Porque faço Trekking?
Eu poderia escrever um textão sobre o que sinto e vivo quando estou fazendo minhas caminhadas nas montanhas ou travessias propriamente ditas. É uma mistura de sentimentos que tomam conta de mim que ainda prefiro guardar e entender completamente, antes de vir aqui no blog e dividir com vocês, o que significa para mim essa experiência.
Mas de qualquer forma, quero compartilhar com vocês algumas coisas que reflito e que vejo quando estou dando passos numa travessia e vivendo o que ela proporciona ou acredito que ela possa proporcionar.
Dessa forma, eu encontrei uma maneira de ser mais breve, menos filosófico e mais direto naquilo que pode, enfim, te fazer botar os pés nas estradas e trilhas, literalmente.
Assim vou fazer uma listinha com algumas características fortes que podem fazer você, que ainda não fez alguma travessia ou um simples trekking de um dia, querer experimentar. E depois será bem provável que não deixará de estar constantemente buscando maravilhosas sensações com a prática dessa atividade.
Vamos a elas, sem passos curtos:
1 – Contato com a natureza
Caminhar pela natureza te faz descobrir o quanto ela é bela, imponente e claro, perfeita. Milhares de animais desconhecidos do cotidiano urbano, a relação entre eles e a sincronia de tudo que está posicionado em um mesmo espaço, nos faz acreditar que somos parte (pequena) disso e nos condiciona a se posicionar de forma mais humilde perante esse universo no qual estamos inseridos. Isso já pode ser considerado um grande aprendizado.
2 – Valorizar o que você tem em casa
Quando saio de casa e fico um período ausente, minha vontade de voltar para casa cresce. Ela é meu campo base, pois não sou tão desapegado assim. Fazer trilhas e passar alguns perrengues por lá, como cansaço, esforço, frio, chuva, calor acima dos limites, comida regrada e desconforto de uma barraca, me fazem valorizar o que tenho em casa e na vida.
3 – Atividade Física
Sou amante de esportes outdoor como falo na minha descrição, então qualquer atividade dessa natureza me dá muito prazer. A prática de caminhadas em montanhas e travessias proporcionam perdas de consideráveis calorias e a prática constante pode ser uma excelente atividade para sua vida. Duas simples palavras resumem bem esse tópico: Saúde e Bem-estar.
4 – Desconectar do mundo tecnológico
Todo blogueiro, assim como eu, fica ligado no 220 quando o assunto é internet, rede social, ferramenta e marketing digital, celulares, tablets, carregadores portáteis e afins. Partir para uma trilha me faz desgrudar desses aparatos eletrônicos, dessas práticas tecnológicas e do contato virtual com um grande número de pessoas ao mesmo tempo (wapp, facebook, msn!?!). Tenho necessidade, esporadicamente, de conversar comigo mesmo, com mais calma e sentir realmente do que estou precisando para me sentir melhor.
5 – Freio o ritmo da Cidade
Tenho loucura com a natureza, mesmo que alguns lugares com características bem urbanas, às vezes me façam bem. Acredito que sair da loucura da cidade faz um bem enorme ao coração e gosto de cuidar dele. Não me estresso com trânsito, insegurança, dinheiro, escritório, clientes, quando estou nas montanhas. Gosto porque realmente descanso e coloco minhas ideias em dia, além de ser sensacional para me motivar e inspirar.
6 – Diverte
Por mais que a trilha seja em companhia dos amigos, eu tenho meu tempo sozinho para refletir. Esse é o meu perfil. O que também não impede que eu me divirta com meus amigos ou com conhecidos que estejam fazendo o mesmo que eu. Altos papos e diversão garantida. É interessante como os assuntos vão surgindo e se diferem da tradicional conversa de um ambiente tenso do dia a dia.
O que você tem a dizer sobre esse post? Tem algum motivo que te faz ir para as trilhas que não está descrito aqui? Conte aqui nos comentários, gostaria muito de saber!