Minas Gerais tem uma imensidão de riquezas por entre suas montanhas. Encontramos muito dessa riqueza no interior do estado, onde podemos descobrir quitutes e lugares magníficos. Recentemente pude realizar a peregrinação pelos Caminhos de São Tiago e aqui eu te conto como é possível completar a rota em até 10 dias.
Sobre a cidade de São Tiago
São Tiago é uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, conhecida como a terra do biscoito. A cidade, com aproximadamente 11 mil habitantes, fica entre algumas serras conhecidas em todo o Brasil e tem um povo solidário e afetuoso que recebe muito bem os peregrinos e ciclistas que vão até lá.
Por se tratar de uma rota de peregrinação nova, os Caminhos de São Tiago ainda são pouco conhecidos, mas vai por mim: tem em todo o trajeto muita hospitalidade e segurança, detalhes importantíssimos para quem deseja fazê-lo em 10 ou mais dias.
Você pode estar se perguntando “Por que Caminhos de São Tiago, no plural?”, não é mesmo?! Nomearam a rota dessa maneira porque ainda está em desenvolvimento um projeto com outras rotas que também terão como destino a cidade de São Tiago. Ou seja, várias rotas se unirão a um único lugar, assim como as rotas de Santiago de Compostela, uma das inspirações desse projeto.
Etapas da peregrinação dos Caminhos de São Tiago
A rota principal, com início em Ouro Branco, tem aproximadamente 250km. Planejar e se programar para cada dia é essencial, afinal aqui é onde tudo começa.
Para ficar mais claro e facilitar o seu planejamento, listei aqui as etapas, as cidades e a quilometragem entre cada uma delas:
- Primeira etapa – Ouro Branco – Cons. Lafaiete – 25,9km;
- Segunda etapa – Conselheiro Lafaiete – Queluzito – 31km;
- Terceira etapa – Queluzito – Casa Grande – 14,4km;
- Quarta etapa – Casa Grande – Entre Rios – 29,1km;
- Quinta etapa – Entre Rios – Cachoeira Forros – 24,9km;
- Sexta etapa – Cachoeira Forros – Lagoa Dourada – 26km;
- Sétima etapa – Lagoa Dourada – Resende Costa – 26,7km;
- Oitava etapa – Resende Costa – Coronel Xavier Chaves – 15,6km;
- Nona etapa – Coronel Xavier Chaves – Ritápolis – 16,0km;
- Décima etapa – Ritápolis – São Tiago – 39,7km;
Pontos de apoio e sinalização
Assim como as outras rotas de peregrinação no Brasil, há nesta jornada apoio em diversos pontos para peregrinos, ciclistas e também para as pessoas que preferem viajar a cavalo.
Pousadas, restaurantes, lanchonetes e até mesmo moradores oferecem ajuda durante todo o caminho, facilitando a alimentação, a hidratação e o descanso. Além disso, há lojas de artesanato e comidas típicas da região que dão um gostinho a mais na peregrinação (às vezes, é impossível resistir a um queijinho)!
Quanto à sinalização, todo o trajeto é indicado pelas setas amarelas e várias informações podem ser obtidas nos pontos de apoio pelo caminho.
Qual a melhor época para fazer a rota dos Caminhos de São Tiago?
Geralmente os trajetos de peregrinação no Brasil passam por caminhos de cidadezinhas interioranas, intensificando o contato com a natureza. Nesse cenário, é sempre bom optar por estações de temperaturas amenas, como a primavera e o outono.
Pude realizar o trajeto próximo ao final do verão, mas sempre começava a minha caminhada bem cedinho, no amanhecer do dia.
Diferente do Caminho da Fé, a região serrana de Minas Gerais tem temperaturas mais agradáveis, o que é um ponto positivo para nós peregrinos.
A chegada é sempre festejada e é ainda mais deliciosa na terra do biscoito, com todo o afeto, carinho e cordialidade que só o povo mineiro tem.
Relatei no meu Instagram como foi cada dia da peregrinação pelos Caminhos de São Tiago. São detalhes que valem a pena conferir para que você possa ir realmente aberto e preparado para essa jornada.