Dicas das praias de Maceió

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Dicas das praias de Maceió.

A orla de Maceió é interessante e dizem ser uma das mais belas orlas de todo o nordeste, com toda razão. Apesar de achar algumas mais atraentes que outras, principalmente a praia de Ponta Verde na área central da cidade. A praia de Ponta Verde é linda e na minha opinião a que mais me atraiu. Tenho certeza que é uma das praias mais bonitas que já vi. Pajuçara também me decepcionou um pouco e o que mais chama a atenção é sua feira de artesanato. Confesso que também esperava mais desta feirinha e até tivemos um pouco de dificuldades para escolher alguns artesanatos para a casa ou levar “lembrancinhas” para conhecidos.

Eu, minha esposa e meu filhão fizemos uma viagem para Maceió para curtir o aniversário do nosso pequeno. Como a viagem foi voltada para ele, resolvemos ficar hospedados no Salinas de Ipioca que possui uma estrutura muito bacana para crianças, além de ser um excelente hotel. Se quiserem podem ver nosso post do hotel clicando aqui. A praia de Ipioca fica ao norte de maceió, fazendo parte das praias do litoral norte do estado. Tanto no sentido norte, quanto no sentido sul, o estado possui maravilhosas praias e em muitos casos até mais interessantes do que as do centro da capital alagoana.

Mas antes, daremos algumas dicas gerais.

Como chegar:

Fomos pelo aeroporto de Maceió (na verdade da cidade vizinha de Rio Largo). É simples o trajeto até o centro da cidade. De carro alugado, que foi o que nós fizemos são cerca de 20 minutos. De táxi o valor costuma ser de aproximadamente 40 a 50 reais.

Para as praias do Norte, gasta-se um pouco mais. No caso de Ipioca foram aproximadamente 40 minutos. Mas não tivemos problema com o trânsito pelo menos nas vezes que circulamos por ali. Ipioca fica sentido norte do estado onde também estão as mais badaladas praias de Paripueira, São Miguel dos Milagres (100km) e Maragogi (130km).

Quando ir:

Geralmente no nordeste o inverno é a época mais chuvosa. Diferente daqui do sudeste onde são os meses de mais calor. Um boa época para conhecer o destino é entre os meses de agosto e abril. Maio, junho e julho são meses com possibilidade maior de chuvas podendo atrapalhar sua viagem.

IMPORTANTE: Geralmente quem viaja até maceió pensa em fazer as piscinas naturais de algumas localidades como Paripueira ou até mesmo em Maragogi. Parece ser fantástico mas não fizemos por que não consultamos o detalhe da alta da maré. Quando se agendar, verifique se a maré está apta para os passeios. Com a maré acima de 0.7 metros, é proibida a movimentação de barcos e os passeios não são feitos. Quer ver a tábua das marés? Clique aqui.

dicas das praias de maceió
Orla de Maceió – Dicas das Praias de Maceió

As praias:

Mesmo estando em Ipioca, não deixamos de conhecer o centro da cidade e principalmente suas praias. Não fizemos um roteiro com as praias dos arredores e por isso, nossa opinião se baseia somente nas que vimos e conhecemos.

Ficamos um dia inteiro andando pelo calçadão, conhecendo as praias e se banhando no mar da cidade. Passeamos por toda orla e ficamos um pouco em cada praia. Fomos á feirinha de Pajuçara, visitamos o mercadinho de peixes da Jatiuca e até frequentamos algumas lojinhas da cidade.

Dentro da cidade de Maceió, as principais praias são:  Praia de Jatiuca, Praia de Ponta Verde e Praia de Pajuçara.

Praia de Jatiuca

é a praia dos pescadores e não é viável para o banho. Muitas algas e barcos atrapalham e deixam a praia com um aspecto mais sujo. É interessante conhecer o mercado de peixes onde ficam expostos frescos.

dicas das praias de maceió
Dicas das Praias de Maceió
dicas das praias de maceió
Mercado de Peixes em Jatiuca – Dicas das Praias de Maceió

Praia de Ponte Verde

é a que mais me encantou. Achei muito bonita. Com uma área mais aberta e com um farol ao fundo é a melhor praia banha banhistas. Se você é amante de esportes ela também é o cenário perfeito. Muitos bares padronizados também trazem o melhor da culinária do nordeste.

dicas das praias de maceió
Praia de Ponta Verde – Dicas das Praias de Maceió
dicas das praias de maceió
Praia de Ponta Verde – Dicas das Praias de Maceió

Praia de Pajuçara me decepcionou um pouco. Esperava mais. Ainda mais comparando com a vizinha Ponta Verde. Nela você pode fazer o passeio das piscinas naturais e conhecer feirinha de artesanato.

dicas das praias de maceió
Praia de Pajuçara – Dicas das Praias de Maceió

Muitos que escolhem Maceió procuram pelas praias fora da área central da cidade. São inúmeras possibilidade e cada uma com seu charme e com sua estrutura. Ao sul pode-se escolher pela Praia do Francês, Bara de São Miguel, Praia do Gunga. Já no litoral norte as principais possibilidades são Paripueira, Ipioca e São Miguel do Milagres. Maragogi, outra cidade alagoada que merece destaque, se encontra também no litoral norte. Porém, neste caso não aconselho fazer um bate volta até lá. Fizemos o trajeto de aproximadamente 130 quilômetros em uma hora e meia de carro. Ou seja, seriam três horas no mínimo. Acho que não seria uma boa! Fomos e ficamos por lá por dois dias.

dicas das praias de maceió
Praia de Ipioca – Dicas das Praias de Maceió

O que fazer:

São vários passeios que podem ser feitos em Maceió. Como ficamos na praia de Ipioca e a maré não permitia os passeios nas piscinas naturais, fizemos o que estava ao nosso alcance. Uma das atrações que recomendo, principalmente para que está na praia de Ipioca é conhecer o Restaurante Hibiscus. Com música ao vivo, várias mesinhas, bangalôs e uma estrutura bem completa, o Hibiscus é muito procurado tanto por turistas quanto pelo público local. Nos finais de semana é recomendado chegar bem cedo para conseguir um bom lugar para passar o dia.

dicas das praias de maceió
Restaurante hibiscus – Dicas das Praias de Maceió
dicas das praias de maceió
Restaurante Hibiscus – Dicas das Praias de Maceió

Os passeios nas piscinas naturais são os atrativos principais da região e como não conseguimos fazê-los, vou deixar aqui elencado para que você possa se organizar e não deixa-los de fora. São eles:

– Piscinas naturais de Paripueira

– Piscinas naturais de Maragogi

– Dunas de Marapé

Onde ficar:

Como disse anteriormente, ficamos no Salinas Maceió e adoramos. Ele está situado na praia de Ipioca que não fica no centro da cidade. Se você pretende ficar no centro, Ponta Verde ou Pajuçara pode ser uma boa opção.

Agradecemos ao Márcio do Blog Márcio no Mundo a gentileza de ceder algumas fotos pois tivemos problemas com algumas.

Reserve seu hotel com a gente, vai.

Booking.com

Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço não altera e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.

Clique em :

Reserve no Salinas pela Booking

Booking.com – Hoteis em Maceió 

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram

Posts Relacionados