É inegável que o mundo vive um dos maiores surtos da última década. Após a Organização Mundial da Saúde ter declarado o estado de pandemia do covid-19, o coronavirus, a população se deu conta da gravidade da situação.
A equipe do Retrip Expolra não poderia deixar de lado um assunto tão sério e que afeta tanto o que mais gostamos: viajar, explorar e conhecer lugares incríveis. Afinal, nosso foco é apresentar experiências ao redor do mundo, incentivar viagens e mostrar lugares fantásticos. Por essa razão, pausamos outras pautas e resolvemos dar atenção ao coronavírus.
A pergunta que não quer calar: e as minhas viagens? O que vai acontecer com o passeio dos meus sonhos? Terei que ficar em quarentena?
Nas próximas linhas, você vai ler um pouco sobre o que deve ser feito para conter as infecções, além de dicas sobre como proceder com as viagens.
Coronavírus: e a viagem dos sonhos?
A realidade está escancarada nos jornais. No momento em que escrevo este texto, milhares de pessoas morreram após serem infectadas pelo coronavírus. Infelizmente, o número não para de aumentar.
No Brasil, as infecções são recentes e a população toma, aos poucos, providências para se manterem protegidas. Uma dessas providências inclui, claramente, cancelar as viagens que aconteceriam nos próximos meses.
Neste cenário, independente do destino, o melhor a se fazer é seguir as orientações da OMS e evitar lugares públicos, aglomerações e exposição ao risco de infecção pelo covid-19. Ou seja, entrar em confinamento, independente do aparecimento de sintomas ou não.
Como proceder quanto às reservas e passagens já feitas?
A grande maioria das empresas de hospedagem e transporte já estão cientes da situação e enfrentam uma grande crise. Isso porque em alguns casos, como o da Itália, as fronteiras foram fechadas e os voos devem ser cancelados.
Se você tem reservas feitas e passagens compradas, o melhor a se fazer é entrar em contato com as empresas responsáveis e verificar o que pode ser feito. Lembre-se que essas são medidas em prol de sua própria vida e da humanidade.
Estou em um país que foi fechado. O que devo fazer?
Mais uma vez, esqueça a ideia de pegar transportes coletivos e enfrentar aglomerações. Neste caso, o mais indicado é seguir as recomendações das autoridades locais.
Se você ou qualquer pessoa próxima apresentar algum sintoma, o confinamento é praticamente obrigatório.
Segundo o Ministério da Saúde, é considerado um caso suspeito qualquer viajante que tenha passado por algum país com transmissão sustentada de covid-19; ou qualquer viajante que apresente sintomas semelhantes aos de um resfriado.
Coronavírus — Quais são os sintomas?
Segundo o Ministério da Saúde, “os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
- Febre.
- Tosse.
- Dificuldade para respirar.”
Planeje a sua viagem
Embora ainda não se saiba sobre os próximos acontecimentos, nós do Retrip Explora encorajamos que você não deixe de sonhar.
O momento é de tensão e cuidado e, mais do que nunca, união. Se todos seguirmos as recomendações das autoridades e agirmos em prol de todos, a esperança é que logo o covid-19 seja controlado e deixe de ser uma pandemia.
Tendo isso em mente, tire o tempo de recolhimento social para pesquisar e alimentar o desejo de conhecer e explorar lugares maravilhosos do mundo. Disso nós entendemos e podemos ajudar.
Durante o período de quarentena, não deixaremos de postar conteúdo para que possamos planejar próximas aventuras. Além disso, contamos com você para superarmos essa situação.
Por fim, informe-se, cuide-se e tenha o foco em um futuro onde possamos voltar a viajar.