Vinícolas em Montevidéu – Visita guiada – Bodega Juanicó
Minha prioridade quando estava no Uruguai era conhecer algumas vinícolas em Montevidéu. São várias e tive que me adequar ao tempo disponível que eu tinha na cidade. Optei inicialmente por conhecer as duas mais tradicionais: A Bodega Juanicó que é a maior bodega do Uruguai e a quarta maior da América Latina, fabricante do vinho Don Pascual e a Bodega Bouza, fabricante do vinho Bouza e que contém também uma ótima estrutura para receber turistas que estão viajando com essa intenção.
A ideia era fazer a Bodega Bouza, que é mais próxima a Montevidéu no final da manhã e a Juanicó no início da tarde antes de partir para Punta Ballena.
Já tinha o carro reservado e pegaria logo no início da manhã, voltaria ao hotel, faria o check out e partiria para as vinícolas.
Não contei que ocorreria um atraso na entrega do carro e perder esses minutos preciosos, me impediu de seguir logo cedo para a primeira vinícola. Infelizmente comprometeu minha primeira visita à Bodega Bouza. chegando ao hotel, solicitei o cancelamento da reserva pois não daria tempo de chegar ao local no horário desejado e solicitei a antecipação da visita da Juanicó, assim poderia partir um pouco antes para Punta Ballena.
O horário agendado da visita à Bodega Juanicó foi transferido para 13h.
A Bodega Juanicó
Não tenho como colocar nenhum defeito em nossa visita. A guia foi sempre clara, falando vagarosamente para facilitar o entendimento (a guia era uruguaia), atenciosa e tranquila. Ela foi direta nas informações essenciais e me acompanhou por todos os lados da vinícola. Neste grupo estava somente eu, Carla, meu primo com esposa e nossos filhotes. Esses então, correram pelas plantações se divertiram pela fazenda e aina ficaram curiosos à explicação da guia. Adoraram!
Conhecemos além da plantação todo o processo produtivo como a fermentação e o envazamento. Tudo muito bem equipado e rigorosamente limpo.
Após a visitação fomos conhecer a estocagem dos vinhos. As explicações sobre cada tipo de safra, sobre os tonéis e seu amadeiramento, o tempo de estocagem foi muito bem detalhado.
No final fizemos a degustação tão aguardada. Compramos a opção de 30 e há outra opção de 60 dólares. São servidos 5 tipos de vinhos que vão, desde os mais jovens até uma edição especial com mais de 15 anos. Os frios , pães e pastas deliciosos também. Não sou conhecedor de vinhos mas ter feito essa visitação me agradou muito.
Como chegar:
A Bodega Juanicó está a cerca de 40 quilômetros de Montevidéu pela Ruta 5. Estrada tranquila e toda duplicada. Fácil e rápido!
Existem tours guiados que saem do hotel mas como estava fazendo tudo sozinho, preferi adequar essa visita na minha passagem de Montevidéu para Punta del Este.
Outras vinícolas em Montevidéu que você pode visitar:
Bodega Bouza
A vinícola que produz o vinho homônimo, possui inúmeros prêmios. Uma das mais visitadas bodegas de Montevidéu, ela apresenta suas plantações, a história da empresa e da família e ainda oferece uma degustação de vários vinhos da linha.
Site: www.bodegabouza.com
E-mail: visitas@bodegabouza.com
H Stagnari
A vinícola produtora do vinhos Dayman e Dinastía, premiados internacionalmente, está localizada a aproximadamente 15min da Cidade Velha e Centro de Montevidéu e 20 min de Pocitos ou Punta Carretas. O passeio conta com visita guiada pela plantações de uvas, degustação dos vinhos premiados com harmonização de queijos e carnes frias.
Site: www.stagnari.com
E-mail: turismo@stagnari.com.
Bodegas Carrau
Produtora do vinho Castel Pujol fica entre 15 e 20 quilômetros de Montevidéu, dependento de qual caminho seguir. Nela há visitas guiadas e degustação.
Site: www.bodegascarrau.com
E-mail: visitas@bodegascarrau.com
Além deste post: “ Vinícolas em Montevidéu – Visita Guiada pela Bodega Juanicó”, veja esses posts sobre o Uruguai:
– Dicas do Uruguai para sua primeira viagem
– Montevidéu Roteiro de 3 dias
– O que fazer em Montevidéu – Dicas dos bairros
– Transporte em Montevidéu – Formas de conhecer a cidade
– O que fazer em Punta del Este
– Dicas de Colônia do Sacramento – Delícia de Aconchego
– Colonia do Sacramento. Quais são as maneiras de conhecê-la saindo por Buenos Aires