Rio de Janeiro – Bondinho de 100 anos.
No início achavam que pudesse ser uma loucura a construção. Tanto pela geografia do lugar como também pelos seus quase 400 mts de altura. O projeto seria o terceiro teleférico no mundo e o primeiro no Brasil no início do século XX. O Bonde hoje é bem diferente dos que começaram os trabalhos no início do século mas seu trajeto, com a característica de encantar as pessoas, continua o mesmo. O Bonde vai subindo pela Urca e as belezas da cidade maravilhosa vão surgindo. E como é bela a subida! A vista mostra os morros da Urca, Corcovado, Praia Vermelha, Praia de Copacabana e a Pedra da Gávea.
Em 2012, dia 27 de outubro, o Bondinho comemorou 100 anos de existência. Foram muitas idas e vindas pelo Pão de Açúcar e Morro da Urca que levaram aos olhos de turistas e cariocas paisagens maravilhosas da cidade que encanta o mundo todo. Houve comemoração! Bolos e souvenirs foram distribuídos para aqueles que compareceram nesta data comemorativa.
Durante estes 100 anos, segundo a Riotur, foram mais de 40 milhões de turistas que transitaram pelas cabines e pelos cabos de aço do bondinho. A conservação da estrutura parece estar muito bem feita.
No lugar reúnem-se lanchonete e lojas para que o turista possa ficar mais tempo curtindo o visual e também comprando objetos que levarão de recordação de um dos mais belos cartões postais do mundo.
Cada trecho (são dois) leva em torno de 3 minutos de travessia e a capacidade do bondinho é de no máximo 65 pessoas por vez. Geralmente as filas são grandes quando se trata de finais de semana, feriados ou datas especiais então, se você quiser conhece-lo numa destas situações recomendo que vá cedo e que não tenha nenhuma pressa. Vale a pena!
Não pude estar presente para a festa mas fiz questão de subir (pela primeira vez) na véspera do aniversário. O dia não enchia os olhos com o sol que geralmente embeleza o Rio mas mesmo assim fiquei surpreso com o que vi e sinceramente agradeci a todos que, 100 anos atrás desafiaram os limites da época e trabalharam para que se tornasse possível essa deslumbrante subida.
Hoje o custo para se subir é de R$ 53,00. O “ticket” deve acompanha-lo até o final da subida porque entre as estações, estão roletas que são liberadas com a leitura do código de barras. Crianças de 6 a 12 anos pagam R$ 26,00. Menores de 6 anos a entrada é gratuita.