3 Pilares de uma Viagem em Família de sucesso
Sair de casa, da rotina, voar de avião, andar de carro, ônibus e metrô. Comer fora de casa, dormir em hotéis, acordar cedo e dormir tarde, caminhar, visitar pontos turísticos, descobrir algo novo e aproveitar tudo o que uma viagem tem a oferecer é, no mínimo, uma experiência intensa, não é mesmo?
Se isso que acabei de descrever fosse um roteiro de um filme solo onde você é o único autor, já seria preciso ter muita disposição para encarar tantas mudanças.
Imagine agora se essa situação envolver outras pessoas de perfil e ritmo de viagem diferentes?
Quando botamos o pé na estrada com nossa família devemos entender que um novo ritmo de viagem acaba de ser criado.
Não é mais “seu” e sim “nosso” ritmo. E o nível de adequação a esse novo formato é diretamente proporcional ao nível de sucesso da viagem.
Você acha que tudo é uma brincadeira divertida? Te respondo que sim, mesmo que a princípio pareça que não.
Sabendo que uma viagem com crianças assusta muitos papais e mamães por aí, decidi contar como lido com essa situação e quais são os 3 Pilares para que sua viagem em família seja um sucesso!
Claro que não é uma receita de bolo mas essas dicas certamente farão de sua viagem, um momento de curtição em família.
Pilar#01 – Planejamento
Planejamento é essencial para tudo na vida e em viagem não é diferente. Ter um plano bem elaborado serve para minimizar os riscos de algo sair errado e botar tudo a perder. Digo “minimizar” porque mesmo quando planejamos muito bem uma viagem, não temos o controle total da situação e isso dá um frio na barriga.
Planejo focando em como eu quero que a viagem aconteça, busco otimizar o tempo disponível e traço todos os pontos que possam facilitar a trip. Minha primeira preocupação é saber onde quero chegar para depois definir o caminho a seguir.
Em Viagem em família, os riscos de algo dar errado são maiores e por isso a organização deve ser mais bem pensada.
Se quiser ler o post sobre Dicas de Viagens com Filhos pode clicar aqui. Por aqui, descrevo somente a importância desse pilar ser bem estruturado para que detalhes não sejam esquecidos como por exemplo remédios ou alguma intolerância alimentar.
PS: Lembre-se que é sempre bom manter a receita médica junto ao medicamento.
Para crianças mais novas, tê-las sob controle ajuda bastante a manter o bom humor de todos. Nesse caso, um arsenal contra o tédio é a solução. Escolha os melhores brinquedos e eletrônicos para facilitar quando houver uma situação constrangedora, tipo pirraças ou super agitação.
Pais e mães conhecem seus pequenos e sabem qual deveria ser a maior preocupação e lembre-se: seu ritmo de viagem deve ser o ritmo do lado mais frágil, certamente o do seu filho.
Pilar#2 – Paciência
Planejar detalhadamente uma viagem facilita muito sua execução, mas sempre pode acontecer alguma coisa fora do script. Nesse caso, o segundo pilar – e talvez o mais importante – deve entrar em ação: a Paciência.
Não podemos esperar coisas interessantes em um ambiente com pessoas impacientes e, pode acreditar, a impaciência se multiplica! Basta ter alguém impaciente para que as outras pessoas também sigam o mesmo rumo.
Imagine uma viagem com 2 ou 3 pessoas impacientes. Como seriam as reações de cada uma caso algo saísse do roteiro? O casal é responsável por manter a ordem e junto com ela, a paciência. Pense que são poucos dias fora de casa com a possibilidade de conhecer e viver coisas novas, de ter um momento em família, bem juntinhos!
Deixe para se irritar com o que realmente vale a pena e se possível, dentro de casa.
A paciência, assim como a fé, move montanhas. A habilidade de enxergar alternativas e criar uma nova estratégia para que sua ideia inicial de viagem sofra menos impacto é fruto da paciência. Ela é fundamental para uma viagem bem sucedida.
Pilar#3 – Fantasia
Em casa ou fora de casa, as crianças já fantasiam muitas situações na rotina do dia a dia. Coisas que nunca foram vistas atraem os olhos dos pequenos e criam fantasias. Os pais devem incentivar esse comportamento, principalmente nas viagens.
Fomente as expectativas, crie situações onde a criança se sinta inserida no mundo que criou. Lembre-se que em uma viagem tudo é novo para os olhos dela e isso é um prato cheio para a conexão de seus neurônios.
Um corredor de museu ou uma escadaria de um palácio podem ser um ambiente perfeito para brincar. Entre na fantasia e deixe rolar. Contribua para a imaginação do seu filho ser mais livre e alçar voos mais altos.
Isso também vale para as crianças mais novas, que podem não se lembrar da viagem no futuro, mas que no presente estão vendo e vivendo algo novo.
Registre suas viagens, ative a memória do seu filho toda vez que mostrar fotografias de um local visitado. A viagem é de todos e nada mais justo que todos se divirtam juntos.
Use o lúdico e envolva a criança para deixar tudo mais belo, tranquilo e perfeito. Lembre-se que valores, vontades e desejos são alimentados ou adquiridos em situações como essas.
Concluindo…
Acredito que muitos pais saibam que planejar é essencial e acredito também que as mamães cuidadosas dificilmente esquecerão de alguns itens de grande importância. Às vezes pode ser necessário pesquisar em posts de dicas para checar o universo que deve ser planejado, nada mais.
Porém, não tenho observado uma preparação mental para uma trip com filhos. É fato que as coisas podem fugir do programado. Ter paciência é fundamental como o próprio texto diz, porém muitos não se preocupam com isso. Seria como: “se tá ruim pra mim, ruim pra todos”. É ilógico se levarmos em conta que esse momento deveria ser de pura diversão.
Se a viagem é com filhos, eles são parte importante da aventura. Sugiro que além da viagem física, se faça a viagem fantasiosa, aquelas que só seu filho, e talvez você, entendam.
Reserve seu hotel com a gente, vai. As melhores condições e ajuda o blog.
Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço não altera e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.
Clique em :
Booking.com – Hotéis pelo Mundo