Warning: Undefined array key "options" in /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192
Trilha Salkantay - Trekking alternativo para Machu Pichu

Trilha Salkantay – Trekking alternativo para Machu Pichu

Trilha Salkantay

Veja como são as coisas. Deixei o post da Trilha Salkantay da minha viagem ao Peru ser o último para que eu pudesse escrever algo que realmente passasse para o leitor uma imagem mais próxima do que foi fazer essa trilha e como foi minha passagem por ela. Agora, escrevo sensibilizado com o caso ”Gabriel” que infelizmente morreu na última semana, vítima de hipotermia numa das montanhas frias da África. Porque toquei neste assunto? Porque passei pelo mesmo problema nessa trilha e por minha sorte, eu não estava sozinho.

A Trilha Salkantay é uma trilha alternativa e geralmente é escolhida pelos turistas que não conseguiram se inscrever na Trilha Inca. Ela custou 245 dolares. Foi o meu caso. Na Trilha Inca são permitidas diariamente cerca de 500 pessoas. Esse é o limite liberado pelo governo peruano e, principalmente em junho (2009), próximo ao dia 25, é praticamente impossível encontrar vagas após novembro do ano anterior.

Salkantay é a mais alta montanha dos Andes Peruanos e sua trilha segue por uma diversidade natural muito grande. Durante a trilha podemos observar diversos tipos de vegetação, clima e temperatura. Por todo momento caminhamos sobre uma altitude superior a 2.500 mts chegando ao ápice de 4.600 mts. Vegetação diferenciada, vistas maravilhosas e personagens dispostos a cruzar esse caminho, buscando conhecer a deslumbrante Machu Picchu. Tudo isso contribui para o desafio, diversão e sem dúvida, para a possibilidade de viver uma experiência muito ímpar em sua vida.

Dia 1

Saímos de Cuzco por volta das 5h da manhã. Fomos em direção a Mollepata, cidade de onde partimos para a Trilha.

Saída de Mollepata

Foram quase duas horas de viagem até lá. Chegamos a Mollepata e fomos tomar o café da manhã. Primeiramente um chazinho de coca para esquentar e já ir dando ânimo para a moçada. Estomago forrado, mulas carregadas (as mulas levam nossa bagagem, são permitidos 5 kg de bagagem por pessoa e acima disso é cobrado. Eles não possuem balança, então um pouquinho a mais certamente não é observado. Mas evite!), pessoal apresentado e vamos nós. Partimos por volta das 9h e o clima seco começa a ser sentido pelas pessoas. Neste momento já tinha cometido dois erros. O primeiro é que realmente fiz um pequeno desjejum e geralmente necessito de comer satisfatoriamente bem pra poder fazer qualquer atividade física. Segundo: como não sabia qual seria a temperatura na primeira parte da trilha, usei a segunda pele das pernas e além de um incômodo muito grande, isso gerou um desgaste a mais nas subidas que vieram pela frente. Partimos de Mollepata que está cerca de 3.000 mts de altitude (mais baixo do que Cusco – 3.400) e fomos caminhando para o primeiro acampamento a 3.900 mts de altitude. Foram 19 km de subidas que se revezavam entre íngremes ou suaves.

Primeiro dia

Já na primeira parte da caminhada percebi que não estava bem, sentia cansaço nas pernas e minha respiração se tornava mais ofegante pela falta de oxigênio devido a altitude. Devemos nos aclimatizar na cidade de Cuzco pelo menos com dois dias de antecedência. Cometemos a besteira de chegar num dia (vindo de Lima) e sair pra trilha no outro, além de andar por Cuzco durante umas 5 horas no dia anterior com uma esticada num pub para assistir ao jogo Cruzeiro e São Paulo pela Libertadores.

No meio do dia meu estômago já não estava bem e meu almoço de novo praticamente foi deixado de lado. Continuamos a trilha só que agora sem bagagens extras. Solicitamos que levassem nosso restante de bagagem para que eu fizesse menos esforço.

