Valmorel fica no coração dos Alpes Franceses, perto da tríplice fronteira entre França, Itália e Suíça. Embora seja pequena, a beleza da natureza é infinita, sendo um excelente lugar para colocar a cabeça em ordem. Se você gosta de esqui, Les Avanchers-Valmorel é uma parada obrigatória durante o inverno.

Em números, Valmorel surgiu em 1976, tendo seu pico mais alto a 2550 metros do nível do mar. Dentro dos 36000 ha de área esquiável, 95km são pistas de esqui que funcionam durante a temporada de 120 dias, todos os anos. 

Embora o inverno seja quando Valmorel mais recebe visitas, o local vira um parque durante o verão. Dessa forma, as trilhas são caminhos verdes, repletos de vida e perfeitos para caminhadas e passeios de bicicleta. Isso para não falar dos lagos e quedas d’água, que são cristalinos e formados pela água do degelo. 

Neste post, você vai conhecer alguns dos inúmeros motivos para visitar Les Avanchers, onde Valmorel é destaque. 

O Burgo de Valmorel

Estação de esqui de Valmorel. Construções em tons de marrom, cobertas por neve recém caída
Burgo de Valmorel

O burgo de Valmorel é uma pequena vila feita para abrigar os esquiadores durante a temporada de inverno. Nas poucas ruas, vemos chalés, mercados, hotéis, farmácias, lojas temáticas e até mesmo um cinema. 

Normalmente, as pessoas passam todo o inverno morando ali, inclusive durante o natal e réveillon. Além da neve, caixas de som dão um toque com música tradicional francesa, tudo fica parecendo uma maquete. 

Se definirmos o burgo a partir dos 5 sentidos, a visão é tomada pela arquitetura pitoresca e as belas paisagens das montanhas. Já o toque, é ganho pelas texturas e temperatura da neve. 

O olfato e paladar são dominados pelos restaurantes. Para quem não conhece, Savoie é um dos departamentos cuja gastronomia ganha destaques.

Tartiflettes, raclettes, entrecotes, sobremesas e queijos que lançam seus perfumes pelas ruas e tentam capturar os turistas. Na hora, fica complicado escolher, mas independentemente da sua escolha, você não vai se arrepender.

Esquiando em Valmorel

Pista de esqui, coberta de neve, com esquiador de roupa vermelha passando pelo meio. Ao fundo, montanhas de Valmorel
Pista de Esqui em Valmorel

Os esportes de inverno são o maior atrativo de Valmorel. Não é à toa que a cidadezinha só fica completamente aberta durante os invernos.

Para receber todos os esquiadores, o burgo se enfeita todo para o Natal, Réveillon e a temporada se estende até meados de março e abril. 

Em termos de pistas, Valmorel é excelente para famílias que querem aprender a esquiar. Mas não deixa a desejar para os aventureiros que gostam de desbravar pistas mais avançadas.

De longe, o grande manto branco formado pela neve ganha pontos coloridos, que são os esquiadores deslizando montanha abaixo. Um espetáculo para todos. 

Como já vimos, são 95 km de domínio esquiável que se estendem pela área conhecida como Grand Domaine. Deles, 43 são pistas azuis, 23 verdes, 21 vermelhas e 8 pretas. Se você pratica esqui alpino ou snowboard, estará muito bem servido!

No universo do esqui, as pistas verdes são para iniciantes, enquanto azuis e vermelhas são de níveis intermediários. Já as pretas, são para os esquiadores mais avançados. Além desses níveis, existem modalidades fora da pista e também para crianças, no clube piou piou. 

Os franceses aprendem a esquiar logo cedo, com 1 ou 2 anos de idade. Chega a ser constrangedor quando estamos aprendendo a esquiar e vemos uma fila de crianças passando e esquiando sem dificuldades. De qualquer forma, é um esporte fascinante!

Aos que ainda não aprenderam a esquiar, em Valmorel existem várias escolas com professores qualificados (e às vezes até campeões). Delas, a École de Ski Français tem professores que falam português brasileiro. 

Explorando Les Avanchers – Valmorel   

Fonte central de Valmorel, com construção de madeira e montanhas ao fundo. Árvores ao redor, cobertas com neve recém caída.
Fonte central de Valmorel

Embora o esqui seja a principal atração, muitas pessoas preferem fazer longas caminhadas ou praticar outros esportes de inverno. 

Valmorel se prepara para todos os públicos. As trilhas de caminhada passam ao redor das pistas e atravessam trechos de floresta fechada. Se tiver nevado recentemente, você verá paisagens belíssimas: árvores cobertas por neve fofa, por onde passam feixes de luz que deixam tudo parecendo um filme. 

Além disso, a modalidade do esquibunda, ou luge, é bem praticada por ali. Logo no começo da temporada, canhões de neve formam as pistas para quem quiser escorregar e dar boas risadas. 

Como chegar?

Se for de trem, deve desembarcar na estação de Moutiers. Este é o ponto que liga os alpes a Paris e Lyon. 

Para ir até o burgo, a melhor opção é ter um carro. Mesmo que não possamos passear de carro pela estação, há um estacionamento para que as pessoas estacionem e passem a se locomover a pé. 

Onde dormir?

Um dos principais atrativos para os brasileiros é o hotel Club Med. Com serviços completos e uma excelente estrutura, essa pode ser a melhor escolha para um passeio em família. Entretanto, os preços são salgados. 

Além do Club Med, você encontrará chalés de temporada e alguns outros hotéis. Mas tudo deve ser reservado com bastante antecedência. Isso porque o público do esqui é fiel e se prepara o ano todo para a temporada de inverno. 

Conclusão

Independente do seu tipo de turismo, as montanhas vão te ganhar. Seja pelas belas paisagens, seja pelas experiências que podem ser vividas, montanhas são sinônimo de surpresas. 

Em Valmorel não será diferente. As paisagens serão verdadeiros presentes aos olhos, donas de uma tranquilidade merecedora. Passar um tempo em Les Avanchers é um passeio recomendado a todo tipo de turista — desde famílias que viajam juntas, até os mochileiros que gostam de aventura. 

Você gosta de esquiar? Tem alguma experiência para compartilhar com a gente? Conte tudo nos comentários!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS

RETRIP