Números do Caminho de Santiago
É tão comum as pessoas envolvidas com o Caminho de Santiago se perguntarem quantos peregrinos passaram pelo Caminho? O ano anterior sempre é a referencia quando iniciamos um novo ano. Muitos criticam o aumento desse volume de pessoas aumentando todos os anos. Outros, acham que faz parte de uma propagação das coisas boas que o Caminho representa para todos. Dessa forma, resolvi colocar bem detalhadinho esse crescimento aqui nesse post dos ” Números do Caminho de Santiago ” .
Eu acho que a tendência é continuar aumentando e sou a favor dessa crescente desde que seja por um bem comum. Para que o máximo de pessoas vivenciem tudo de bom que o Caminho pode proporcionar. Acredito que o aprendizado e evolução espiritual seja inerente ao estado de caminhar por essas terras espanholas e como o mundo hoje precisa cada vez mais de amor, nada melhor que essa fonte se propague.
Não tem como negar que essa nova amplitude acaba refletindo em outros ares nada desejáveis. O crescimento do número de peregrinos também é reflexo de turistas curiosos que não entendem o sentido da peregrinação e desejam somente a certificação final. Também não sou contra pois o respeito deve estar acima de tudo mas é um tempo que não volta portanto, não deveria ser desperdiçado.
Ainda viveremos e veremos, anos após anos, esse crescimento. Devemos acreditar que tudo se deve à perpetuação da palavra que o Caminho nos mostra: a palavra do bem, a da ajuda ao próximo, a do auto conhecimento e a da elevação espiritual.
Mesmo sem os números do mês de dezembro de 2015, observamos que o Ano Santo não será ultrapassado. Mesmo com todo o crescimento, o ano de 2010 ainda detém o recorde.
Na tabela abaixo vemos, mês a mês, esses números desde 2009. Não considero os números de pessoas que fizeram a cavalo ou cadeira de rodas e somente a pé ou bicicleta, que foi meu caso em setembro de 2014.
Para maiores informações e detalhes, clique aqui.