Durante a parte da tarde eu comecei a sentir calafrios e minhas pernas já não estavam bem. Por volta das 5h da tarde a temperatura chegava perto dos 0 graus e caminhar já estava sendo quase impossível. Quanto mais devagar eu andava, mais eu sentia meu corpo esfriando e a dificuldade de dar cada passo passava a ser maior. No final, eu parava de 500 em 500 metros, e não sabia o que estava sendo pior… caminhar com o corpo ardendo em febre ou parar e sentir o frio incomodar mais ainda. Tentei caminhar até onde aguentei. Perto das 6h minhas pernas já não respondiam por causa do frio e da febre. Solicitei ao guia que tinha ficado com a gente que buscasse uma mula pra que eu fizesse nela o quilometro que faltava. Enquanto isso, meu amigo e uma senhora peruana muito prestativa me aqueciam com seus corpos, me esfregando nos braços e nas pernas. Pouco depois, passou um casal de americanos e a menina me emprestou a mula que ela utilizava pois eles estavam fazendo toda a caminhada com ela. Fui ao encontro do nosso guia onde faríamos a troca das mulas. Chegamos no acampamento por volta das 6 e meia, e lá o pessoal já me esperava com garrafas pet de 600 ml cheias de água quente. Foram me colocando as garrafas na minha blusa e calça e me cobriram com uma colcha grossa para que meu corpo aquecesse. Naquela noite os ponteiros chegaram a aproximadamente 10 graus negativos.

Dia 2

Acordamos por volta das 7 horas da manhã e eu ainda estava com febre, apesar de mais baixa e de eu estar me sentindo melhor. Ainda não tinha me decidido se iria com o pessoal ou se voltaria para Cusco. Por volta das 8 e meia resolvi que não seguiria com o grupo e retornaria. O grupo seguiu com o desafio e eu voltei com uma chica peruana que também não estava se sentindo bem.

Segundo dia

Esperamos por um caminhão durante duas horas. Os peruanos se aproveitam sabendo da sua necessidade e tentam te cobrar uma fortuna pela “carona”. Se você disser que não tem dinheiro suficiente e oferecer menos da metade ou até um terço do cobrado eles te levam da mesma forma. Pagamos e nos levaram para Mollepata. Nossa viagem até Mollepata durou cerca de 2 horas.

Volta ao trekking
Descanso merecido

Chegando lá esperamos que um táxi completasse o número de passageiros, mas isso não aconteceu. Dividimos por dois o valor (com desconto é claro!) e fomos pra Cusco. Duas horas depois estávamos na cidade que não era a que gostaríamos de estar naquele momento. Procurei uma outra pousada já que a que eu estive estava lotada. Por sorte eu encontrei uma na mesma rua. Fiquei hibernado no quarto durante o resto da tarde e noite, a base de água, frutas e remédios… muitos remédios…

Enquanto isso na trilha, o pessoal ia caminhando e atravessando os obstáculos do segundo dia. Alcançaram então o ponto mais alto da trilha. A base do montanha Salkantay.Trilha Salkantay

Dia 3

Na manhã seguinte eu acordei melhor e resolvi sair em busca do grupo. Viajei por cerca de 8 ou 9 horas para chegar em Santa Teresa (cidade que o grupo estaria). Passei por Santa Maria, troquei de tipos de locomoção e cheguei por volta das 16h no acampamento que o grupo estava. Por sorte o pessoal ainda não tinha saído para Águas Termales de Cocamayo.

Santa Tereza

Esse lugar possui piscinas naturais com água com temperatura igual a um chuveiro elétrico. Tudo muito organizado, limpo e bonito. Ficamos lá por um bom tempo, tomamos uma cervejinha e retornamos para o acampamento onde começou uma rodada de baralho que durou até tarde da noite. O mais interessante nesse dia foi a cara das pessoas do grupo quando me viram chegando com minha mochila nas costas. Eu cheguei vibrando pelo fato de estar ali e o grupo todo foi me cumprimentar pela minha vontade de terminar o caminho.

