O cenário belo e encantador das montanhas, o barulho das águas correndo por entre elas, o cantar dos pássaros e do vento são pontos marcantes nos Caminhos de São Tiago. Verdade seja dita: é impossível falar de Minas Gerais sem citar suas belezas naturais.
As rotas dos Caminhos de São Tiago, assim como as principais peregrinações do Brasil, vão cortando as montanhas, o que nos leva a lugares realmente surpreendentes.
Esta rota tem início na cidade de Ouro Branco e, claro, finda em São Tiago, a famosa terra do biscoito, totalizando aproximadamente 250km.
Pontos de apoio nos Caminhos de São Tiago
Fique tranquilo: Minas é uma terra extremamente acolhedora e durante todo o percurso há pontos de apoio para peregrinos e ciclistas que passam pela rota, dentre eles pousadas, lanchonetes, restaurantes e muita sombra e água fresca, afinal é preciso manter uma boa hidratação durante a viagem.
Em todas as pousadas que passei, tive boas experiências, principalmente na hora do jantar, quando pude conversar sobre os costumes e a tranquilidade dos vilarejos, também de trabalho e ritmo de vida.
Esse acolhimento mineiro faz com que a gente se sinta em casa, à vontade. Nesses momentos a simplicidade salta à mesa e é aí que aprendemos o quão rico somos por podermos vivenciar momentos como esses.
Culinária
Quem conhece a culinária mineira, sabe bem como é difícil resistir a uma receita do interior. Seja no almoço ou jantar, café ou lanche, pelo caminho há muita coisa saborosa!
Lagoa Dourada, a sétima cidade da rota, é famosíssima por seus rocamboles. É impossível passar por lá e deixar de experimentar essa delícia!
Além disso, Minas Gerais é a terra do queijo e da cachaça. Então, em cada parada você pode experimentar algo diferente e ainda se encantar com o sabor. E vai por mim, você vai querer experimentar, nem que seja um simples belisco!
E, é claro, nós estamos falando de São Tiago, a cidade conhecida por seus deliciosos biscoitos. Pelo caminho você já consegue encontrar alguns dos mais famosos e saborear aquela combinação tão falada de café com biscoito. Na cidade há uma variedade infindável de receitas e sabores!
História e arte
Não é à toa que Minas Gerais tem em meio às suas montanhas a conhecida estrada real, inclusive que é até uma das rotas de peregrinação no Brasil. Por aqui todo cantinho tem história!
Muros de pedras, casarões e fazendas de séculos passados, igrejas e monumentos contam essa história e trazem à peregrinação ainda mais motivação para seguir pelos Caminhos de São Tiago. Inconfidentes mineiros fizeram por aqui suas trilhas, carregando ouro e lutando pelo nosso desenvolvimento, o que hoje nos desperta uma curiosidade profunda e uma ligação ainda maior com o caminho.
Além disso, por se tratar de cidades interioranas, pequenas e cheias de afeto, os trabalhos feitos à mão são muito fortes por essa região. Ao chegar nas cidades, você encontrará lojas de artesanato em tear, verdadeiras artes do povo mineiro.
Pude realizar a rota em 10 etapas (dias), caminhando em média 25km por dia, e esta foi uma experiência deliciosa que tenho muito a agradecer.
Enfim, os Caminhos de São Tiago são realmente encantadores! Para os peregrinos, a rota tem muito a ensinar tanto pela sua essência, quanto pela peregrinação em si, que nos desperta para o autoconhecimento. Planeje-se e venha de coração aberto conhecer esses caminhos mágicos.