Monumentos de Fronteiras das Américas
É possível conhecer alguns monumentos de Fronteiras interessantes sem sair da América do sul. Como bônus e um pouco mais adiante, citarei também um na América do Norte para deixar essa lista mais completa.
Esses monumentos, também considerados “marcos” são pontos destacados pela divisão de territórios de países, de polos ou de hemisférios, dependendo de caso a caso.
Vamos a eles:
1 – Marco das Três Fronteiras
Ponto de divisa entre três países – Argentina – Brasil – Paraguai pode ser conhecido facilmente estando na cidade de Foz do Iguaçu e foi inaugurado em 1903. São três marcos que estão localizados nessa fronteira e cada um em seu respectivo país. Eles possuem também as cores características de suas bandeiras.
Além da cidade brasileira de Foz do Iguaçu, as vizinhas Puerto Iguaçu (Argentina) e Puerto Franco (Paraguai) também são cidades localizadas nessas fronteiras.
2 – Obelisco da Praça Internacional
Um Obelisco inaugurado em 1943 marca a divisa entre duas cidades: a brasileira Santana do Livramento e uruguaia Rivera.
3 – Metade do Mundo
Neste caso esse marco não tem como objetivo separar dois países e sim dois hemisfério (norte e sul). Ele está localizado na cidade de Quito no Equador. Esse marco está posicionado onde passa a linha do Equador e é uma interessante atração localizada no centro da capital equatoriana.
4 – Arco da Paz (Bônus)
Como disse anteriormente, não quis deixar de fora esse interessante marco que divide os Estados Unidos do Canadá. Um monumento de 1921 e faz menção ao que os americanos chamam de “paz duradoura”. No território canadense ele está localizado ao sul de Vancouver.
É utilizado para picnics pelas famílias e escolas americanas e canadense. Lugar ideal para um momento de lazer e descanso.