Casapueblo – Punta Ballena e o Mirante
A Bela construção Casapueblo que servia de moradia de verão do pintor e escultor Carlos Páes Vilaró, é um dos mais conhecidos pontos turísticos do Uruguai. Famosa pelo estilo, curvas e cor branca, se assemelha às construções da Ilha de Santorini, na Grécia. Hoje abriga o museu de mesmo nome onde estão expostas obras do artista, um café com vista magnífica, uma loja de souvenir, uma sala audiovisual que conta a história de Vilaró além de um interessante e luxuoso hotel. Se quiser reservar, clique aqui.
Curiosidade: A música de Vinicius de Moraes “Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada…” foi composta para a casa de Vilaró. Os dois eram amigos e sempre quando Vinicius o visitava a casa estava diferente. Outra curiosidade é que o artista nomeou a casa com sendo de um “Fornero”, que é o nosso famoso “João de Barro”. Isso devido ao fato da casa ter sido construída em 35 anos, pouco a pouco, por ele próprio.
Optei por assistir ao pôr do sol de lá. Em todas as minhas leituras pré viagem traziam essa recomendação. A viagem para Punta del Este seria no meio da tarde e a programação foi chegar na Casa Pueblo no final dela. Não tive sorte! O dia estava muito nublado. Fiquei encantado com o museu, com as obras e com a atmosfera do local, mas infelizmente desfrutar do pôr do sol não foi possível naquele dia.
Chegamos por volta das 17h. Antes de entrar no museu, desci para o Mirante de Punta Ballena. Um local agradável e com uma vista muito bacana tanto da Casa Pueblo, quanto de Punta del Este mais adiante. Porém, como o tempo estava fechado e ventava muito, não foi possível curtir muito o visual. Em dias de sol deve ser sensacional!
Como chegar?
De carro:
Vindo de Montevidéu: Para quem vai de Montevidéu, basta utilizar a Rodovia Interbalneária General Liber Seregni por aproximadamente 120 quilômetros.
Vindo de Punta del Este: É simples! Somente 16 quilômetros de distância passando pela mesma rodovia Interbalneária porém, sentido contrário o de Montevidéu. linda a paisagem!
De ônibus:
Vindo de Montevidéu
Vindo de Punta del Este
Saiba o que ver, entre outras dicas:
Galeria de arte;
Museu com Obras do artista Carlos Páes Vilaró;
Sala de Multmídia com documentário da vida do artista;
Vista do terraço com mais visibilidade da construção;
Não deixe de descer até o Mirador de Punta Ballena;
Horário de atendimento: 10:00h às 16:45h;
Valor da Entrada: 150,00 Pesos = 19,50 Reais.
Além desse post ” Casapueblo em Punta Ballena e seu Mirante ” veja também:
– Dicas do Uruguai para sua primeira viagem
– Montevidéu Roteiro de 3 dias
– O que fazer em Montevidéu – Dicas dos bairros
– Transporte em Montevidéu – Formas de conhecer a cidade
– Vinícolas em Montevidéu – Visita guiada Bodega Juanicó
– O que fazer em Punta del Este
– Dicas de Colônia do Sacramento – Delícia de Aconchego
– Colonia do Sacramento. Quais são as maneiras de conhecê-la saindo por Buenos Aires