Caminhos de São Tiago (Minas Gerais) em 10 dias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Minas Gerais tem uma imensidão de riquezas por entre suas montanhas. Encontramos muito dessa riqueza no interior do estado, onde podemos descobrir quitutes e lugares magníficos. Recentemente pude realizar a peregrinação pelos Caminhos de São Tiago e aqui eu te conto como é possível completar a rota em até 10 dias.

Caminhos de São Tiago Minas Gerais

Sobre a cidade de São Tiago

São Tiago é uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, conhecida como a terra do biscoito. A cidade, com aproximadamente 11 mil habitantes, fica entre algumas serras conhecidas em todo o Brasil e tem um povo solidário e afetuoso que recebe muito bem os peregrinos e ciclistas que vão até lá.

Por se tratar de uma rota de peregrinação nova, os Caminhos de São Tiago ainda são pouco conhecidos, mas vai por mim: tem em todo o trajeto muita hospitalidade e segurança, detalhes importantíssimos para quem deseja fazê-lo em 10 ou mais dias.

Rotas Caminhos de São Tiago Minas Gerais

Você pode estar se perguntando “Por que Caminhos de São Tiago, no plural?”, não é mesmo?! Nomearam a rota dessa maneira porque ainda está em desenvolvimento um projeto com outras rotas que também terão como destino a cidade de São Tiago. Ou seja, várias rotas se unirão a um único lugar, assim como as rotas de Santiago de Compostela, uma das inspirações desse projeto.

Etapas da peregrinação dos Caminhos de São Tiago

A rota principal, com início em Ouro Branco, tem aproximadamente 250km. Planejar e se programar para cada dia é essencial, afinal aqui é onde tudo começa.

Etapas dos Caminhos de São Tiago Minas Gerais

Para ficar mais claro e facilitar o seu planejamento, listei aqui as etapas, as cidades e a quilometragem entre cada uma delas:

  • Primeira etapa – Ouro Branco – Cons. Lafaiete – 25,9km;
  • Segunda etapa – Conselheiro Lafaiete – Queluzito – 31km;
  • Terceira etapa – Queluzito – Casa Grande – 14,4km;
  • Quarta etapa – Casa Grande – Entre Rios – 29,1km;
  • Quinta etapa – Entre Rios – Cachoeira Forros – 24,9km;
  • Sexta etapa – Cachoeira Forros – Lagoa Dourada – 26km;
  • Sétima etapa – Lagoa Dourada – Resende Costa – 26,7km;
  • Oitava etapa – Resende Costa – Coronel Xavier Chaves – 15,6km;
  • Nona etapa – Coronel Xavier Chaves – Ritápolis – 16,0km;
  • Décima etapa – Ritápolis – São Tiago – 39,7km;

Pontos de apoio e sinalização 

Assim como as outras rotas de peregrinação no Brasil, há nesta jornada apoio em diversos pontos para peregrinos, ciclistas e também para as pessoas que preferem viajar a cavalo.

Caminhos de São Tiago interior de Minas Gerais

Pousadas, restaurantes, lanchonetes e até mesmo moradores oferecem ajuda durante todo o caminho, facilitando a alimentação, a hidratação e o descanso. Além disso, há lojas de artesanato e comidas típicas da região que dão um gostinho a mais na peregrinação (às vezes, é impossível resistir a um queijinho)!

Quanto à sinalização, todo o trajeto é indicado pelas setas amarelas e várias informações podem ser obtidas nos pontos de apoio pelo caminho.

Sinalização Caminhos de São Tiago Minas Gerais

Qual a melhor época para fazer a rota dos Caminhos de São Tiago?

Geralmente os trajetos de peregrinação no Brasil passam por caminhos de cidadezinhas interioranas, intensificando o contato com a natureza. Nesse cenário, é sempre bom optar por estações de temperaturas amenas, como a primavera e o outono.

São Tiago Minas Gerais

Pude realizar o trajeto próximo ao final do verão, mas sempre começava a minha caminhada bem cedinho, no amanhecer do dia.

Diferente do Caminho da Fé, a região serrana de Minas Gerais tem temperaturas mais agradáveis, o que é um ponto positivo para nós peregrinos.

A chegada é sempre festejada e é ainda mais deliciosa na terra do biscoito, com todo o afeto, carinho e cordialidade que só o povo mineiro tem. 

Relatei no meu Instagram  como foi cada dia da peregrinação pelos Caminhos de São Tiago. São detalhes que valem a pena conferir para que você possa ir realmente aberto e preparado para essa jornada.

Posts Relacionados