Warning: Undefined array key "options" in /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192
Para um Caminho de Santiago não se diz "adeus" - Retrip Explora - Explore. Viva. Sinta.

Para um Caminho de Santiago não se diz “adeus”

Para um Caminho de Santiago não se diz “adeus”

A viagem que fiz para o Caminho de Santiago me fascinou. Eu credito que fascina quase todos que o fazem. É uma viagem transformadora e, com propósito ou despropositadamente, o exercício de caminhar vai gerando dentro da gente algo novo. Vamos buscando mais e mais em cada quilômetro percorrido e uma gama de conhecimento, sentimentos e realizações acabam tomando parte do nosso corpo e nos revela algo de novo a todo instante. Acredito que raros seriam os peregrinos que discordariam disso.

Um caminho de Santiago
Descanso – Um Caminho de Santiago

Se envolver com o Caminho é para sempre! Não tem essa de dizer que me envolvi no passado e agora nem penso mais a respeito. A busca por informações antes da partida já é o primeiro laço que o Caminho lhe dá. Dalí pra frente é querer mais , fazer mais e viver mais o Caminho e por isso uma única vez acaba não sendo suficiente para muitos ou quase todos peregrinos.

Um caminho de Santiago
Em algum lugar do Caminho – Um Caminho de Santiago

Li uma frase de um amante do Caminho chamado Jorge Cárceres que dizia: “Quando um peregrino vai pela primeira vez para o Caminho de Santiago, tem como desafio uma quantidade de quilômetros que nunca viu pela frente e se prepara para enfrentá-los. Depois de terminada a jornada, volta para a sua casa e mentalmente sabe que um dia voltará. Isso chega a ser um pensamento diário… No seu dia a dia o peregrino começa enfrentar desafios no seu trabalho, na sua vida e percebe que ainda há caminhos aqui que percorrer e não são nada fáceis, muito menos prazeirosos. Encarar de  frente os desafios do nosso cotidiano e, acima de tudo, superá-los nos dá uma certeza: um novo Caminho já está começando e a cada amanhecer a distância diminui até o dia que os seus pés estarão em Saint Jean Pied de Port.”

Um caminho de Santiago
Em algum lugar do Caminho – Um Caminho de Santiago

Parece um vício e eu acredito nisso. Parece que ele nos planta uma semente que cresce e fortifica dentro de nos mesmo. Sabemos do peso da mochila nas costas dos nossos dias da “vida real” e se fortalecer naquilo que acreditamos dá ainda mais coragem para enfrentar os desafios da vida.

Um caminho de Santiago
Chegando em Astorga – Um Caminho de Santiago

O esforço físico é momentâneo e logo passa. Fica para trás! As bolhas se recuperam, as pernas voltam a estar fortes, o cansaço superado e na contra mão, vem a nostalgia. Ver suas fotos, relembrar passagens com amigos, deitar a cabeça para uma noite de sono e deixá-lo afastar para que você tenha um momento com suas conquistas e aprendizados do caminho. A síntese do “Recordar é viver”, cantada em tom alegre em marchinha exemplifica bem a mistura do que vivemos de concreto e de fantasia nas estradas do Caminho.

Um caminho de Santiago
A caminho de Astorga – Um Caminho de Santiago

Perceber que tudo pode ser feito novamente, com outros olhos, em outro momento e com outro propósito quem sabe, nos faz querer cada vez mais entranhar pelas estradas empoeiradas e pelas calçadas históricas do caminho. Pretender colher novos olhares, respirar novas histórias, viver uma nova festa e voltar com mais bagagem maior. Bagagem que não pesa, que não se perde ou se rouba.

