Curiosidades sobre Auschwitz
Apesar de muito triste e sangrenta a história de Auschwitz sempre me fascinou. Não consigo assimilar tamanha crueldade e meu fascínio se deve ao inexplicável, ao absurdo cometido pelos homens contra os próprios homens. Tento entender a essência de tudo isso mas não chego perto de alguma conclusão. Este lugar ainda faz parte da minha wishlist e pretendo em breve conhecê-lo enquanto isso escrevo sobre as curiosidades sobre Auschwitz.
Essa história sombria traz algumas curiosidades sobre Auschwitz que serão mostradas abaixo:
#1 – Mais pessoas morreram em Auschwitz do que todas as mortes entre britânicos e estadunidenses na Segunda Guerra Mundial.
#2 – Em Auschwitz, um dos guardas da Alemanha se apaixonou por uma prisioneira judia. Ele salvou sua vida várias vezes, e ela testemunhou a seu favor em seu julgamento pós-guerra.
#3 – O pai de Anne Frank sobreviveu a Auschwitz, mas morreu em 1980 por conta de um câncer.
#4 – Durante o holocausto, o boxeador judeu Salamo Arouch foi aprisionado em Auschwitz. Ele foi obrigado a lutar com seus companheiros, e os perdedores eram enviados para câmaras de gás ou eram executados com tiros. Ele sobreviveu por 2 anos, e passou por mais de 200 lutas, até que foi libertado.
#5 – O soldado polonês Witold Pilecki se voluntariou a ser aprisionado em Auschwitz. Lá, coletou informações, conseguiu escapar, e fez o mundo todo saber sobre o holocausto.
#6 – Mais de 745 milhões de reais foram gerados para o Estado Nazista pelo trabalho escravo dos judeus.
#7 – 1,1 milhão de pessoas morreu durante os quatro anos e meia de existência de Auschwitz. Durante os 4,5 anos de sua existência, estima-se que, das 1,3 milhão de pessoas enviadas ao campo de concentração, 1,1 milhão pereceram. E, dessas, 1 milhão foram homens, mulheres e crianças judias.
#8 – O principal campo de concentração de Auschwitz era como uma cidade: tinha suas cantinas, cinema, teatro e lojas de utilidades.
#9 – Havia cerca de 170 mulheres nazistas trabalhando no campo de concentração, e a mais diabólica delas foi Irma Grese. Conhecida entre os prisioneiros como “A Cadela de Belsen”, Irma desfilava por Auschwitz usando botas pesadas, chicote e pistola. Quando foi presa pelos soldados aliados, ela tinha em seus aposentos abajures feitos com pele humana. A nazista foi condenada à forca aos 20 anos de idade por seus crimes.
Mais curiosidades sobre Auschwitz
#10 – Dos cerca de 7 mil nazistas que trabalharam em Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial, apenas 750 foram punidos por seus crimes.
#11 – Muitos dos experimentos científicos que Joseph Mengele realizou em Auschwitz envolviam estudos com gêmeos, e, se um dos irmãos morria, o médico nazista imediatamente matava o outro para poder conduzir necropsias comparativas.
#12 – Durante o Holocausto, para salvar a própria família, uma mulher judia chamada Stella Kübler-Isaacksohn expôs mais de 3 mil judeus escondidos que tentavam escapar da Gestapo. Mesmo depois de os nazistas enviarem seus pais e marido a Auschwitz em 1943, ela continuou atuando como informante até 1945.
#13 – Outros grupos de pessoas que morreram incluídos prisioneiros poloneses políticos, prisioneiros de guerra soviéticos, famílias ciganas, homossexuais, pessoas com deficiência e prisioneiros de consciência ou fé religiosa (incluindo várias centenas de Testemunhas de Jeová).
#14 – Nazistas em Auschwitz ofereceu algumas reclusas não-judeus a opção de “trabalhos leves”. Enquanto as mulheres logo descobriu, “trabalhos leves” significava prostituição.
#15 – Há cerca de 500 sobreviventes de campos de concentração nazistas ou guetos vivem na Grã-Bretanha hoje.