O que fazer em Lavras Novas
Sendo um Distrito de Ouro Preto, Lavras Novas tem a capacidade de atrair turistas como grandes cidades turísticas. São viajantes que buscam o tradicional friozinho das serras e o caloroso jeito do povo mineiro de ser e atender.
Suas ruas de pedras e casarios coloniais são as marcas registradas da cidade. Na verdade um pequeno distrito com inúmeras pousadas, restaurantes e receptivos que juntos, proporcionam a você uma experiência fantástica de ver de perto o jeito pacato do cidadão das “geraes”. Além disso, a vocação para o ecoturismo está fazendo de Lavras Novas, um destino muito procurado por aventureiros.
Atrativos de Lavras Novas
Primeiramente, em Lavras Novas é possível caminhar por trilhas, curtir um passeio de bike, andar de quadricículo, saborear uma deliciosa culinária mineira ou até mesmo, internacional em algum dos excelentes restaurantes que a cidade possui. Dessa forma, agrada gregos e troianos. Como eu sou amante de Lavras Novas e nessa minha quarta passagem pela cidade, vi que muitas coisas estão mudando por lá.
Além disso, muitas histórias ilustram a criação da cidade assim como várias lendas que são contadas até hoje pelo cidadãos mais antigos da cidade. Portanto, Lavras Novas foi chamada carinhosamente de Nova Tiradentes pelos turistas que com o passar do tempo foram descobrindo e vendo a sua semelhança com a cidade de Tiradentes.
Como ir:
Primeiramente, para quem vai de Belo Horizonte, deve pegar a BR 040, sentido Rio de Janeiro e entrar no Trevo de Ouro Preto, na região do Alphaville, na Rodovia dos Inconfidentes. Seguindo sentido Mariana e Ponte Nova e entre no trevo no km 95. De lá são mais 7 quilômetros até lá em estrada de terra muito sinuosa.
Em contrapartida, para quem vai do Rio de Janeiro, deve pegar a BR 040,sentido Belo Horizonte até o trevo de Ouro Branco, passar por Ouro Branco e seguir a Estrada Real até o km 95 e entrar no trevo. Nesse caso, são mais 7 quilômetros até lá em estrada de terra muito sinuosa.
Por fim, para quem vai de São Paulo, deve pegar a Fernão Dias até Belo Horizonte e seguir a explicação citada acima.
O que fazer?
Trilhas e Cachoeiras:
Se você tem uma “quedinha” por trilhas vai poder curtir algumas opções em Lavras Novas. Então, uma delas é uma trilha até a Chapada passando pela cachoeira do Castelinho, com 10km de trilhas.
Além disso, outra trilha bacana é Trilhas e Cachoeiras passando pela Namorados e 3 Pingos. É uma trilha com aproximadamente 15 quilômetros. Já a trilha que leva até a represa do Custódio e o Parque do Itacolomi é mais extensa, tendo aproximadamente 25 quilômetros de extensão.
Chapada:
Se Lavras Novas já é um pequeno distrito o que falar de Chapada? E eu acredito que não chegam a 100 moradores. E está a 7 quilômetros de Lavras Novas e possui atrativos naturais. Nesse aspecto, algumas trilhas que saem de Lavras Novas passam por chapada mas também há possibilidade de se hospedar por lá.
Vila:
Assim também, caminhe despretensiosamente pelo centrinho da cidade onde está a igreja Nossa Senhora dos Prazeres, datada do início do século XVIII. Neste local é evidente o modelo das construções. Pois há casas coloniais com janelas e fachadas que mostram um pouco da nossa rica história. E porque não fazer uma pausa em um dos gramados para um pic nic? Entretanto, não fiz mas se tivesse acompanhado do meu filho seria uma ótima opção.
Restaurantes
Assim também, temos a culinária mineira dispensa comentários mas não é só de comida mineira que os restaurantes se especializaram. além disso, existem outras opções que pode ser facilmente encontradas pela cidade.
