Esquiando em Aime La Plagne

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

La Plagne é uma estação de esqui que fica na região de Savoie, na França, a pouco mais de 60 quilômetros de Albertville, onde aconteceram os Jogos Olímpicos de Inverno de 1992. Movida principalmente pelo esqui, La Plagne recebe cada vez mais brasileiros e sempre se prepara para acolher os turistas de braços abertos em seus 2100 metros de altitude. 

A cidade-base da estação é Aime, uma cidade pequena e com poucos monumentos históricos. Mesmo assim, o clima dos Alpes Franceses e a cultura e gastronomia já são belas atrações para quem não vai esquiar. 

Alpes Franceses

Inclusive, se engana quem pensa que o esqui é o único esporte a ser praticado ali. Além de escorregar sobre a neve sobre duas pranchas, muita gente visita La Plagne para praticar snowboarding, caminhadas com raquetes, luge (esquibunda) e também aproveitar a única pista de bobsleigh existente no país. 

Esquiar em La Plagne é uma experiência única: você pode começar direto do hotel, por exemplo. Da mesma forma, saindo de um bar ou restaurante, já terá acesso a algumas pistas. De toda forma, o conceito predominante para o turismo em Aime La Plagne é o de férias em família: atrações para todos os gostos. 

A estrutura em La Plagne

Mapa de pistas do Paradiski

A estação de La Plagne fica em um domínio esquiável conhecido como Paradiski, junto com as estações de Les Arcs e Peisey-Vallandry. São 30 pistas pretas (avançadas), 71 vermelhas, 125 azuis e 18 verdes (iniciantes). 

Além das pistas e áreas para acolher crianças, em La Plagne você pode conhecer o snowpark de 2,5 hectares. Mas essa área é apenas recomendada para quem pratica o free style, modalidade que inclui manobras radicais e que é motivo para muita adrenalina. 

Para se hospedar, muitas pessoas costumam ficar em hotéis luxuosos como o Club Med. Mas se você preferir, procure por chalés ou hospedagens mais baratas nas cidades próximas da estação. Mas atenção: dependendo do lugar, você vai precisar de um carro para subir até a estação. 

Se você já frequentou uma estação de esqui durante o inverno, certamente viu como esses lugares ficam animados. Em La Plagne não é diferente: bares, restaurantes, boates e muitos eventos acontecem durante as noites de inverno nos Alpes. 

De um modo geral, a estação de La Plagne tem a mesma estrutura que uma pequena cidade: farmácia, bancos, mercearias, padarias, postos médicos e muitas lojas — sobretudo as que vendem equipamentos de esqui. 

Aprendendo a esquiar

Esquiador

O esqui não é o esporte mais conhecido no Brasil. Mas mesmo assim, muita gente é apaixonada por esportes de inverno e sempre viaja para aprender. 

Se você não quer se arriscar solo em cima das pistas, o mais recomendado é que você contrate monitores das escolas de esqui. A boa notícia? Em Aime La Plagne existem várias escolas de esqui e algumas delas oferecem aulas em português brasileiro. 

Você verá que, no início, esquiar pode ser um grande desafio. Mas isso logo se torna uma paixão e você é ganho pelas montanhas. Na medida em que sobe rumo ao topo, as pistas ficam mais difíceis e você fica mais maravilhado ainda com as montanhas cobertas pelo manto branco da neve. 

A neve também é novidade para muitos brasileiros. Por isso, se ela estiver fresca, não deixe de brincar, fazer bonecos de neve, esquibunda e esquiar na poudreuse — termo usado para se referir à neve que acabou de sair. 

Aime – La Plagne na prática

Alpes com neve

Como chegar

Chegar até Aime não é difícil, mas saiba que embora estejamos na França, nem sempre chegar por Paris é a melhor forma. 

Os aeroportos internacionais mais próximos de Aime ficam em Lyon (190 quilômetros) e Genebra (155 quilômetros). Saindo dessas cidades, você pode alugar um carro e chegar pelas rodovias ou pegar um trem até Chambéry e então chegar até a estação de La Plagne. 

Já a chegada por Paris será mais demorada e você terá que pegar um trem até Chambéry e então chegar até Aime La Plagne. 

Para esquiar

Se quiser se aventurar nas pistas de esqui, terá que adquirir um skipass para ter acesso ao Paradiski. Vale dizer que essa não será a despesa mais barata de sua viagem. 

Conte também com o aluguel do equipamento: roupas apropriadas, óculos, esquis, bastões, botas… tudo isso fica disponível para aluguel na própria estação. Mas se preferir, pode comprar os seus próprios equipamentos. 

Esquiador na pista

Para ter acesso aos teleféricos da estação será necessário adquirir um forfaits. Eles geralmente valem por um dia e são obrigatórios para chegar até as pistas de esqui. 

Se quiser encontrar professores de esqui que falam português, a École de Ski Française prepara um grupo de monitores todos os anos para receber turistas brasileiros. 

Não se esqueça de escolher um seguro viagem que cubra a prática de esportes de inverno. Apesar de ser um esporte seguro, o melhor a se fazer é estar pronto para qualquer imprevisto. 

Mont Blanc

Por fim, conhecer Aime La Plagne é um dos melhores passeios da região dos Alpes. A gastronomia de Savoie, os cenários montanhosos, a receptividade dos franceses e o clima invernal deixam tudo pra lá de apaixonante. 

Você tem vontade ou já praticou algum esporte de inverno? Qual? Vamos conversar nos comentários e trocar nossas figurinhas! Pois uma coisa é verdade: quem esquia tem muita história pra contar! 

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados