Conheça os Mirantes de Belo Horizonte

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Belo Horizonte é uma cidade grande, mas com clima de interior. Quem nunca ouviu essa afirmação que atire a primeira pedra. Dentre as atrações, estão monumentos históricos, construções importantes, museus, bares, programas culturais e, claro, os mirantes.

Ao visitar alguns dos mirantes, chegamos a entender a origem do nome: Belo Horizonte. Afinal, são vistas que inspiram decisões, reflexões e despertam paixões. Geralmente um emaranhado de prédios, com colinas e relevos ao fundo, cobertos por um imenso céu com degradês de cores. 

Neste post, vou levar você até os mirantes mais legais da capital mineira. Sem dúvida alguma, passeios que, por vezes, fogem do comum e sempre arrancam suspiros. 

Para melhor programar suas visitas, vou preparar um mapa que você poderá salvar em seu celular! Assim fica mais fácil na hora de colocar em prática. 

Mirante das mangabeiras

mirante das mangabeiras em Belo Horizonte

A Praça do Papa é um dos lugares mais visitados por quem quer ter uma vista de cima da cidade. Mas se fizer uma pequena caminhada, você chegará ao Mirante das Mangabeiras. 

O lugar possui uma excelente estrutura, de onde se admira Belo Horizonte com vista privilegiada. Além da vista a olho nu, no Mirante das Mangabeiras você pode ver pontos da cidade com mais detalhes por meio de um telescópio. 

Se você gostar de emoção, vai adorar andar na tirolesa que sai de cima do mirante e passa pelo parque das mangabeiras. Sem dúvida alguma, uma parada obrigatória para quem quer ter uma vista diferente da cidade.

Mirante do Parque das Mangabeiras

mirante-parque-das-mangabeiras
Foto: Vitor Ribas

No ponto mais alto do parque das Mangabeiras, este mirante também é uma excelente parada para ver as belas paisagens de Belo Horizonte. Assim como o anterior, esse mirante possui uma excelente estrutura.

Embora seja bem conhecido, o Parque das Mangabeiras nem sempre é explorado como deveria. Muitas pessoas sequer cogitam ir até lá. 

Mirante Belvedere

Mirante-belvedere
Foto: Ricardo Silvino

Oficialmente, o lugar não é um mirante. Isso explica a ausência de estrutura e comércio no local. Mas é um dos pontos mais charmosos para se observar Belo Horizonte. O Belvedere é um bairro tradicional e distante do centro. Por isso, para chegar até lá, você deve fazer um passeio de carro. 

Não se preocupe, qualquer esforço será compensado pela vista magnífica do mirante Belvedere. 

Mirante da Caixa D’água

belo-horizonte-mirantes
Mirante da Caixa D’água. Foto: João Pedro

Se perguntar por mirantes em Belo Horizonte, certamente as pessoas falarão do famoso Mirante da Copasa. Na verdade, esse também não é um mirante oficial. Mas a área natural parece ter sido posicionada ali propositalmente. 

Durante a noite, é um dos melhores lugares para observar o céu estrelado e as luzes da cidade. Mas todo cuidado é pouco: o mirante não possui estrutura. Logo, não há proteção e nem comércio por perto. Além disso, fique atento ao policiamento. É melhor visitar o mirante com um grupo de pessoas, sobretudo durante a noite.

Mirante de Orações 

O Mirante Palmares, ou mirante de orações, fica fora do eixo central da cidade. Ou seja, é um ponto diferente dos outros. O apelido vem do grande número de manifestações religiosas que acontecem por ali. 

Embora não tenha estrutura oficial, o local é muito visitado, pois presenteia os visitantes com uma bela vista de toda a cidade. Logo, é muito comum ver pessoas orando, admirando ou apenas passeando por ali a qualquer hora do dia. 

Praça do Papa

mirantes de belo horizonte

Apesar de não ser visto como um mirante em si, essa praça fica em um ponto alto da cidade e tem ótimos pontos de observação. Sempre muito frequentada, a Praça do Papa também tem vários carrinhos que vendem comida e bebidas. 

Além de ser um excelente lugar para fotos, picnics e passeios em família, ela fica ao lado de outros mirantes e de uma atração singular de Belo Horizonte: a Rua do Amendoim. 

Essa é uma rua plana, sem relevo algum, mas que faz com que os carros andem mesmo se estiverem desligados. Se for até lá, verá muitas pessoas se divertindo com o curioso fato. Caso esteja de táxi, não deixe de pedir ao motorista para lhe mostrar a Rua do Amendoim, os belorizontinos adoram!

Viu só como a capital mineira explica o próprio nome? São inúmeros lugares de onde podemos observar o Belo Horizonte de Minas Gerais. 

O contraste entre as paisagens naturais e urbanas encanta muita gente. Além, claro, de dar um gostinho de cidade pequena para uma das maiores capitais do Brasil. 

Já visitou algum ponto que pode ser considerado um mirante em Belo Horizonte? Conte aí nos comentários! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados