Coronel Xavier Chaves – Belo artesanato em Pedra
Coronel Xavier Chaves está a aproximadamente 10 km de São João del rei, 25 de Tiradentes e também faz parte da Trilha dos Inconfidentes e também um braço da Estrada Real.
Assim como a maioria das cidades do interior mineiro possui o jeito pacato com moradores que adoram jogam um “dedin de prosa” fora.
É chamada Cidade da pedra devido ao seu rico artesanato em pedra. Artesãos são contratados para fazerem portais, imagens de santos e outras imagens artísticas talhadas em pedra sabão.
Logo no trevo da BR 383 que leva até a cidade já vimos uma bela imagem e a Praça central da cidade possui inúmeras esculturas de diversos formatos. É muito lindo realmente!
Nessa mesma praça está a igreja de Nossa Senhora do Rosário, toda em pedra e é uma graça! Como moro em São João del Rei as vezes faço treinos de bike passando por Coronel e nunca deixo de parar em frente essa linda igrejinha.
A cachaça das fazendas da cidade também são referências. A jacuba que pertence ao proprietário da Fazenda e Hotel Bela Vista. Já a Século XVIII que pertence atualmente ao tataraneto de Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes. Em ambos os casos é só chegar na fazenda para conhecer um pouco mais sobre a história da cachaça e claro, degustar.
Recomendo ficar em São João del Rei ou Tiradentes e fazer um tour pela cidade de Coronel. Acredito que uma manhã seja suficiente para conhecer a cidade e passar pelas fazendas. Talvez o dia todo se a prosa se esticar, mas caso resolva ficar hospedado a cidade possui pequenas e aconchegantes pousadas.
Veja mais posts sobre a região:
Dica Retrip: Caso deseje conhecer a cidade de Resende Costa, outra cidade próxima e de rico artesanato em tear, você pode dar uma esticadinha em Coronel pois fica praticamente no caminho.