O que fazer em Arraial do Cabo em Família
Programei essa viagem com a família da minha esposa para o início desse ano de 2016. Foi a primeira viagem que fiz com toda a família e desde o início, Arraial do Cabo foi escolhido como sendo nosso destino. Escolha essa, pela facilidade da logística e porque alguns não conheciam. Fizemos uma viagem em oito pessoas, incluindo nosso pequeno garoto, em um total de sete dias. Foi um barato!
Arraial tem belas praias e a tranquilidade de uma cidade pequena, no qual podia ficar calmamente com meu pequeno! Sempre gostei de cidades menores e que possuem facilidades de ir e vir. Detesto me estressar com coisas de cidade grande, como trânsito por exemplo, principalmente quando o foco é diversão, relaxamento ou descanso.
Foram 7 dias incríveis nesse lugar de praias deliciosas e paradisíacas – Arraial realmente merece ter o apelido carinhoso de “Caribe Brasileiro” – conhecendo as praias da cidade, percorrendo suas ruas do centro comercial e do centro turístico, correndo logo pela manhã, fazendo as trilhas e caminhadas que dão acesso às praias mais distantes e curtindo todo esse ritual em família.
Onde Ficar
A escolha de uma casa foi perfeita com relação ao custo-benefício e comodidade. Nela, ficamos todos juntos e com toda liberdade que uma casa oferece, além de oferecer preço muito mais acessível.
Alugamos uma casa no Residence Praia Grande na praia de mesmo nome. Uma casa com quatro quartos e decoração simples que nos atendeu perfeitamente e foi exatamente o que estávamos procurando. Como está dentro de um condomínio fechado, a segurança do nosso Gui foi reforçada, isso era primordial. Além do mais, um grande parquinho de diversão logo à nossa varanda deu mais comodidade à família e ainda garantiu mais diversão para o nosso pequeno viajante.
Praias
A Praia Grande tem uma boa estrutura de barracas e quiosques, mas possui uma grande faixa de areia deixando a praia menos atraente para se passar o dia. Além disso, o mar é mais agitado e não foi interessante ficar com o Guilherme por lá.
Para a criançada, a melhor praia e de fácil acesso é a Prainha que, além de possuir um mar bem mais tranquilo, possui água com melhor temperatura (Arraial possui uma água realmente fria!). Na Prainha, o único problema para quem está com criança é que em dia mais movimentado a atenção deve ser redobrada e o ideal é ficar com olhos grudados nas crianças brincando pelas areias da praia.
Como a Praia dos Anjos, outra praia urbana, não é permitida para banho, optamos por frequentar a Prainha que foi a melhor opção para o Guilherme.
Como não canso de repetir, Arraial possui belas praias. Algumas são mais afastadas e com acesso um pouco mais restrito, como por exemplo, as Prainhas do Pontal do Atalaia que podem ser acessadas de carro e que estão bem mais distantes do centro. Contam ainda com um trecho em estrada de terra. Outra bela praia, a Praia do Forno, tem acesso somente por uma trilha curta, porém inclinada. Em ambos os casos pode-se chegar de barco também.
Se você estiver mais disposto, pode curtir com seus filhos essas duas possibilidades. Como eu estava com outros membros da família, inclusive idosos, preferi curtir essas praias logo cedo, quando fazia minhas corridas.
Veja o post das praias de Arraial: Praias de Arraial do Cabo – Lindas do início ao fim
Onde comer
Estar hospedado em uma casa me fez ter menos necessidade de frequentar restaurantes. Mas conhecemos três das principais possibilidades da cidade. Restaurantes que estão localizados no centro turístico, próximos à Igreja N. S. dos Remédios. Acredito que essas três opções certamente farão parte do roteiro, quando estiver por lá.
Bacalhau do Tuga
Um espaço agradável e uma comida deliciosa! Segundo a proprietária, tudo é feito na hora. Em minha passagem por lá houve um atraso considerável na preparação que foi compensado pela deliciosa comida que nos trouxeram. Me deu água na boca só de estar escrevendo esse post. Destaque para o “Pirão”.
Nos fundos do restaurante tem uma vista agradável para a Praia dos Anjos onde os barcos ficam ancorados. Como estava ventando bastante preferi ficar com o Guilherme na parte interna do restaurante.
Restaurante Saint Tropez
Resolvemos ir nesse restaurante para comer algo mais rápido e tomar uma cervejinha. A localização é bem no centro turístico, muito próximo ao final da Praia dos Anjos onde os barcos ficam ancorados.
Comemos pizza, e achei bem gostosa, mas foge ao padrão de pizza fininha com pouco recheio. Ela vem farta e pode não agradar aqueles que gostam de uma pizza mais tradicional.
Restaurante Garrafas de Nassen
Em frente ao Bacalhau do Tuga é um espaço maior e com decoração interessante.
O que fazer
Em Arraial, além das praias você tem algumas opções de diversão:
Passeio de barco
através do Hugo, proprietário do barco e guia do passeio. Nosso passeio foi bem bacana e passamos por locais maravilhosos. Foi o primeiro passeio de barco do Guilherme e ele adorou! Ficou admirando a paisagem enquanto o barco se movia. O itinerário geralmente é o mesmo para todos os barcos, talvez uma ou outra diferença, mas o roteiro pode variar quando as condições do mar não estiverem propícias para o passeio.
Quer saber mais sobre o Passeio de barco? Veja nosso post sobre ele clicando aqui ou nesse link Passeio de Barco em Arraial do Cabo
Praia dos Anjos – Caminhada noturna
Durante nossa passagem por Arraial, observamos que durante a noite a Praia dos Anjos fica aberta para soltadores de Pipa (ou Papagaio dependendo da região). Inúmeras crianças brincando com suas pipas e acho que há uma competição entre eles. Eu até procurei ver se havia o famoso “cerol”, item proibido, mas com os as pessoas que conversei (e vi) não havia, menos mal!
Caminhadas e trilhas
Em algumas praias em Arraial o acesso é por trilhas e outras por estrada de terra. Na segunda opção, você ainda pode ir de carro, mas vale também uma caminhadinha. As praias que são acessadas por trilha, são belíssimas e merecem o gasto calórico. Mas se você não quer se aventurar, pode ir de barco também.
Veja nosso post sobre as trilhas e caminhadas: Trilhas de Arraial do Cabo
Pôr do Sol no Pontal do Atalaia
É tradicional. Tem que fazer! Não tem como perder esse incrível momento da natureza, em um lugar onde deixa o espetáculo ainda mais brilhante!
Estátua da Flavia Alessandra (Oi!?!?)
No início da Praia Grande tem uma estátua da atriz global Flavia Alessandra. A atriz é da cidade e parece valorizar bem suas raízes. Isso rendeu uma estátua em um dos mirantes dessa praia.
Brincadeiras à parte, já tinha algumas fotos na internet e não deixei de registrar a minha.
Visitar as famosas cidades Vizinhas
Passar o dia em Búzios
Passar o dia em Cabo Frio
Reserve seu hotel com a gente, vai. As melhores condições e ajuda o blog.
Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço não altera e você pode contar com a qualidadeBooking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.
Clique em :
Booking.com – Hotéis pelo Mundo