Águas Termales de Cocamayo

Dia 4

Este dia a caminhada começou mais tarde. Foram trechos de descidas e poucas subidas leves. Passamos por um vegetação rasteira, clima seco até a hora do almoço. Na parte da tarde tivemos a companhia de outro clima e outro tipo de vegetação. Caminhamos por algumas horas ao lado da linha de trem. Vegetação fechada e temperatura agradável colaboraram para o rendimento da turma nesse penúltimo dia de caminhada. Trechos com paisagens muito interessantes. Achei muito bacana caminhar nesse trecho escutando um bom som… parecia que há essa hora já começávamos a dar conta de que o obstáculo já havia sido superado.

Quarto dia

Dia 5

Para este dia, prefiro um post único apesar de fazer parte da Trilha Salkantay. Está descrito no post de Machu Picchu. “Partimos às 4 horas da manhã…”

Veja ele aqui: https://retripexplora.com.br/category/mundo/america-do-sul/peru/machu-pichu/

Clique abaixo e veja nossos posts do Peru:

Cusco – Tradição, turistas e muito mais.

Cusco – A magia de seus arredores.

Lima – A modernização de uma cidade que não perde a tradição.

Machu Pichu – Compra de tickets online e limites de venda.

Machu Pichu – Inacreditável e Fascinante.

Roteiro Peru 14 dias

Na seção Pé na Jaca (nossos casos engraçados) tem um link do Mirador de Rachi

Pé na Jaca – Será que salto?

Outras fotos da Trilha Salkantay:

Posts Relacionados

Fatal error: Uncaught TypeError: implode(): Argument #2 ($array) must be of type ?array, string given in /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/vendor/matthiasmullie/minify/src/CSS.php:528 Stack trace: #0 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/vendor/matthiasmullie/minify/src/CSS.php(528): implode(Array, '|') #1 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/vendor/matthiasmullie/minify/src/CSS.php(314): MatthiasMullie\Minify\CSS->shortenColors('#sb_instagram{w...') #2 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/vendor/matthiasmullie/minify/src/Minify.php(111): MatthiasMullie\Minify\CSS->execute(NULL) #3 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/classes/optimization/CSS/class-combine.php(223): MatthiasMullie\Minify\Minify->minify() #4 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/classes/optimization/CSS/class-combine.php(171): WP_Rocket\Optimization\CSS\Combine->minify(Array, '/home/retrip/pu...') #5 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/classes/optimization/CSS/class-combine.php(110): WP_Rocket\Optimization\CSS\Combine->combine(Array) #6 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/classes/subscriber/Optimization/class-abstract-minify-subscriber.php(85): WP_Rocket\Optimization\CSS\Combine->optimize('<!DOCTYPE html>...') #7 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/classes/subscriber/Optimization/class-minify-css-subscriber.php(44): WP_Rocket\Subscriber\Optimization\Minify_Subscriber->optimize('<!DOCTYPE html>...') #8 /home/retrip/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(310): WP_Rocket\Subscriber\Optimization\Minify_CSS_Subscriber->process('<!DOCTYPE html>...') #9 /home/retrip/public_html/wp-includes/plugin.php(205): WP_Hook->apply_filters('<!DOCTYPE html>...', Array) #10 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/classes/Buffer/class-optimization.php(94): apply_filters('rocket_buffer', '<!DOCTYPE html>...') #11 [internal function]: WP_Rocket\Buffer\Optimization->maybe_process_buffer('<!DOCTYPE html>...', 9) #12 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/smart-slider-3/Nextend/WordPress/OutputBuffer.php(251): ob_end_flush() #13 /home/retrip/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(310): Nextend\WordPress\OutputBuffer->closeOutputBuffers('') #14 /home/retrip/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(334): WP_Hook->apply_filters('', Array) #15 /home/retrip/public_html/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #16 /home/retrip/public_html/wp-includes/load.php(1252): do_action('shutdown') #17 [internal function]: shutdown_action_hook() #18 {main} thrown in /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/vendor/matthiasmullie/minify/src/CSS.php on line 528