Trilha na Inglaterra – Yorkshire Dales National Park
A Inglaterra é famosa por suas cidades incríveis e cheias de história. Mas se você, assim como eu, também gosta de fazer trilhas e caminhadas durante as suas viagens, você agora vai ter mais uma desculpa para explorar a “Terra da Rainha”!
Eu morei em Londres por um pouco mais de um ano e o meu único arrependimento foi de não ter viajado direito pela Inglaterra.
Agora que estou de volta por alguns meses, resolvi fugir um pouco das cidades grandes e conhecer alguns lugares não tão turísticos.
O Yorkshire Dales National Park foi o meu primeiro destino nesse novo projeto e eu não poderia ter escolhido um lugar melhor para começar.
Eu fiz um circuito de um pouco mais de 7km passando por Malham Cove, Gordale Scar e uma cachoeira chamada Janet’s Foss.
A caminhada começa e termina em um pequeno vilarejo chamado Malham e demora mais ou menos 3 horas.
Malham Cove é a atração principal da região e está entre as dez maravilhas geológicas da Grã Bretanha. A sua formação peculiar ocorreu devido à erosão causada pelo derretimento das geleiras no final da Era do Gelo a mais de 12 mil anos atrás. Fantástico, né?!
Para chegar ao topo desse anfiteatro natural é preciso subir uma escadaria de mais de 400 degraus – a subida é um pouco cansativa mas a vista ao longo da subida compensa!
No topo, a superfície irregular feita de calcário te faz se sentir em outro planeta. O lugar tem uma paisagem tão diferenciada que até uma cena do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte foi filmada lá.
Para continuar a caminhada você precisa seguir ao longo de um paredão, passando por pastos com cordeiros.
A próxima parada é em Gordale Scar, um imponente desfiladeiro, também formado durante a Era do Gelo. Nesse desfiladeiro tem uma cachoeira onde você pode subir até o topo.
A última parada da caminhada antes de voltar para o vilarejo é em uma outra cachoeira chamada Janet’s Foss. Essa cachoeira fica no meio de uma floresta e no verão é possível nadar em sua piscina natural. Ao caminhar pela floresta, preste atenção nos grandes troncos de árvore pelo chão – muitos visitantes deixam moedas neles como pedido de boa sorte.
Para encerrar o passeio com chave de ouro, ao retornar a Malham pare para uma bebida em um dos pubs ou casas de chá.
Obs: Recomendo o uso de botas de trilha para a caminhada. Ah! E não esqueça de levar água e snacks!
Como chegar em Malham:
De carro – Só colocar o seguinte endereço no Google Maps: Malham Village National Park Car Park Postcode BD23 4DA
De ônibus – Da estação de trem Skipton os ônibus de número 210 e 211 fazem o trajeto Skipton – Malham de segunda a sexta, e o ônibus de número 75 faz o mesmo trajeto aos sábados. Os horários dos ônibus variam de acordo com a temporada, portanto é preciso checar o site http://www.dalesbus.org/