O que esperar dos Caminhos de São Tiago, em Minas Gerais?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O cenário belo e encantador das montanhas, o barulho das águas correndo por entre elas, o cantar dos pássaros e do vento são pontos marcantes nos Caminhos de São Tiago. Verdade seja dita: é impossível falar de Minas Gerais sem citar suas belezas naturais.

São Tiago MG

As rotas dos Caminhos de São Tiago, assim como as principais peregrinações do Brasil, vão cortando as montanhas, o que nos leva a lugares realmente surpreendentes.

Esta rota tem início na cidade de Ouro Branco e, claro, finda em São Tiago, a famosa terra do biscoito, totalizando aproximadamente 250km.

Pontos de apoio nos Caminhos de São Tiago

Fique tranquilo: Minas é uma terra extremamente acolhedora e durante todo o percurso há pontos de apoio para peregrinos e ciclistas que passam pela rota, dentre eles pousadas, lanchonetes, restaurantes e muita sombra e água fresca, afinal é preciso manter uma boa hidratação durante a viagem.

Em todas as pousadas que passei, tive boas experiências, principalmente na hora do jantar, quando pude conversar sobre os costumes e a tranquilidade dos vilarejos, também de trabalho e ritmo de vida.

Caminhos de São Tiago em Minas Gerais

 

Esse acolhimento mineiro faz com que a gente se sinta em casa, à vontade. Nesses momentos a simplicidade salta à mesa e é aí que aprendemos o quão rico somos por podermos vivenciar momentos como esses.

Culinária

Quem conhece a culinária mineira, sabe bem como é difícil resistir a uma receita do interior. Seja no almoço ou jantar, café ou lanche, pelo caminho há muita coisa saborosa!

Lagoa Dourada, a sétima cidade da rota, é famosíssima por seus rocamboles. É impossível passar por lá e deixar de experimentar essa delícia!

Além disso, Minas Gerais é a terra do queijo e da cachaça. Então, em cada parada você pode experimentar algo diferente e ainda se encantar com o sabor. E vai por mim, você vai querer experimentar, nem que seja um simples belisco!

E, é claro, nós estamos falando de São Tiago, a cidade conhecida por seus deliciosos biscoitos. Pelo caminho você já consegue encontrar alguns dos mais famosos e saborear aquela combinação tão falada de café com biscoito. Na cidade há uma variedade infindável de receitas e sabores!

História e arte

Não é à toa que Minas Gerais tem em meio às suas montanhas a conhecida estrada real, inclusive que é até uma das rotas de peregrinação no Brasil. Por aqui todo cantinho tem história!

Igreja história na rota dos Caminhos de São Tiago

 

Muros de pedras, casarões e fazendas de séculos passados, igrejas e monumentos contam essa história e trazem à peregrinação ainda mais motivação para seguir pelos Caminhos de São Tiago. Inconfidentes mineiros fizeram por aqui suas trilhas, carregando ouro e lutando pelo nosso desenvolvimento, o que hoje nos desperta uma curiosidade profunda e uma ligação ainda maior com o caminho.

Além disso, por se tratar de cidades interioranas, pequenas e cheias de afeto, os trabalhos feitos à mão são muito fortes por essa região. Ao chegar nas cidades, você encontrará lojas de artesanato em tear, verdadeiras artes do povo mineiro.

São Tiago

 

Pude realizar a rota em 10 etapas (dias), caminhando em média 25km por dia, e esta foi uma experiência deliciosa que tenho muito a agradecer. 

Enfim, os Caminhos de São Tiago são realmente encantadores! Para os peregrinos, a rota tem muito a ensinar tanto pela sua essência, quanto pela peregrinação em si, que nos desperta para o autoconhecimento. Planeje-se e venha de coração aberto conhecer esses caminhos mágicos.

São Tiago peregrinação

Posts Relacionados