Caminho de Santiago etapa 12 – Triacastela à Hospital da Cruz
Caminho de Santiago Etapa 12 – Triacastela (rota alternativa) / San Cristovo do Real (4km) / Renche (2km) / San Martiño do Real (3km) / Samos (1km) / Aguiada (4.9km) / San Mamede do Camino (1km) / Sarria (3.3km) / Vilei (3.5km) / Barbadelo (2.1km) / Rente (2.2km) / Mercado da Serra (1km) / Peruscallo (3km) / Cortiñas (1km) / Brea (1.5km) / Morgade (1km) / Ferreiros (0.7km) / Mercadoiro (3.8km) / Moutras (0.5km) / Parrocha (1.5km) / Vilachá (1.4km) / Portomarín (2.8km) / Gonzar (8.4km) / Castromaior (1.9km) / Hospital da Cruz (1.8km)
Total da etapa: 57.3km – Restam: 87.7km
Preço do Albergue em Hospital da Cruz: 7 Euros
Preço do Prato Peregrino: 10 Euros
Com dissemos no último post, fizemos a rota alternativa nos direcionando a Samos. Escolhemos na sorte pois quando foi feito o planejamento não tinha ideia da beleza que seria ver o convento de Samos de cima. Valeu a escolha. Passamos por San Cristovo do Real, Renche, San Martiño do Real para chegarmos em Samos. A vista do convento na descida da serra é magnífica, além de nos mostrar a imponência da construção.
Samos é uma pequena localidade nas margens do rio Ouribio e seu convento foi construído no século 6.
O mosteiro original do século sexto foi reconstruído dez séculos mais tarde. O enorme edifício de hoje inclui dois claustros e uma igreja. Eles foram construídos sob a tutela de Juan Vasquez e o local também serve como um refúgio para peregrinos.
Saindo de Samos passamos pela placa que indica Santiago a 142 km. Já começamos a pensar na proximidade e é claro que a emoção bate forte. Já queríamos tocar direto até nosso destino final do caminho mas ainda teríamos duas etapas pela frente.
Passamos por Aguiada, San Mamede do Camino e chegamos em Sarria.
Sarria foi fundado pelo último rei de Leão, o rei Afonso IX, que morreu aqui em 1230 na sua peregrinação a Santiago. É a maior cidade da Galiza no Camino Francês esceto Santiago de Compostela. Muitos começam o caminho em Sarria. Como para se obter a compostela, bastam 100 kms caminhando, Sarria é uma boa opção para aqueles que não querem/podem fazer mais do que isso.
Esse fato de que a compostela é concedida para quem caminha pelo menos os últimos 100 quilômetros, torna-se Sarria um ponto de partida bastante popular. Na verdade, mais de um terço de todos os peregrinos a pé no Caminho Francês iniciam sua peregrinação alí. Muito diferente de Saint-Jean-Pied-de-Port, onde somente 8% começam sua peregrinação.
As Credenciais podem ser obtidas no escritório dos peregrinos, alguns dos Albergues na cidade, ou a igreja paroquial.
Uma observação muito importante: Os peregrinos de iniciar o Caminho na Galicia são obrigados a obter dois selos por dia em suas credenciais a fim de obter a compostela em Santiago. Provavelmente, a melhor maneira é fazer um a partir do albergue que você ficar, e outro durante o dia em outro albergue, igreja ou em qualquer bar que tenha um selo.
Em Sarria veja o Convento da Madalena que foi construído no século 13 e foi fundada como um hospital de peregrinos por dois monges italianos. Ele é agora o lar da Ordem dos Mercedários (Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria da Misericórdia).
Seguimos passando Vilei e depois Barbadelo. Barbadelo era originalmente parte de um mosteiro, que foi compartilhada por monges e freiras. Aquele prédio não existe mais, mas em torno de 1009 a igreja foi construída como parte do mosteiro. Esta igreja, dedicada a Santiago, ainda pode ser visitado.
As próximas cidades foram: Rente, Mercado da Serra, Peruscallos, Cortiñas, Brea, Morgade e Ferreiros.
Caminhos florestais, estradas estreitas de asfalto. Nesta etapa vê-se muitos hórreos (celeiros). Mesmo na agricultura moderna, você vai ver vários deles feitos de materiais de construção tradicionais.
Ferreiros possui somente um modesto albergue para 22 pessoas, um “quase” bar e uma pequena igreja com um portal românico. Igreja de Santa Maria de Ferreiros.
Mercadoiro, Moutras, Parrocha e Vilachá foram ficando pra traz.
Chegamos em Portomarin.
Um pouco de história sobre Portomarin: Foi devido ao plano de Franco da construção de uma usina de energia hidráulica de 40 kms a jusante da Portomarín, que mudou a altitude inicial da cidade. O original do rio foi represado em um enorme lago, inundando a área da margem do rio completamente.
Entre 1956 e 1962, vários edifícios foram movidos mais para cima, no lado oeste do lago. Entre outros, a igreja de Santa Maria, que abriga o santo padroeiro da cidade de La Virgen de las Nieves, a quem, dizem alguns, Portomarín deve ser grato por sua existência.
Em Portomarín todas as estradas parecem nos levar a Iglesia de San Juan, uma igreja-fortaleza do século 13. Este edifício é um castelo e uma igreja ao mesmo tempo. Ele foi originalmente projetado para dar abrigo e proteger os peregrinos do Caminho de São Tiago. Veja também a Igreja de San Nicolás.
Quando, em 1960, o reservatório de água foi criado no vale, o assentamento original da cidade foi inundado, juntamente com outros edifícios importantes, esta igreja foi também transportada tijolo por tijolo para seu novo lugar no topo da colina.
Logo depois de subirmos para a parte alta da cidade, sentamos em um restaurante para saborear a deliciosa comida e também o visual magnífico. Acho que exagerei pois os próximos kilomentros foram um dos mais difíceis de superar.
Depois de uma refeição farta e sem muito tempo para descansar afinal o dia já estava terminando, fomos pra estrada. é claro que o resultado não podia ser outro. Me senti muito mal e não consegui pedalar.
Parei para descansar em uma sombra na estrada mesmo e esperei (por obrigação) uns 30 min. O tempo de dar umaequacionada na digestão para depois ter que seguir em frente. Pensei por várias vezes regressar à Portomarin mas segui no objetivo.
Passamos por Gonzar e Castromaior antes de chegarmos em Hospital da Cruz. Este é um pequeno povoado e foi nomeado após o antigo albergue chamado de la Cruz. De acordo com os registros que existia até o século 18. Não sei ao certo mas este local possui somente um albergue, um bar e quatro casas. Mas foi interessante ter passado a noite por lá pois tivemos um papo super agradável com um morador de lá.
Crédito das fotos Caminho de Santiago etapa 12: Antonio Romulo Jr., Daniel Diniz, Christiane Martins, Rafael Eudes e Henrique Imbertti
Veja galeria completa do Caminho de Santiago etapa 12 aqui abaixo:
Reserve seu hotel com a gente, vai!
Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço NÃO altera em absolutamente nada e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento GRÁTIS! É muito simples e seguro.
Clique em :
Booking.com – Hotéis em Samos pela Booking.com
Booking.com – Hotéis em Triacastela pela Booking.com
Booking.com – Hotéis em Portomarin pela Booking.com
Booking.com – Hotéis em qualquer lugar do Mundo
Venha pra nossa Rede:
Facebook Google+ Instagram Pinterest Twitter