Dicas de Uxmal
Menos badalada que Chichen Itzá e talvez, por ter menos visitantes que a ruína pop mexicana, Uxmal é fascinante. As ruínas interagem com o visitante e essa foi a maior diferença que vi e senti no lugar. Uxmal fica cerca de 40 minutos do centro de Mérida. Se Mérida já é uma cidade que agrada seus visitantes, as ruínas de Uxmal completa esse sentimento de prazer e nós faz sentir falta logo que partimos do lugar.
O trajeto pode ser feito por ônibus intermunicipais que ligam Mérida a Campeche (praia mais próxima de Mérida). Simples e barato.
Andar pelas ruínas, mesmo com sol escaldante lhe faz sentir a história e se impressionar com a dedicação e cuidado que a civilização maya criava seus templos. Uxmal é assim… interage contigo o tempo todo.
Logo ao entrar na zona arqueológica você se depara com a pirâmide do ilusionista. Sensacional e bela! Uxmal faz parte de uma lista da UNESCO World Heritage Site. Não vá pronunciar errado, hein? Uxmal, fala-se OOSH-mahl e significa “construídas três vezes” na língua Maya. Trata-se de uma das melhores, restauradas e mantidas ruínas no estado de Yucatán. A sua arquitetura, algumas das mais sensíveis das ruínas de Yucatan, caracteriza-se por seus palácios horizontais em pátios, decorados com elementos de esculturas.
Uxmal foi a maior metrópole e centro religioso do final do período clássico e estudos recentes, além de algumas provas mostram que Uxmal colaborou economicamente com Chichen Itzá (outra zona arqueológica que pode ser conhecida entre Mérida e Cancun).
É extremamente importante o uso de chapéu e protetor solar pois o sol quente da região alinhado à falta de lugares cobertos e a todo percurso que vai ser percorrido.
O mais interessante é a sua interação com o espaço! você chega a se sentir na época em que viviam essa civilização. O fato de você poder entrar, percorrer grande parte dos monumentos te fazem sentir ainda mais a grandiosidade e perfeição como os Mayas a construíram.
Veja mais fotos de Uxmal: