seu calçado. Assim, você reconhecerá seus limites e estará de fato preparado para enfrentar essa peregrinação incrível.
Enfim, peregrinar não é um bicho de sete cabeças, é possível realizar esse feito com um treinamento simples. Basta dar o primeiro passo… No mais, vá de mente aberta para viver uma experiência sem igual.