Um caminho de Santiago
Detalhe em Castrojéris – Um Caminho de Santiago

Esses tantos quilômetros percorridos jamais estarão por completos na sua mente. Como não registramos tudo facilmente ele será novo e único. Portanto, tente viver novas emoções, dormir em cidades diferentes, escolher albergues que outrora não foram conhecidos, mude a rotina e os horários e escolha outra estação do ano se possível. Fazendo assim, tenho certeza que posso lhe desejar um “buen camino” como se fosse para quem está indo pela primeira vez e continue acreditando que o aprendizado está no caminho e não no destino!

Um caminho de Santiago
Triacastela sob outro ângulo – Um caminho de Santiago

Não se esqueça de quando embarcar em Santiago para retornar para casa dizer apenas um: “até breve”.

“Buen camino” peregrino!

PS: As fotos desse post foram escolhida propositalmente mostrando somente os detalhes que registrei enquanto vivia minha história. Nossas fotos tradicionais estão espalhadas pelo inumeros posts que temos sobre o Caminho aqui no blog

Galeria de Imagens de Detalhes do Caminho

Reserve seu hotel com a gente, vai!

Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço NÃO altera em absolutamente nada e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento GRÁTIS! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Hotéis em Santiago de Compostela  pela Booking.com

Booking.com – Hotéis em qualquer lugar do Mundo

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram     Pinterest   Twitter

Veja tudo sobre o Caminho de Santiago:

Caminho-01
Clique e veja nossos posts
Caminho-02
Clique e veja nossos posts
Caminho-03
Clique e veja nossos posts

Posts Relacionados


Fatal error: Uncaught TypeError: implode(): Argument #2 ($array) must be of type ?array, string given in /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/vendor/matthiasmullie/minify/src/CSS.php:528 Stack trace: #0 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/vendor/matthiasmullie/minify/src/CSS.php(528): implode(Array, '|') #1 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/vendor/matthiasmullie/minify/src/CSS.php(314): MatthiasMullie\Minify\CSS->shortenColors('#sb_instagram{w...') #2 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/vendor/matthiasmullie/minify/src/Minify.php(111): MatthiasMullie\Minify\CSS->execute(NULL) #3 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/classes/optimization/CSS/class-combine.php(223): MatthiasMullie\Minify\Minify->minify() #4 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/classes/optimization/CSS/class-combine.php(171): WP_Rocket\Optimization\CSS\Combine->minify(Array, '/home/retrip/pu...') #5 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/classes/optimization/CSS/class-combine.php(110): WP_Rocket\Optimization\CSS\Combine->combine(Array) #6 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/classes/subscriber/Optimization/class-abstract-minify-subscriber.php(85): WP_Rocket\Optimization\CSS\Combine->optimize('<!DOCTYPE html>...') #7 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/classes/subscriber/Optimization/class-minify-css-subscriber.php(44): WP_Rocket\Subscriber\Optimization\Minify_Subscriber->optimize('<!DOCTYPE html>...') #8 /home/retrip/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(310): WP_Rocket\Subscriber\Optimization\Minify_CSS_Subscriber->process('<!DOCTYPE html>...') #9 /home/retrip/public_html/wp-includes/plugin.php(205): WP_Hook->apply_filters('<!DOCTYPE html>...', Array) #10 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/classes/Buffer/class-optimization.php(94): apply_filters('rocket_buffer', '<!DOCTYPE html>...') #11 [internal function]: WP_Rocket\Buffer\Optimization->maybe_process_buffer('<!DOCTYPE html>...', 9) #12 /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/smart-slider-3/Nextend/WordPress/OutputBuffer.php(251): ob_end_flush() #13 /home/retrip/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(310): Nextend\WordPress\OutputBuffer->closeOutputBuffers('') #14 /home/retrip/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(334): WP_Hook->apply_filters('', Array) #15 /home/retrip/public_html/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #16 /home/retrip/public_html/wp-includes/load.php(1252): do_action('shutdown') #17 [internal function]: shutdown_action_hook() #18 {main} thrown in /home/retrip/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/vendor/matthiasmullie/minify/src/CSS.php on line 528