Seu. Domingos
Uma delas é o restaurante do “Seu Domingos” é uma delícia! Pois a comida simples feita em fogão a lenha e com especialidades mineiras como o frango com quiabo. E possui preço de 18 reais (maior/16) sem balança vale cada centavo. Portanto, por duas vezes eu me esbaldei e por isso recomendo!
Pimenta Rosa
Outra opção é o Pimenta Rosa que possui uma vista fantástica – não deixe de passar alguns minutos curtindo esse visual e deixando os pensamentos soltos. É relaxante e revigora. Nesse caso o menu conta com uma variedade de pratos de culinária internacional. Eu comi o Boi Bravo e estava delicioso, preço do prato individual: R$ 52,00 (maio/16).
Bares e restaurantes
Próximo à igreja existem outros bares e restaurantes. Um bom local para passar a tarde ouvindo boa música (geralmente tem shows ao vivo) em um ambiente descolado e animado.
Restaurante da pousada Carumbé
Para sua noite recomendo dois restaurantes bem legais. Um mais tradicional é o restaurante da pousada Carumbé, dentro da própria pousada. A preferência é para os hóspedes mas é aberto ao publico em geral. Sugiro que reserve com antecedência pois em finais de semana mais cheios costuma não haver vagas. É um ambiente mais animado e todos finais de semana (sextas e sábados) tem música ao vivo.
Taberna
Outro restaurante agradabilíssimo que recomendo é a Taberna. Iluminação perfeita e excelente para uma noite de vinhos. Gastronomia impecável e em alguns dias com música ao vivo para dar mais animação ao local.
Passeios
Um passeio de Quadricículo também é muito bacana. Você pode fazer vários percursos que seria de bike ou a pé em menos tempo e ainda curtir um rolê em uma máquina bem legal. Fui na Represa do Custódio em um desses cedido pela Nefelibatas. Empresa que além de ser muito séria, é a que possui o melhor equipamento da cidade. Segurança e conforto acima de tudo, além disso o pessoal é muito gente fina!
Lendas do Local:
É muito comum nas cidades mineiras, os “causos” serem repletos de lendas. É cultura popular.
Em Lavras Novas a mais famosa diz respeito às aparições de Nossa Senhora dos Prazeres. Os “mais antigos” moradores de lá dizem a santa aparecia para os pais e avós. Em alguns casos aparecia vestida de Azul e Branco e em outros somente de branco, no caso da segunda, ela vinha entre nuvens. Devido a essas aparições, foi construída uma ermida para a santa.
Outra lenda bastante famosa na cidade é relacionada ao Portão de Ouro. Antigamente havia um portão que indicava o caminho para Ouro Preto. O percurso era feito com apenas 30 minutos. O portão desapareceu com uma grande tempestade que inundou parte do distrito. Depois disso, quando querem passar pela Serra, as pessoas que se dirigem ao local avistam um portão de ouro, mas todos aqueles que tentaram transpô-lo nunca mais voltaram. Quem se arrisca a atravessar o portão sempre encontra um bando de morcegos que empurra as pessoas para trás, impedindo-as de entrarem. As que insistem acabam desaparecendo.
Onde dormir
Em Lavras Novas existem cerca de 30 hotéis e pousadas. Muitos deles, pequenas e agradáveis pousadinhas e em alguns casos pousadas Maiores. Vou dar um apanhado das minhas experiências.
Pousada Pedra do Macaco – Fica na Chapada e possui chales e quartos gostosos. Simples mas atrai pelo preço e o que disponibilizam. Ficar na pousada e curtir uma noite de neblina baixa com uma boa garrafa de vinho é uma excelente opção.
Pousada Carumbé – Uma das mais requintadas de Lavras Novas. Se você está hospedado na pousada tem vaga garantida no restaurante que é uma bela opção noturna. Contém quartos confortáveis e amplos.
Pousada Vila das Cores – Uma pousada que tem bom custo/benefício. Não me hospedei mas em duas vezes que fui, amigos ficaram hospedados nela e adoraram. Se quiser saber mais ou reservar clique aqui.
Há também a possibilidade de alugar casas mas eu nunca utilizei esse método.
Gostou?
Então comente o que achou e acompanhe o nosso blog para mais dicas de viagens!