A Ponte circular da Laguna Garzón, no Uruguai
Estive no Uruguai em novembro de 2015. Depois de sair do município de José Ignácio, optei por seguir pela Ruta 10 e não pegar a Ruta 9 sentido Punta del Diablo. O motivo? Me disseram que a travessia de balsa na Laguna Garzón era imperdível e que não atrapalharia em quase nada minha viagem para meu destino final.
Na ocasião seguimos uma extensão de estrada de terra de aproximadamente 60 quilômetros. Mesmo com a estrada estando em perfeitas condições e ter um visual maravilhoso à beira do mar, a viagem ficou um pouco mais cansativa e como disse em outro post, não sei se fiz a escolha certa.
De qualquer forma passamos pelo local onde já havia obras bem avançadas da ponte. Na ocasião ainda utilizamos a balsa mas já deu para perceber que a junção da arquitetura da ponte, com a beleza natural do lugar, criaria um visual de beleza extrema.
Segundo reportagens que venho acompanhando sobre o Uruguai, a ponte foi concluída no final de 2015. Ela se estende entre as cidades de Rocha e Maldonado e sua obra levou 12 meses para ser concluída (prazo muito diferente do que vemos por aqui no Brasil).
Essa iniciativa vai fomentar o turismo na região. Muitos já achavam o trajeto magnífico e não discordo disso. Porém minha maior preocupação foi com um trecho longo em estrada de terra para o qual eu não estava preparado com meu filhote a bordo. Aos aventureiros que conhecerão essa região do Uruguai daqui pra frente? Pode ser uma ótima dica!
Esta ponte é um projeto de Rafael Viñoly e aqui ele mesmo define a ponte:
“O conceito da ponte em Laguna Garzon era transformar uma travessia de veículos tradicional em um evento que reduz a velocidade dos carros, criando uma oportunidade única para que possam desfrutar a vista panorâmica para uma paisagem incrível, e ao mesmo tempo criar um lugar para pedestres no centro” – disse Viñoly.
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