Dicas de Cozumel
Cozumel é uma ilha no caribe e é a terceira maior ilha do território mexicano. Apreciadores de mergulho sempre desembarcam por lá pois sua barreira de corais é uma das maiores e mais belas do mundo. Com um maravilhoso mar azul, suas praias também são pontos de paradas obrigatória para quem deseja curtir um dia diferente, saindo de cidades próximas como Playa del Carmen ou Cancún.
Dicas de Cozumel
Como chegar:
Saindo de Playa del Carmen, são vários horários de Ferry (de hora em hora e praticamente o dia todo). A empresa que utilizamos foi a México Water Jet mas a empresa Ultramar também faz este trajeto e com mais conforto. O valor do ticket é de 40 reais (preço atualizado para 2014). Os barcos confortáveis e com wifi. Bom né?
Cozumel conta com um aeroporto na cidade e o acesso pode ser feito por ele. Mas pelo que pesquisei, são voos provenientes do Canadá e EUA na sua grande maioria.
O que fazer:
Chegando na ilha recomendamos andar pelo centrinho que é uma graça. Muito artesanato legal é vendido nas tiendas. Não deixe de parar para tomar um sorvete ou até mesmo uma cervejinha nos bares que estão por todos os lados. Vale a pena! O ritmo da cidade é mais lento. Como Cozumel é ponto de parada de alguns cruzeiros, não sei se fica tão tranquila assim quando algum transatlântico desembarca por lá. Não presenciei isso!
Praticantes de mergulho já vão com seus mergulhos definidos e buscam Cozumel justamente por causa de seu mar que possui grande visibilidade, chegando a 30 mts. Não sou mergulhador mas alguns amigos que mergulham e que conhecem a ilha, dizem ser o máximo. Se você é um desses, vale a pena demais. Talvez esta dica seja até desnecessária para esse nicho de leitor pois já sabem disso há tempos (risos).
Agora se você é como eu. Um admirador do mar mas que ainda não encarou desfrutar das belezas submersas, aconselho demais um snorkel. Empresas por toda parte vendem estes passeios, podendo levar você para vários locais para a atividade. Um coral maravilhoso, peixes que colorem e embarcações naufragadas fazem parte do que você irá encontrar nestes passeios.
Um dia na ilha é suficiente. Não senti necessidade de mais. Talvez por eu não ser mergulhador, este prazo foi suficiente. Algumas pessoas passam o dia no mar e certamente precisarão de um prazo um pouco maior para poder curtir as lindas praias da parte norte e a cidade que como eu disse, é uma graça!
Boas opções para que seu tempo seja otimizado é alugar um buggie ou um carro mesmo. Sua carteira de motorista do Brasil é aceita e você pode escolher entre várias opções de veículos. Andar de táxi é uma solução porém com custo mais elevado.
Não tivemos tempo para dar a volta completa na ilha e explorar as praias virgens. Conhecidos que fizeram ficaram encantados. Nós focamos na cidade mesmo e só passamos pelas praias mais próximas. Se forem fazê-la não deixem de levar dinheiro em espécie pois como vocês irão passar por locais menos badalados, não são todos os lugares que aceitam tarjetas.
Tivemos um grande problema neste dia. Meu parceiro de viagem esqueceu sua câmera fotográfica logo na partida. Onde estavam nossas fotos. Ou seja, nosso material fotográfico ficou imensamente prejudicado para poder apresentar aqui pra vocês.