Dicas de Cabo Polonio
Cabo Polonio é um local irresistível e que você deveria conhecer! Protegido por leis ambientais é um reduto de galera consciente, paisagens deslumbrantes e uma atmosfera de paz e tranquilidade. Segue abaixo todas nossas dicas de Cabo Polonio. Vem com a gente!
Cabo Polonio se desponta como um local para se desligar do tempo. Quase não possui energia elétrica e internet, nem pensar. Recomendo para recarregar suas energias que serão reanimadas pelo magnífico visual que a vila oferece.
Você pode escolher entre passar o dia, como foi meu caso, ou também, ficar hospedado por lá. Lembre-se que as pousadas e hostels são muito simples e que não possuem energia elétrica na maioria das vezes. Viajando com meu filho, preferi não arriscar e fiquei na vizinha Punta del Diablo.
Além deste post: ” Dicas de Cabo Polonio ” veja esses posts sobre o Uruguai:
– Pré roteiro Uruguai 7 dias
– Dicas do Uruguai para sua primeira viagem
– Uruguai com crianças
– Montevidéu Roteiro de 3 dias
– O que fazer em Montevidéu – Dicas dos bairros
– Onde ficar em Montevidéu
– Transporte em Montevidéu – Formas de conhecer a cidade
– Vinícolas em Montevidéu – Visita guiada Bodega Juanicó
– Casa Pueblo (Punta Ballena)
– O que fazer em Punta del Este
– Dicas de Punta del Diablo
– Dicas de Colônia do Sacramento – Delícia de Aconchego
– Colonia do Sacramento. Quais são as maneiras de conhecê-la saindo por Buenos Aires
Como é uma Vila protegida, está dentro do Parque Nacional do Cabo Polonio. A entrada é pela portaria do parque. Todos que vem de carro ou ônibus chegam por ali. Não posso me esquecer que vários chegam de carona também. Não tem como ir de carro até a vila e ele deve ficar em um estacionamento – tem a parte paga e outra não – o valor é de 170 pesos uruguaios para deixar durante 6 horas. Na portaria você pode comprar seu ticket para o transporte de Jardineira – 170 pesos uruguaios ida e volta – crianças de 5 a 8 anos pagam 100 pesos. Este 4×4 é o único veículo que faz o trajeto pelas dunas que cercam a vila. O trajeto demora cerca de 30 minutos e a paisagem vai ficando cada vez mais bonita à medida que você adentra pelas dunas. Não preciso dizer que as crianças se divertiram né?
Como Cabo Polonio é um península, há praias dos dois lados. A primeira com larga extensão territorial e por onde passam as jardineiras no final do trajeto de chegada. A outra, do lado oposto, menor e mais tranquila. Há somente estas duas praias no local. Como passamos o dia, preferimos fazer outras coisas, conhecendo, principalmente, toda a vila e seus atrativos. Não entramos no mar que dizem ter água bem gelada.
A Vila é uma graça. No ponto de chegada já nos deparamos com algumas barracas de artesanato, muitos restaurantes, bares e locais de venda de sucos. Parece uma vila que parou no tempo. Tudo bem organizado e limpo. Inacreditável!
Como chegamos cedo, preferimos ir conhecer o farol e levar os meninos para verem os lobos marinhos. Cabo Polonio é um local de preservação da espécie e podem ser vistos facilmente, inúmeros deles. Lógico que há a distância necessária mas nada que atrapalhasse o entusiasmos dos guris vendo aquela grande quantidade de animais.
O lugar onde podemos ver os lobos, fica exatamente atrás do Farol. Você pode ir caminhando por qualquer um dos lados para se chegar ao local.
O Farol e seus 132 degraus também é um atrativo. Ele é patrimônio histórico do Uruguai e foi construído em 1881. De lá, temos uma visão privilegiada de toda a península e de quase toda a extensão da vila! Vale o esforço de cada degrau.
Comer bem parece simples pois a vila possui restaurantes e bares por todo canto. Pra variar, bebemos uma cerveja gelada e comemos camarões. Os meninos, batatas fritas!
Curtimos tudo! A vila, os lobos, a vista do farol, as ruelas, a areia, a brisa, a comida, o descanso, a organização e a tranquilidade.
Faltou curtir a noite. A beleza de uma noite estrelada e o agito de uma vila que durante o dia é uma paz e a noite vira um agito!
É possível alugar alguma casinha com bastante antecedência ou ficar em alguns hostels.
Como chegar?
Uma península do departamento de La Rocha, distante 250 quilômetros de Montevidéu e 140 de Punta del Este, pode ser conhecida de carro ou Ônibus. Se você tiver fazer uma viagem de carro pode estar vindo do Brasil por Chuí, que está a 50 quilômetros.
Ônibus:
COT e Rutas del Sol fazem esse trajeto. Consulte o site para maiores informações sobre tarifas e horários. Como fomos de Carro alugado não utilizamos esse serviço que me foi muito bem recomendado entre conhecidos que utilizaram esse serviço como em blogs.
Carro:
Saindo de Montevidéu: Segue a Ruta Interbalneária até a Ruta 9. Posteriormente pega a Ruta 10. São cerca de 250 quilômetros
Saindo de Punta del Este você pega a Ruta 9 e posteriormente a Ruta 10. É simples e rápido. Tudo muito bem sinalizado e estrada excelentes. São cerca de 140 quilômetros.
Saindo de Punta del Diablo (como eu): Sai pela Ruta 9, pega a Ruta 16 e depois a Ruta 10 para chegar no Portão do Parque de Cabo Polonio.
O que fazer:
Percorrer a Vila;
Caminhar beirando a praia com os meninos;
Visitar os Lobos Marinhos;
Subir o Farol.
Horários de Jardineiras:
Entrada: 10:30 ; 13:30 ; 15:30 ; 17:30 ; 20:00
Retorno: 11:00 ; 14:00 ; 16:00 ; 18:00
Além deste post: “Dicas de Cabo Polonio” veja esses posts sobre o Uruguai:
– Dicas do Uruguai para sua primeira viagem
– Montevidéu Roteiro de 3 dias
– O que fazer em Montevidéu – Dicas dos bairros
– Transporte em Montevidéu – Formas de conhecer a cidade
– Vinícolas em Montevidéu – Visita guiada Bodega Juanicó
– O que fazer em Punta del Este
– Dicas de Colônia do Sacramento – Delícia de Aconchego
– Colonia do Sacramento. Quais são as maneiras de conhecê-la saindo por Buenos Aires
Veja mais fotos do post: Dicas de Cabo Polonio
Reserve seu hotel com a gente, vai. As melhores condições e ajuda o blog.
Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço não altera e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.
Clique em :
Booking.com – Hotéis em Cabo Polonio
Booking.com – Hostel Viejo Lobo