9 Destinos Pouco Convencionais Para o Inverno no Brasil

O Brasil é um dos destinos preferidos para aproveitar o verão. E não é para menos: temos praias paradisíacas, cachoeiras enormes, florestas magníficas e resorts de luxo. Se tem uma coisa que entendemos bem, essa coisa é o verão. Mas e o inverno? Será que existem destinos incríveis para aproveitar o inverno no Brasil?

A resposta para esta pergunta é: sim, nós temos! Embora muita gente viaje para o exterior para ver a neve, não podemos ignorar os destinos aconchegantes e tão bonitos quanto os visitados durante o verão. 

O melhor? Existem regiões para todos os gostos: tanto para quem gosta de muito frio, quanto para quem quer fugir das baixas temperaturas. E então? Podemos ou não dizer que o Brasil é o país mais completo de todos?

Nas próximas linhas, você verá uma lista com destinos perfeitos para curtir o inverno brasileiro. 

Destinos para curtir o inverno no Brasil

Igreja de São Francisco, com detalhes em pedra e branco.
São João del Rei – MG

São João del Rei – MG

O clima bucólico de São João del Rei fica ainda mais charmoso durante o inverno. A cidade faz parte da lista de lugares históricos do Brasil, o que motiva muita gente a conhecer a arquitetura, cultura e gastronomia locais. Além das atrações históricas, no inverno acontecem festivais e atividades para manter o corpo aquecido. 

A terra onde os sinos falam tem uma localização privilegiada: fica perto de outros lugares, como Tiradentes, Prados e Bichinho. Vale a pena incluir um passeio de Maria Fumaça entre São João del Rei e Tiradentes, percorrer as trilhas da Serra de São José e conhecer o artesanato da região. 

Praça Raul Soares, com grama e jardins em tons de verde,  com edifício de paredes amarelas, prédios ao redor e céu azul de inverno no Brasil
Belo Horizonte – MG

Belo Horizonte – MG

A capital mineira é uma excelente opção para quem prefere passeios mais urbanos. Embora seja uma cidade grande, Belo Horizonte tem o clima interiorano de Minas Gerais. Simultaneamente, a cidade é conhecida por seus inúmeros bares. São opções para todos os gostos. 

Assim como São João del Rei, BH também é rodeada por destinos que permitem bate-e-voltas de tirar o fôlego: Serra do Cipó e Ouro Preto são apenas alguns exemplos. Se for a Belo Horizonte, não deixe de visitar o museu Inhotim, próximo a Brumadinho.  

Paredões rochosos, com vegetação verde escura subindo. Há neblina, pois a foto foi tirada durante o inverno no Brasil
Cambará do Sul – RS

Cambará do Sul – RS

O Sul é conhecido por ser uma das regiões mais frias do Brasil. Em Cambará, os passeios de inverno envolvem paisagens naturais exuberantes, além da cerração intensa. Uma das visitas mais comuns em Cambará do Sul é o Cânion da Fortaleza: mirante exuberante, embora não tenha muita estrutura. 

Além das vistas serranas do Cânion, o parque Itaimbezinho também deslumbra os visitantes. São grandes paredões cobertos por vegetação densa. Para quem gosta de sentir frio, esse é um passeio excelente. 

Lago com águas cristalinas, rodeado por vegetação do serrado em tons verdes e amarelos, sob céu azul e sem nuvens de inverno
Itatiaia – RJ

Itatiaia – RJ

Aos aventureiros de plantão, Itatiaia é a cidade que dá nome ao parque. Inclusive, se for visitar o parque, leve um guia e esteja preparado para subidas de nível moderado. O inverno é uma ótima época, pois o tempo seco permite caminhadas e o presente são paisagens incríveis. Afinal, é onde fica o Pico das Agulhas Negras. 

Na região de Itatiaia, também ficam cidades como Visconde de Mauá, Penedo e Itamonte. Sem dúvida alguma, uma excelente área com pousadas aconchegantes, restaurantes deliciosos e passeios que incluem cachoeiras pouquíssimo visitadas. 

Guaramiranga – CE Foto: Otávio Nogueira

Guaramiranga – CE

Está surpreso por ver o nordeste nessa lista? Bom, não vamos comparar as temperaturas, pois seria algo injusto. Mas sim, recomendar esse destino maravilhoso, com paisagens de tirar o fôlego. Guaramiranga fica a aproximadamente 200 km de Fortaleza, no Maciço de Baturité. 

Além das trilhas e atrações naturais, um dos maiores atrativos de Guaramiranga é o Festival de Blues e Jazz. É quando a cidade se enche de músicos de todo o Brasil. 

Carambeí – PR

Que tal viajar para a Holanda, mas sem sair do Brasil? Brincadeiras à parte, Carambeí possui um parque histórico que é um museu a céu aberto. Ali estão casas, igrejas e museus que remontam aos tempos da colonização holandesa no Brasil, com detalhes. 

Um dos poucos lugares onde é possível visitar este período de nossa história e, ao mesmo tempo, sentir baixas temperaturas do sul do Brasil. Isso sem falar na gastronomia, não é mesmo?

Prédio de cor amarela com detalhes brancos, atrás de um jardim verde e sob céu azul com nuvens.
Petrópolis – RJ

Petrópolis – RJ

Seja para fazer um bate e volta da capital do Rio de Janeiro, ou para se hospedar no clima serrano de Petrópolis, este é um passeio que será inesquecível. Afinal, não é à toa que muita gente dá uma escapadinha até a cidade imperial. 

Museus, arquitetura típica, bons restaurantes e a serra fluminense são ótimos programas para curtir o inverno no Brasil. 

Casas com fachadas coloridas em tons de vermelho, verde, roxo, laranja, amarelo e azul. Na frente, palmeiras.
Holambra – SP

Holambra – SP

Se a capital paulista já é um prato cheio para quem gosta de temperaturas baixas, imagine só as cidadezinhas do interior, como Holambra. Conhecida como a cidade das flores, ela encanta principalmente quem gosta de programas ao ar livre. 

Há lugares em Holambra que lembram muito alguns cenários da Europa. Assim como em Carambeí, há monumentos que celebram a imigração holandesa no Brasil, como o Moinho Povos Unidos. 

São Roque – SP

Há quem viaje até os campos italianos para conhecer as vinícolas charmosas da Europa. Mas o que pouca gente sabe, é que a estrada do vinho também tem passeios ideais para quem gosta de vinho. Localizada em São Roque, fica repleta de restaurantes e vinícolas, ao longo dos 10 km de extensão. 

Além de agradar os amantes do vinho, São Roque também tem opções para toda a família. Sem sombra de dúvidas, um lugar para se visitar e aproveitar bem o inverno brasileiro. 

Ao contrário do que muita gente pode imaginar, o Brasil tem destinos imperdíveis para as baixas temperaturas. Até mesmo as praias são muito visitadas durante os meses mais frios. Afinal, já disse que somos um país completo! 

Por isso mesmo, no lugar de trocar o verão brasileiro pelo inverno do hemisfério norte, que tal explorar os destinos incríveis do nosso país?

E então, já escolheu pra onde vai no inverno? Conhece algum lugar perfeito para quem quer aproveitar as baixas temperaturas? Queremos muito saber suas experiências, então conta nos comentários abaixo!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS

RETRIP