Christiania, uma cidade (quase) sem leis.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Christiania, uma cidade (quase) sem leis.

Você já pensou como seria morar em uma cidade onde as diferenças são respeitadas e todo mundo vive harmoniosamente? Parece utopia, mas esse lugar existe!

Christiania é uma cidade livre bem no centro de Copenhagem, na Dinamarca, que foi fundada em 1971 no auge do movimento Flower Power, e recebe em média um milhão de visitantes por ano.

Durante a minha visita a Copenhagem em 2013, fiz questão de separar um dia para conhecer esse lugar tão diferente.

Quando cheguei na entrada de Christiania, não sabia muito bem o que esperar, ainda mais quando li os dizeres ‘Now you are leaving the European Union’ (Agora você está saindo da União Europeia) no portão que funciona como uma fronteira com Copenhagem.

Logo ao entrar, você vê placas dizendo que eh proibido fotografar, e também um cartaz com as 9 leis de Christiania. Para que a cidade continue funcionando, eles criaram essas leis que proíbem:

  • O uso de armas;
  • O uso de drogas pesadas (Embora ilegal na Dinamarca, o comércio de maconha é feito em Christiania ao ar livre, 24 horas por dia);
  • Qualquer tipo de violência;
  • O uso de carros particulares; (bikes são bem vindas!)
  • O uso de coletes à prova de bala;
  • A venda de fogos de artifício;
  • O uso de sinalizadores;
  • Gangues de motociclistas
  • Artigos roubados

Ao andar por lá, a sensação que você tem é que ainda está nos anos 70, mesmo com o toque de modernidade dado pelos grafites espalhados por todos os cantos, inclusive nas latas de lixo.

Os quase mil moradores de Christiania vivem de uma maneira bem simples, e a maioria consome apenas produtos orgânicos e pratica yoga. As casas, notavelmente feitas de material reciclado, deixam a cidade ainda mais ‘cool’.

Depois de caminhar um pouco, sentei em uma das mesas do lado de fora de um bar e fiquei curtindo a banda que estava tocando. Quando visitar Christiania, não deixe de experimentar a cerveja local, com a bandeira não oficial da “Freetown” no rótulo.

Curiosidade: Qualquer um pode morar em Christiania, porém para morar lá é preciso aguardar vagar um lugar, já que a construção de novas casas é proibido. É preciso também passar por uma espécie de entrevista com os moradores.

Achei um guia (em inglês) bem legal contando a historia de Christiania:http://www.christiania.org/wp-content/uploads/2013/02/Guideeng2.pdf

Hora de dar tchau! Agora você está entrando na União Europeia.

Posts Relacionados